Quem foi dispensado pode realizar Concurso Militar?

Fala, guerreiros, tudo tranquilo?! Aqui o Ten Thiago Henrique e neste artigo eu vou responder uma dúvida muito frequente de muitos jovens que me acompanham nas redes sociais e que tem o sonho de ingressar nas nossas Forças Armadas.


O jovem que se alistou, ao completar 18 anos, porém não foi selecionado para servir, tendo sido dispensado, ainda pode realizar concursos militares?

E pra responder essa pergunta, primeiro, eu preciso que você entenda algo muito importante. Basicamente, existem dois tipos de militares, os temporários e os de carreira. O militar que ingressa através do alistamento militar é um militar temporário. E para se tornar um militar de carreira, a ÚNICA FORMA EXISTENTE é através de Concurso Público Militar para ingresso em uma Instituição de Ensino Militar, como a ESA, EsPCEX, EEAR e EAM.


Se você ainda não entende muito bem isso, sugiro que veja o vídeo abaixo, onde explico isso em maiores detalhes (aproveita e já se inscreve em nosso canal para não perder os conteúdos diários que lá publicamos).

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos de idade. Porém, nem todos esses jovens irão efetivamente servir nas Forças Armadas como soldados, pois o número de vagas disponíveis é muito inferior ao número de jovens que se apresentam anualmente. Ou seja, as Forças Armadas não tem condições de incorporar nas suas fileiras todos os jovens que se apresentam anualmente e, dessa forma, a maioria deles acaba sendo dispensada, em geral por "excesso de contingente" que, basicamente, significa "falta de vagas".


E se você for dispensado, porém, tiver a intenção de realizar um concurso militar, como fica? Bem, de modo geral, se você for dispensado, você ainda assim poderá realizar concursos militares a menos que a sua dispensa tenha sido por um problema de saúde definitivo (explico isso no vídeo abaixo).

Sendo assim, se você se alistou e foi dispensado por excesso de contingente, por exemplo, mesmo assim você poderá realizar concursos militares, desde que, logicamente, você se enquadre nos requisitos do concurso. Se você se apresentou aos 18 anos e foi dispensado, existem diversos concursos militares os quais pode realizar, como o da EsPCEX e o da ESA e, dessa forma, poderá realizar o seu sonho de se tornar um militar, com todas as vantagens de ser um militar de carreira!


No Elite Mil, aliás, a nossa missão é justamente essa, a de auxiliar jovens que sonham em seguir carreira militar a serem aprovados nas várias etapas que compõem um concurso militar. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os nossos cursos on-line!


Espero que essa informação tenha sido importante para você, pois, mesmo hoje, muitos jovens acabam perdendo diversas oportunidades de se tornarem militares por não terem conhecimento sobre as formas de ingresso (muitos pensam que a única forma de se tornar um militar é através do alistamento militar obrigatório).


E caso você ache que ser aprovado em um Concurso Militar do Exército, Marinha ou Aeronáutica é coisa de gênio ou que você, por ter uma base fraca nos estudos jamais conseguiria essa façanha, sugiro que veja o depoimento abaixo do Bruno Baremaker, aluno Elite Mil aprovado em 1º Lugar no Concurso da ESA e 24º Lugar na EsPCEX!

Deixa abaixo o seu comentário e me diz o que achou deste artigo! Não deixe também de visitar o nosso Blog, pois lá temos muitas informações relevantes para você realizar o seu sonho!


FÉ NA MISSÃO!

2 comentários