Você já pensou em fazer um INTERCÂMBIO para melhorar o seu INGLÊS?

Atualizado: 15 de Jan de 2019


Devo fazer intercâmbio? Consigo aprender inglês com intercâmbio? Qual o melhor destino para fazer intercâmbio? Quanto custa um intercâmbio? Essas são algumas das perguntas que sempre escuto dos meus alunos. Mas a principal pergunta é: Para que serve o intercâmbio?


Muitas pessoas acreditam que o intercâmbio sirva para aprender uma outra língua, outros acreditam que sirva para ganhar experiência em uma certa área de trabalho, já eu acredito que o intercâmbio sirva para muito mais que isso, sendo uma porta de entrada para um mundo cheio de novas pessoas, experiências e conhecimentos.

O intercâmbio pode ser uma forma muito eficiente de se aprender ou aprimorar as suas habilidades linguísticas, além de ter novas e marcantes experiências de vida, que te engrandecerão para o resto da sua vida.

Mas, qual o melhor destino para fazer intercâmbio? Todos sabem que é muito mais fácil aprender fazendo algo que goste, sendo assim, você precisa pesquisar bastante sobre os destinos, as escolas, as culturas, até encontrar o destino que mais lhe agrada. Não existe um destino que seja o melhor para todos, no entanto, existem os destinos mais procurados. Os alunos de inglês geralmente preferem Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra, entretanto, esses são países com culturas bem diferentes, o que exige do aluno que deseja realizar um proveitoso intercâmbio uma boa pesquisa para que possa, dessa forma, aproveitar ao máximo esta experiência.


Consigo aprender inglês com intercâmbio? Lógico que consegue! Quando você mora em outro país, a ideia é ter uma imersão em outra língua, onde você passará a ter mais contato com ela, em diversas situações cotidianas, o que, por si só, já irá forçar você além do limite da sua zona de conforto e, naturalmente, irá melhorar as suas habilidades linguísticas. Contudo, quando se tem o contato diário com a língua, falando, lendo e escutando, você ensina seu cérebro a utilizar essa língua como uma opção para se comunicar.


Devo fazer intercâmbio? Só você pode responder essa pergunta. Você tem que levar em consideração o lado financeiro, o tempo, a família e o que você espera desse intercâmbio. Se mesmo depois de pensar em tudo isso você ainda quiser fazer, você deve sim! Os benefícios do intercâmbio com toda certeza irão melhorar o nível do seu inglês, além de te trazerem ótimas experiências.


Quanto custa um intercâmbio? O custo do intercâmbio varia muito de acordo com a quantidade de tempo e o destino. Pode ser de uma semana à seis meses ou até um ano ou mais. Hoje existem várias empresas de intercâmbio, os preços variam de cinco mil reais à trinta mil reais ou mais. Por outro lado, existem muitas bolsas para alunos estrangeiros, algumas acadêmicas e outras para atletas.


Para que serve o intercâmbio? Com o intercâmbio é possível aprender outras línguas e é possível ganhar experiência em uma determinada área de trabalho, mas esses não são seus principais benefícios. O intercâmbio é uma experiência capaz de mudar a vida de qualquer pessoa. O aprendizado vai além da língua ou de experiência de trabalho. Você vai conviver com pessoas do país escolhido, assim como com pessoas de outros países, aprendendo sobre outras culturas e ensinando a sua. Você vai aprender o quanto o mundo é grande e o quanto ele é pequeno e, ao mesmo tempo, a dar valor a coisas simples do seu país, assim como a lutar por direitos negados. É um grande ensinamento.


Espero ter tirado algumas de suas dúvidas neste breve texto. Intercâmbio é uma experiência única e com muitos benefícios, mas também exige muita responsabilidade.


Se você quiser maiores informações sobre este ou outros assuntos relacionados ao estudo de idiomas, não deixe de me enviar uma mensagem no direct do meu Instagram (@thiago_54). É isso aí, see you later!


Não esquece de curtir o CANAL INGLÊS COM GIGANTES, ONDE VOCÊ TERÁ DIVERSAS DICAS PARA APRENDER INGLÊS DE UMA FORMA DIVERTIDA, SIMPLES E EFICIENTE!


Prof Thiago Cordeiro - Prof de Inglês da Plataforma Elite Mil