Sargento Especialista: qual o salário e como ganhar mais na FAB.


Fala, pessoal!


Hoje vamos falar de algo muito importante para você que pensa em fazer o concurso da EEAR: como funciona a remuneração de um Sargento Especialista.



Se você tem alguma dúvida se o concurso para a Escola de Especialistas de Aeronáutica pode ser uma boa pra você, recomendo que assista o vídeo abaixo (e se inscreve no nosso canal!).


É muito importante que você entenda como funciona a remuneração de um sargento especialista, pois isso irá impactar sua vida para sempre (e pode influenciar sua escolha de especialidade no concurso).


Lembrando que as especialidades são as áreas de atuação que existem dentro da EEAR.


Como cada especialidade possui atuação e atividades muito diferentes umas das outras, a remuneração também pode variar e vamos entender o porquê nesse post.


Durante a formação do Curso de Formação de Sargentos na EEAR, os alunos recebem um salário que varia entre 1200 e 1400 reais, para auxiliar nas suas despesas. Lembrando que o aluno em formação ficará em um regime de internato, ou seja, terão moradia, alimentação, fardamento e assistência médica e odontológica.


Depois de formado, o salário de um 3° Sargento resume-se ao soldo de R$ 3.825,00 e algumas bonificações que somadas totalizam em média R$ 4.500,00.



Mas o que difere o Sargento Especialista são as possibilidades de agregar outras remunerações a esse salário.



Então se liga nessas formas que são possibilidades para aumentar o seu salário:


Primeira forma - cumprindo horas de voo.


Funciona como um adicional para as especialidades que desempenham atividades dentro das aeronaves.


Não são todos da especialidade que recebem, mas sim os militares que cumprirem 30 horas anuais de voo.


Os militares que cumprirem essa regra receberão esse adicional de 20% ao salário.



Segunda forma - participando de missão fora de sua unidade.


Como algumas especialidades participam de missões fora de sua unidade, esses militares também recebem um valor a mais, são as diárias. Ou seja, toda missão fora da cidade em que você serve.


Essa remuneração é paga de acordo com a quantidade de dias que estará na missão, sendo que para as capitais o valor é um pouco mais alto do que para as demais cidades.



Terceira forma - servindo em localidades especiais


Algumas cidades do Brasil são enquadradas na categoria de localidade especial “categoria A”, como por exemplo algumas no Norte do país (Manaus, Tabatinga, Boa Vista e etc).


Todos os militares que servem nessas cidades receberão um adicional de 20% ao salário, independente da especialidade.



Quarta forma - Controlador de Tráfego Aéreo.


Os controladores de tráfego aéreo (BCT) têm como responsabilidade promover um tráfego aéreo rápido, seguro e ordenado. Para isso, esses profissionais passam por um processo de habilitação para estarem aptos a operar em suas escalas de serviço.


Todos os militares habilitados que operem no tráfego aéreo recebem, portanto, um adicional de 20%.


(ou seja, se você for BCT e servir e uma cidade considerada como localidade especial já são 40% a mais no seu salário)



Quinta forma - Transferências


Todos os militares de carreira, quando são transferidos, recebem uma ajuda de custo que varia conforme a distância (quanto mais longe, maior será o valor) e de acordo com a localidade.


Então, após o termo de permanência mínimo em uma localidade, você pode solicitar a transferência de local para receber essa remuneração.



Sexta forma - plano de carreira


Sua carreira será iniciada como 3° Sargento, porém após o tempo de interstício você será promovido a 2° Sargento e assim sucessivamente.


Todas essas promoções configuram aumento no salário.




Portanto, saiba que a carreira de Sargento Especialista da FAB proporciona todas essas possibilidades para que você possa aumentar o seu salário e ganhar um pouco a mais.


Mas claro que antes de pensar nisso você precisa de dedicação e foco para ser aprovado no concurso.


E se você tem dúvida sobre escolher a ESA ou a EEAR, clique aqui e veja o que você deve levar em consideração antes de escolher.


Fé na missão!

0 comentário