Vença estes 5 inimigos para ser aprovado em um concurso militar!

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Ah, então você quer ser Oficial/Sargento de carreira no Exército, Marinha ou Aeronáutica, não é mesmo? Muito legal! Porém, deixa eu te contar uma coisa:


QUERER, SÓ POR QUERER, NÃO É SUFICIENTE! VOCÊ TEM QUE FAZER POR MERECER, PAGAR O PREÇO PARA CONQUISTAR A SUA VAGA!


E nessa dura batalha, você vai se deparar com diversos tipos de obstáculos. Terá que superar muita coisa, aprender, se adaptar... A realidade é que para ser aprovado em um concurso militar, você enfrentará inimigos que vão muito além dos conteúdos cobrados nas provas teóricas. E aqui, eu vou comentar um pouco sobre cinco deles, que eu considero os principais!

1 - FALTA DE INFORMAÇÃO!


Sim, eu sei, estamos em pleno século 21 e a informação "voa" rapidamente através do mundo. Como a falta de informação pode ser um problema? O que acontece é o seguinte: apesar de, atualmente, existir uma quantidade relativamente grande de informações, sobretudo nas redes sociais, existem muitos dados de péssima qualidade e isso ao invés de ajudar, acaba atrapalhando muitos jovens.


Lógico, ainda existem milhares de jovens, quiça milhões, que não fazem a mínima ideia de como ingressar nas Forças Armadas, porém, acredito que isso é algo que, naturalmente, irá melhorar aos poucos, tendo em vista que a quantidade de informações está só aumentando. Pior do que isso, na verdade, são os jovens que tem acesso a informação, porém informação de péssima qualidade, muitas vezes, inclusive, errada. E muitos, aliás, acham que sabem tudo, que não precisam estudar ou pesquisar mais nada! Sabem tudo sobre ESA, EsPCEX, AFA, Exército, Cursos Operacionais, etc, só por que viram alguns vídeos no YouTube. MUITO CUIDADO COM ISSO! Muito cuidado com as suas fontes de pesquisa, pois, pior do que não saber, é achar que sabe tudo!


Portanto, consuma bons conteúdos na Internet! Se você está aqui é um sinal claro de que você está no caminho certo, afinal de contas, eu passei pelo que você está passando, convivi com centenas de pessoas que também passaram e convivo, diariamente, com dezenas de jovens que sonham em seguir carreira militar. Você pode, inclusive, se cadastrar GRATUITAMENTE na nossa lista vip e receber meus conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail (CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE).


Mas como saber se um conteúdo é de qualidade ou não? Como saber se você pode confiar em uma determinada fonte? Bom, em primeiro lugar, sempre procure colher as informações referentes aos concursos públicos militares em sites e canais institucionais. Vou deixar aqui para você uma lista com alguns links importantes:


- Site do Exército Brasileiro

- Site da Força Aérea Brasileira

- Site da Marinha do Brasil

- Site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

- Site da Escola Preparatória de Cadetes do Ar

- Site do Colégio Naval

- Site da Escola de Formação Complementar do Exército

- Site da Academia Militar das Agulhas Negras

- Site da Academia da Força Aérea

- Site da Escola Naval

- Site do Instituto Militar de Engenharia

- Site do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica

- Site da Escola de Sargentos das Armas

- Site da Escola de Especialistas de Aeronáutica

- Site da Escola de Aprendizes Marinheiros

- Canal no YouTube do Exército Brasileiro

- Canal no YouTube da Marinha do Brasil

- Canal no YouTube da Força Aérea

- Canal no YouTube Vem ser Cadete


Bem, existem alguns outros sites e canais importantes, porém, elenquei acima os principais deles. Se você quiser saber mais sobre os principais concursos que existem nas Forças Armadas, basta clicar nos links abaixo:


- Concursos do Exército

- Concursos da Força Aérea

- Concursos da Marinha


Outra coisa que você deve fazer, sobretudo quando estiver navegando por fontes não institucionais, é UTILIZAR O BOM SENSO! Isso mesmo! Use o bom senso quando estiver vendo o vídeo ou lendo algum material de alguém que se diz especialista em algo. Quais são as credenciais daquela pessoa? Ela já fez o que está falando? Ela é confiável? O que outras pessoas estão falando dela? Faça essas simples perguntas e procure sempre mais de uma fonte de pesquisa! Dessa forma você diminui as chances de estar sendo informado de uma forma errada!


2 - Zona de conforto!


Você já deve ter ouvido falar nela, não é mesmo? O que é mais confortável: estudar 8 horas por dia, abdicando de lazer e descanso, ou ficar 8 horas no instagram, curtindo fotos de militares ou vendo vídeos? O que é mais fácil: permanecer no emprego que você odeia, mas que te trás alguma segurança, ou abrir mão dele para meter a cara nos estudos de forma extremamente focada, sem contar com a certeza da aprovação?


Pois é, você provavelmente acertou. Porém, quero te perguntar aqui outra coisa. O que você prefere, daqui 40 anos: olhar para trás e ver que teve uma vida cheia de perdas e vitórias, onde você arriscou, perdeu algumas batalhas, mas explorou todo o potencial da sua vida, ou ver que você teve uma vida tranquila, estável, mas que não conseguiu realizar nenhum dos seus sonhos?


Bem, não sei você, mas eu escolho a primeira opção. E se você também pensa como eu, se quer realizar os seus sonhos, explorar todo o potencial da sua vida, ter experiências incríveis, você precisa fazer o que tem que ser feito. Você precisa abandonar a zona de conforto, pois é no desconforto que as grandes conquistas são realizadas! Sair da zona de conforto, para você, jovem concurseiro, significa estudar de maneira séria e dedicada. Se você quer ver um vídeo completo, sobre como eu estudei para o concurso da EsPCEx e fui aprovado, estudando completamente do zero, sem uma base boa nos estudos, CLIQUE AQUI. Tenho certeza que este material vai te ajudar muito.


Sair da zona de conforto significa abrir mão hoje, daquilo que não te leva para mais perto dos seus sonhos e começar a fazer o "trabalho sujo". Significa plantar agora, de forma intensa, utilizando as técnicas corretas, para ter uma colheita segura e duradoura lá na frente. Não se engane, "tudo o que plantares, certamente colherás"! É bíblico. Portanto, essa é a hora, comece hoje a plantar o seu futuro. Como você espera ter uma colheita farta se não está plantando as suas sementes?


Abandone hoje mesmo a sua zona de conforto.

3 - Falta de ritmo!


Sem sombra de dúvidas, esse é um dos seus principais inimigos. Muitos candidatos, muitos mesmo, começam a estudar do zero, num ritmo alucinante, frenético, doido! Querem aprender tudo, fazer provas anteriores, decorar tudo... isso em poucas semanas ou meses. Só que tem um problema: NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA, JOVEM.

Você não vai conseguir aprender, de forma eficiente, todos os conteúdos que são cobrados no edital de um concurso em questão de semanas ou poucos meses, principalmente se você tiver uma base fraca, ou seja, se o seu ensino fundamental e médio foram ruins. Não tem nenhum problema se a sua base é ruim, você tem como superar isso, eu mesmo superei, porém você precisa entender, antes de mais nada, que fazer isso leva tempo. Você tem que ter paciência e persistência. Se você não tiver essa noção, se não entender que esse processo leva tempo e que é natural, todo mundo passa por isso, podem acontecer com você duas coisas:


1º - Você pode se desmotivar por não estar conseguindo entender tudo tão rápido como gostaria e acabar desistindo;

2º - Você pode progredir rápido demais, achar que esta aprendendo e acabar não fixando nada na cabeça, o que, provavelmente, vai fazer com que você passe muito mais tempo se preparando, até ser aprovado (isso caso você não desista, óbvio).


Portanto, respeite o seu tempo, não queira seguir o ritmo de outras pessoas ou achar que elas podem dizer aquilo que é melhor para você. Só você, com o tempo e com a experiência, vai saber quais são os melhores horários de estudos para você, quantas horas deve estudar por dia, quantas matérias, etc. Você pode e deve sim buscar referência, afinal, você não precisa inventar a roda. Busque sim a opinião de outras pessoas, sobretudo pessoas que obtiveram sucesso nos estudos ou que estão estudando de maneira séria, porém, o que você deve entender é que, em última instância, é você que vai saber o que se adapta ou não a sua realidade e qual deve ser o seu ritmo.


4 - Opiniões alheias!


Quem não sofreu ou sofre com isso, não é mesmo? Lidar com isso, sem sombra de dúvidas, é uma das coisas mais chatas e desgastantes que nós temos que fazer em nossas vidas, principalmente nos tempos atuais, com as redes sociais. Sinto te dizer, mas isso é algo que você vai ter que aprender a lidar, pois isso será algo corriqueiro em sua vida, afinal, não vivemos em uma bolha, não é mesmo? Dá uma olhada no vídeo abaixo, onde eu falo sobre esse tema e te passo algumas dicas. Aliás, se você ainda não é inscrito no meu canal no YouTube, aproveita para se inscrever!

5 - Método errado de estudos!


Esse é outro inimigo que você deve eliminar! Basicamente, quero te dar aqui duas dicas bem importantes com relação a isso:


1ª - leia muito bem os editais dos concursos que for realizar e estude tendo eles por base. É impressionante, porém, a grande maioria dos candidatos sequer lê a lista de conteúdos que serão cobrados no concurso. Não seja um deles!


2ª - faça um cronograma de estudos! Nos nossos cursos (conheça os nossos cursos), os nossos alunos tem um cronograma pronto, baseado no edital, para seguir e essa é uma das dicas mais importantes que existem. Sem um planejamento, você ficará a deriva!


De preferência, estude de forma direcionada, realizando exercícios de bancas militares para que, gradualmente, você entenda como os conteúdos são cobrados e os estilos de prova e possa se sair muito bem em todos os cenários.


Por fim, quero te dizer que estudar para um concurso militar é uma coisa séria! Não ache que vai realizar a sua inscrição, estudar um pouquinho e tudo dará certo. Se você fizer isso, te garanto que as chances de você ser aprovado serão reduzidíssimas. Leve a sua preparação a sério, pois o seu futuro e os seus sonhos dependem disso!


E esses são os cinco principais inimigos que você, FUTURO MILITAR, deve eliminar para garantir a sua vaga em uma Escola de Formação Militar!!! Curtiu? Não esquece de COMPARTILHAR esse conteúdo com outros jovens que, assim como você, tem o sonho de servir ao nosso país!


FÉ NA MISSÃO!


1º Ten Thiago Henrique - CEO e Instrutor-Chefe do Elite Mil.