Quantas horas você deve estudar por dia para se preparar bem para um concurso militar?

Uma dúvida muito recorrente entre os candidatos à uma vaga em uma Escola de Formação Militar, como a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX), diz respeito ao tempo necessário para se preparar de maneira eficiente para enfrentar os concursos de admissão dessas instituições.

E essa dúvida, por vezes, surge pelo fato de que esses candidatos não vem cultuando, ao longo dos seus anos de estudo, o hábito de estudarem diariamente, o que leva à uma total falta de experiência, planejamento e foco em suas trajetórias rumo à carreira militar.


Desse modo, fica muito difícil precisar ao certo quantas horas são necessárias de estudo para cada indivíduo, pois isso vai depender de vários aspectos e, desse modo, pode variar de indivíduo para indivíduo, entretanto, tentarei aqui te dar algumas dicas valiosas para que você possa organizar melhor os seus estudos e encontrar a quantidade de horas ideal para você.


De modo geral, a primeira coisa que deve ser levada em consideração é a sua disponibilidade de tempo, pois, de nada adianta planejar várias horas de estudo se você não poderá cumprir com esses horários. E já gostaria de te dizer uma coisa muito importante! Tome muito cuidado para não estabelecer uma rotina de estudos que você não consiga cumprir por muito tempo, pois isso só irá te desmotivar ainda mais. Por exemplo, caso você trabalhe durante o dia e tenha uma rotina puxada, não adianta achar que irá conseguir estudar toda noite até as 03h da manhã, para acordar às 06h e ir trabalhar. Você pode até conseguir fazer isso por uma ou duas semanas, mas é muito provável que não consiga manter esse ritmo por muito tempo e acabe se frustrando. Ao invés disso, é preferível que você reserve umas 2 ou 3 horas por noite para estudar, durma mais cedo para acordar mais cedo para estudar um pouco ou ainda, ache alguns horários durante o expediente para dar aquela olhada no papiro. Sempre procure soluções para os seus problemas e tenha em mente que, mais importante que a sua velocidade é a constância que você impõe no seu ritmo de estudos. Para organizar melhor o seu tempo, utilize-se sempre de uma planilha de estudos, como a que disponibilizamos para você gratuitamente em nossa SALA DO PAPIRO (neste vídeo eu te ensino a utilizar a planilha).


Outra coisa muito importante e que deve ser levada em consideração na hora de estabelecer quantas horas por dia você deverá se preparar, é quanto tempo você tem de preparação para a realização das provas. Obviamente que, se você contar com um ano inteiro para se preparar, poderá realizar um planejamento bem mais eficiente de estudos e, inclusive, se preparar com mais calma, tendo certeza de que está absorvendo todos os conteúdos e progredindo de maneira mais sólida. Desse modo, é muito importante que você inicie a sua preparação com a maior antecedência possível, pois terá chances muito maiores de se preparar bem e ter um resultado muito melhor (inclusive, se você já quiser garantir a sua vaga no preparatório Elite Mil 2019, as Pré-matrículas já estão abertas neste link).

Planejamento, dedicação e foco são os ingredientes principais para que você garanta a sua aprovação em um concurso militar das Forças Armadas.

Além disso, outro fator determinante é o seu histórico escolar! Isso mesmo, quanto melhor aluno você tiver sido no seu ensino fundamental e médio, mais fácil será a sua preparação para enfrentar o concurso. Mas fique calmo, eu mesmo não fui um bom aluno no colégio, mas ao decidir que iria realizar o concurso da EsPCEX eu tomei vergonha na cara, criei um planejamento de estudos muito eficiente e segui ele de maneira muito disciplinada e focada e isso foi fundamental para que eu tenha alcançado a minha aprovação (recomendo que veja esses vídeos onde explico como fui aprovado no concurso da EsPCEX - Parte 1 e Parte 2). Desse modo, se você ainda está no colégio e tem o sonho de se tornar um Oficial ou Sargento do Exército, Marinha ou Aeronáutica, comece desde já a sua preparação, estudando bastante para as provas do seu colégio e, se possível, em paralelo, realize algum tipo de preparação específica para o concurso que almeja, como um curso on-line ou presencial, ou até mesmo aulas isoladas das disciplinas que tem mais dificuldade.


Levando em consideração todos os pontos citados acima, você terá condições de estabelecer quantas horas deverá dedicar diariamente aos seus estudos, lembrando que muito mais importante do que estudar muitas horas de forma ineficiente é encontrar uma forma focada e eficiente, onde você conseguirá absorver os conteúdos e ainda ter tempo para viver uma vida "mais ou menos normal" enquanto se prepara. É importante que você siga também um planejamento de estudos à médio e longo prazos, conforme expliquei neste post.


Espero que este pequeno post tenha servido para trazer um pouco de luz na sua preparação e que você entenda que não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Enquanto alguns poderão ter bons resultados, estudando menos horas por dia, outros (a grande maioria) necessitarão de muitas horas de solidão, foco e esforço mental para conseguirem assimilar os conteúdos e alcançarem a sua tão sonhada vaga em uma Escola de Formação Militar. Independente disso, saiba que o caminho para a sua aprovação é longo, doloroso e que você não deve temer isso, pelo contrário, deve encontrar formas de se motivar e se manter motivado, pois se outras pessoas já conseguiram, por qual motivo você não conseguiria? Fé na missão!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!