Vai fazer a prova da EsPCEX pela primeira vez? Vou te dar aqui uma missão!

Um dos maiores problemas que vejo, nos jovens que iniciam a sua preparação para ingressar na carreira militar, é a falta de foco e perseverança! Ao encontrarem as primeiras dificuldades nos estudos, ao se depararem com as primeiras frustrações e obstáculos, eles fazem aquilo que JAMAIS deveriam fazer, eles DESISTEM.

Se você quer mesmo alcançar os seus sonhos, a última coisa que pode fazer é DESISTIR.

Parece óbvio, não é mesmo? Se você desistir, jamais conseguirá alcançar os seus objetivos e realizar os seus sonhos, porém, entre a obviedade da teoria e a dura realidade da prática, muita coisa acontece e muitos jovens desistem dos seus sonhos! E mesmo sendo redundante, quero que você leia atentamente essa frase, em voz alta: SE EU DESISTIR AGORA, JAMAIS VOU ALCANÇAR OS MEUS OBJETIVOS E OS MEUS SONHOS SERÃO APENAS ISSO, SONHOS.


Ingressar em uma Escola de Formação Militar vai exigir muito de você, desde a sua preparação para enfrentar os concursos, que estão entre os mais concorridos do país, até a sua efetiva entrada nos portões da Instituição que escolher. Você, com certeza, independente das suas origens, condições financeiras ou grau de instrução, terá que superar diversas dificuldades e enfrentar inúmeros desafios, se quiser vencer na vida. É um fato simples e universal: o sucesso não virá até você de maneira fácil, você que deve persegui-lo, incansavelmente.


E para não ficar somente na teoria, quero te contar um pouco sobre a minha história e, antes de mais nada, te dizer que ela não é, nem de longe, a história mais difícil de superação de um cara que ingressou na EsPCEX e se formou na AMAN. Muitos, muitos dos meus amigos de turma e conhecidos de Academia tiveram histórias de vida muito mais difíceis que a minha. Tenho um amigo, por exemplo, que estudou durante toda a sua vida em escolas públicas de péssima qualidade, morou em favela e, de quebra, ainda conviveu com um pai alcoólatra que o batia severamente sempre que bebia. E o cara passou em um dos concursos mais difíceis e concorridos do país!


Ou seja, vou te contar aqui um pouco da minha história, mas você deve saber que existem histórias muito, mas muito piores que a minha, de pessoas que enfrentaram coisas muito mais difíceis do que enfrentei e que, mesmo assim, alcançaram os seus objetivos.


Se você não sabe, eu nasci em uma cidade chamada CARUARU, lá no interior de Pernambuco e para resumir bem, você tem que saber que eu fui um péssimo aluno durante o meu ensino fundamental e médio. Por essa época, a minha maior satisfação era jogar basquete, sendo os estudos sempre colocados em segundo plano. Como não podia deixar de ser, por esse motivo, eram frequentes algumas notas vermelhas, recuperações e provas finais.


Mas e como é que eu consegui ser aprovado na EsPCEX?

Veja bem, não há nada mais motivador do que ver a sua mãe sofrendo e não poder fazer absolutamente nada. E foi assim que eu me vi, por volta dos meus 17 anos, quando a minha família passava por sérias dificuldades financeiras e eu me via como um simples peso para a minha mãe que, heroicamente, sustentava a família sozinha, como mãe solteira, com um emprego autônomo de vendedora de cosméticos. Cara, ver a minha mãe chorando, com depressão por não poder arcar com as contas, me motivou a sair daquele buraco! E olha que nós nunca chegamos a passar fome ou maiores necessidades, graças a minha mãe e a minha avó, que trabalhava cerca de 12 horas por dia como costureira. E foi isso, foi essa dor que me motivou a estudar!


Primeiro, fiz vestibular para a Universidade Federal de Pernambuco, para o curso de Ciências Biológicas, onde fui aprovado e cheguei a cursar cerca de um semestre, porém, rapidamente percebi que precisava encontrar algo mais rápido e seguro, que me permitisse parar de dar despesas para a minha mãe e me garantisse um emprego após formado. E foi aí que, certo dia, um panfleto falando sobre a carreira militar pairou na minha frente e a minha vida mudou. A carreira militar para mim representou a oportunidade que eu tanto queria para mudar de vida e, futuramente, a da minha família. POR ISSO EU ACREDITO TANTO NO PODER DA INFORMAÇÃO, POIS AQUELE SINGELO PANFLETO, COM ALGUMAS INFORMAÇÕES, MUDOU COMPLETAMENTE O CURSO DA MINHA VIDA.


Sendo assim, abandonei a faculdade e voltei pra casa. Passei um ano em casa, observando diariamente as lutas da minha mãe, comecei a ministrar aulas particulares e, em certo momento, já conseguia praticamente sustentar a casa com os proventos oriundos desse trabalho. Minha rotina de estudos, durante mais de 10 meses, incluía cerca de 8 horas diárias trancado em meu quarto e mais umas 6 horas ministrando aulas. Não foi fácil! Eu não sabia se ia passar, eu estudava sozinho, sem cursinho, sem internet, sem nada que me direcionasse ou me dissesse que eu estava indo no rumo certo ou errado. Eu simplesmente estudei o máximo que pude, de modo que seria impossível que alguém estivesse estudando mais do que eu.


Lembro-me perfeitamente que, quando estava estudando, simplesmente guiado pelo edital e pelos meus livros e apostilas do ensino médio, tinha claro na minha cabeça isso e, inclusive repetia constantemente para mim a seguinte frase: é impossível que alguém esteja estudando mais do que eu! Desse modo, o que fiz foi pura e simplesmente isso, estudar ao máximo, sem me preocupar exatamente com o método, pois, eu mesmo, aos poucos, fui criando a minha própria metodologia de estudos. E eram tempos difíceis, como disse, onde tinha que lidar e ver, diariamente, a batalha da minha mãe para sustentar a casa. A minha saída da faculdade foi para mim, um retrocesso em minha vida, um passo para trás, mas que foi fundamental para que eu me impulsionasse para mais longe.


Às vezes na vida temos que dar passos para trás para, assim, conseguir um impulso maior que irá nos levar até o próximo nível.

Sim, ok, creio que você já tinha tido uma rápida noção da minha história e agora entenda que muitas outras pessoas também já venceram dificuldades e conseguiram alcançar os seus objetivos. Ótimo. Mas qual foi o fator primordial, essencial e mais importante e que determinou que eu fosse aprovado no concurso da EsPCEx, mesmo com todos os obstáculos e desafios que surgiram em minha vida? Vou te contar aqui o segredo, o meu segredo: EU NÃO DESISTI, APESAR DE PENSAR EM DESISTIR TODO SANTO DIA.


Porra, quero ser bem enfático nesse ponto, preste muita atenção: EU PENSEI EM DESISTIR TODO DIA, PORÉM EU NÃO FIZ ISSO E FOI JUSTAMENTE ISSO QUE ME PERMITIU SER APROVADO! Entenda meu filho, você irá sentir vontade de desistir sempre, isso é normal e natural, pois qualquer um que se proponha a fazer e realizar coisas grandes irá passar por momentos de grande insegurança e desconforto e a nossa mente, instintivamente, irá tentar nos proteger de todo o tipo de sofrimento. O que vai fazer você atingir o sucesso na sua vida é simplesmente o fato de você perseverar, não desistir e, mais do que isso, melhorar sempre a forma como lida com as suas lutas diárias. Quando os desafios surgirem na sua frente, e eles com certeza irão surgir, encare-os de frente, sem medo do fracasso, pois é exatamente esse o tipo de atitude e mentalidade que vai te levar até as suas maiores realizações.


Eu penso em desistir dos meus projetos o tempo todo, mas eu não irei fazer isso! Não irei fazer isso por mim, pela minha família e por você, jovem sonhador, como eu e que está sendo beneficiado com esse pequeno texto, que poderá mudar a sua vida. Eu te desafio a não desistir dos seus sonhos, a se manter firme na luta, a procurar formas de se aprimorar e combater o bom combate, de cabeça erguida sempre, com fé em Deus e o no seu potencial e trabalho. ESSA É A SUA MISSÃO, A PARTIR DE HOJE! As pessoas que decidiram atingir grandes objetivos e que conseguem alcança-los são aquelas que sempre, acima de tudo, se mantiveram firmes em seus propósitos, superando todo e qualquer obstáculo que surgisse na sua frente. Faça isso você também, escolha ser uma pessoa 1% melhor a cada dia. O que vai te levar ao topo não é a velocidade que você progride, mas sim, a sua constância e o seu foco!


No vídeo abaixo eu fiz uma pequena reflexão do que seriam alguns dos principais elementos daquelas pessoas que atingiram o sucesso na vida. Dá só uma conferida e, se gostar, não esquece de CURTIR o vídeo e deixar o seu COMENTÁRIO engrandecedor!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!




3 comentários