Quer ser aprovado na EsPCEX? Leia esse post!

Passar no concurso da EsPCEX e iniciar a formação para, ao final de cinco anos, ser declarado Aspirante a Oficial na Academia Militar das Agulhas Negras é o sonho de milhares de jovens por todo o Brasil. Atualmente e cada vez mais, com o domínio da internet e o crescimento de informações relacionadas a carreira militar, cada vez mais jovens conseguem enxergar as diversas oportunidades nessa área, tais como:


  • Estabilidade;

  • Independência Financeira;

  • Conhecer o país e ter experiências únicas;

  • Realizar cursos e estágios operacionais;

  • Estudar em Instituições Militares reconhecidas internacionalmente;

  • Ter a sua educação custeada pela Força.


Enfim, são muitas as possibilidades para aqueles que escolherem seguir carreira militar e, certamente, se você já se decidiu por este caminho, já ficou imaginando como seria o dia da sua entrada nos portões da EsPCEX e da sua formatura na AMAN, não é mesmo?

O dia em que entrei pelos portões da EsPCEX e, oficialmente, me tornei aluno daquela Instituição, em 2010.
O tão esperado dia da minha formatura na AMAN, quando recebi, das mãos da minha mãe, a minha espada de Oficial, em 2014. do Exército Brasileiro.

Entre as duas fotos acima, foram necessários 6 anos, sendo 5 anos de formação e 1 ano de preparação para enfrentar o concurso da EsPCEX.


E se este também é o seu sonho, se você também quer ser um Oficial do Exército Brasileiro, vou te dar aqui 3 dicas muito valiosas, coisas que você deve fazer, independente de qualquer coisa e que, certamente, irão lhe deixar mais próximos de alcançar o seu sonho.


#1 - Pare de ser imediatista!


O imediatismo e a ansiedade talvez sejam os dois maiores vilões do concurseiro que luta pela sua vaga. Se você quer ser aprovado na primeira tentativa, você está errado! Isso mesmo que você leu, você não pode querer ser aprovado de primeira! Mas calma, não me entenda errado, não estou dizendo que você deve aceitar não ser aprovado na sua primeira tentativa, o que eu quero dizer é que se você focar demais nisso e acabar não dando certo, as chances de você ficar frustrado e desistir no meio do caminho são gigantes. Eu vejo com uma frequência gigantesca jovens que começam a estudar, fazem a prova pela primeira vez, super confiantes, não conseguem a sua aprovação e depois desistem. O que esses jovens deveriam fazer era continuar, não parar!!


Pense comigo: Se você faz a prova e fica em 1000º na classificação e forem, por exemplo, 400 vagas, isso quer dizer que para o próximo ano você já tem 400 pessoas, que estavam na sua frente, fora do combate, afinal, elas já foram aprovadas!

Ao invés de focar na sua reprovação, entenda que você só perdeu a primeira batalha e, quando isso acontece, você tem duas opções: sair mais forte ou mais fraco da batalha. Escolha sair mais forte. Portanto, pare de ser imediatista! Dê o seu máximo, independente de qualquer coisa! Se você for lá e for aprovado, ótimo! Se não for, volte aos estudos o quanto antes, pois agora você tem a vantagem de não estar mais começando do zero e ter muito mais experiência do que antes. Esse aqui é O SEGREDO para ser aprovado na EsPCEX!!! Isso aqui é tão importante que, se eu fosse você, leria esse trecho umas dez vezes, até colocar na sua cabeça que você não ganha nada sendo imediatista. Foque no longo prazo, em ser aprovado, não importa se neste ano ou nos próximos.


Logicamente que se você só tem uma chance para fazer a prova da EsPCEX, devido a sua idade, você deve dar o seu gás máximo da mesma forma, mesmo por que, caso você não seja aprovado, todo o seu estudo poderá ser utilizado para garantir a sua aprovação em outros concursos militares que você ainda poderá fazer, como o da ESA e o da EEAR. Estudar nunca é demais, portanto foque nos estudos, pare de ficar pensando demais, fantasiando, criando vários "se" (e se isso, e se aquilo...) na sua cabeça e foque no que você controle, estude o máximo possível e da melhor forma.


#2 - Ou você procrastina ou tem sucesso!


Um ou outro, simples assim. Faça uma análise realista da sua vida agora mesmo. Vamos ser realistas aqui. Se você estuda menos de 5 horas por dia, de maneira extremamente focada, sem ficar mexendo em celular ou fazendo qualquer outro tipo de coisa inútil, para um concurso do nível do da EsPCEX, VOCÊ ESTÁ ERRADO! Sim, é isso mesmo cara, pare de se enganar! Ficar conversando sobre militarismo, curso operacional ou qualquer outro tipo de assunto em grupo no Whatsapp ou vendo fotos e vídeos de tropas no Instagram não vão te ajudar em absolutamente nada na sua prova.


REPITO: NADA!!!!!!!!!!!!


Não adianta saber tudo sobre a vida militar, ver todos os meus vídeos no YouTube, curtir centenas de fotos por dia, saber todas as canções militares, etc, se você não passar na prova. No máximo você será um admirador, nunca um militar de carreira! Se você fica procrastinando, se não tem saco pra sentar a sua bunda na cadeira e estudar de forma focada, entendendo que isso é o necessário, o que você deve fazer para alcançar o seu sonho, eu sinto lhe dizer que o seu sonho nunca vai deixar de ser sonho. Pare, agora mesmo, de ficar gastando o seu tempo precioso com coisas sem sentido. Divida o seu tempo de forma que 95% do seu dia útil, ou seja, do período que você tem para se dedicar aos estudos, seja direcionado aos estudos e somente 5% para diversão.


Sim, isso é sacrifício. Sim, isso dói. Sim, isso é desconfortável. Sim, você terá dificuldades. Sim, você pensará em desistir. Sim, isso é um saco. Mas foi EXATAMENTE isso que TODOS os aprovados no concurso da EsPCEX, assim como em qualquer outro concurso já realizado na história, fizeram! Por que você seria diferente? Plante, para depois colher, essa é a sequência correta.

#3 - Procure ajuda!


Você, assim como eu e a grande maioria dos estudantes brasileiros, não teve uma boa base nos estudos, não é mesmo? Pense bem... nos últimos 10-15 anos da sua vida, você provavelmente não se dedicou aos estudos como deveria. Fique tranquilo, pois eu também não me dediquei no meu Ensino Fundamental, muito menos no Médio, porém, no meu último ano no colégio, ao perceber que se eu não estudasse eu não seria ninguém na vida, eu decidi focar nos meus estudos, pois aquela seria a forma de eu poder ajudar a minha família no futuro.


Se esse não é o seu caso, se você sempre foi um ótimo aluno, perfeito, parabéns, certamente você está na vantagem. Pra você que está "atrasado", entenda que é praticamente impossível, sozinho, corrigir 15 anos de estudos deficientes em 6 meses. Você vai precisar de ajuda! Seja de um amigo, de um grupo de estudos, de bons materiais, de um curso, de um professor particular... para acelerar o seu processo de aprendizagem, você precisará procurar ajuda.


E, para isso, use a tecnologia a seu favor! Como disse anteriormente, não perca o seu tempo na internet com besteiras, porém, isso não quer dizer que você deve voltar pra idade da pedra e nunca mais acessar nada. Muito pelo contrário! Aproveite que hoje você tem disponível na tela do seu computador e/ou celular um mundo de conhecimentos e potencialize os seus estudos com isso, ou seja, use a internet a seu favor!


Nesse sentido, muitos alunos me perguntam se é indicado fazer um curso on-line, se isso é algo obrigatório para ser aprovado. Bem, definitivamente, não é por que você faz um curso, seja ele presencial ou não, que você vai ser aprovado. Eu costumo dizer que 95% de uma aprovação depende do aluno, 5% do curso/materiais que ele utiliza. Principalmente se você não teve uma boa base e está começando agora, ter o acompanhamento de um curso especializado em concursos militares pode significar uma grande economia de tempo, pois ele te dará um norte, uma direção a seguir, um cronograma de estudos para que você otimize melhor a sua preparação. Mas se você decidir estudar sozinho, ótimo, não tem problema algum, porém, eu realmente recomendo que você analise as diversas opções de cursos on-line que existem hoje disponíveis, dentre eles o Elite Mil (conheça o nosso curso para EsPCEX), pois com um investimento financeiro super baixo você poderá, do conforto da sua casa, ter acesso a um conteúdo que auxiliará você em sua preparação.


Porém, lembre-se, no fim das contas, depende de você!


1º Ten Thiago Henrique - CEO ELITE MIL

FÉ NA MISSÃO!



© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09