Qual o momento certo para começar a estudar? Vai dar tempo?

Atualizado: 10 de fev.


Se você tem o sonho de ser um militar de carreira, sei que já deve ter passado pela sua cabeça “quando eu devo começar a estudar?”. Será que existe uma data certa que você precisa seguir para garantir sua aprovação? Ou que existe um conjunto de regras que os aprovados seguem para conseguirem realizar esse sonho?


Leia esse texto, ele foi feito para você!





Já deve ter passado também pela sua cabeça, como passou pela minha, que pode já ser tarde demais, que você deveria ter começado antes ou que agora o tempo que você tem não será necessário para estudar todas as matérias e aprender tudo o suficiente para ser aprovado.


Mas existe somente uma coisa que não muda para nenhum concurseiro: NÃO EXISTE ATALHO.


E isso não serve para te desmotivar, muito pelo contrário, isso significa que todos partem de um mesmo lugar e que o que te levará a ver seu nome na lista de aprovados é somente a sua própria dedicação. Não existe fórmula mágica, regra, atalho, hack ou o que quer que facilite sua jornada.


Mas calma, você não está sozinho. Pode ser que o começo seja extremamente difícil, conseguir se organizar, abdicar de tempo livre, mudar a rotina, estudar matérias que não tem facilidade…


São muitos os obstáculos para um concurseiro, eu te entendo porque já estive nessa jornada. Mas acredite, quanto antes você começar, será melhor. Diariamente vejo pessoas que não tem mais idade para fazer concursos e se arrependem de uma coisa: não ter começado antes. Então se você tem o tempo a seu favor, não desperdice.


Eu sei que sua base pode ser fraca, você pode ter estudado em algum colégio fraco, pode não ter muito apoio de amigos e familiares, pode não ter as melhores ferramentas, talvez até não conheça sobre concursos e tenha que começar do zero. Mas entenda, todos passam por desafios, todos os aprovados já precisaram vencer barreiras, talvez não as mesmas que as suas, mas sempre existirão obstáculos. Não espere as melhores condições, os melhores recursos, apoio ou qualquer outra situação ideal, pois isso nunca existirá, não somente para você.


Acredite, você abdicará de alguns anos e momentos de lazer para ter uma vida inteira pela frente com estabilidade financeira e uma carreira.


Portanto, não espere ouvir de alguém que o seu tempo é suficiente ou não. Não espere que caia do céu uma resposta pronta. Pois a única resposta correta para você é: VÁ À LUTA!

Você nunca ouvirá alguém dizer que se arrependeu de ter tentado, lutado, se empenhado. Mesmo que você passe por sacrifícios, decepções, reprovações. Mesmo que tenha que persistir, superar, se forçar. Sua luta sempre valerá a pena, sabe por quê? Pois só você pode fazer algo que pode mudar a sua vida: sua parte.


Portanto, guerreiro ou guerreira, comece hoje, vá à luta, supere desafios, vença os obstáculos. E depois me conte se você não terá crescido, amadurecido, se tornado mais forte.


Se você precisa ver com os próprios olhos o que outras pessoas superaram para conseguir realizar seus sonhos, recomento fortemente que assista a entrevista com o Cap Paulo Costa da arma de Engenharia e perceba que mesmo diante de dificuldades, é possível!





E se você está determinado a conseguir, mas precisa de um direcionamento, saber por onde começar, eu te ajudo:


1º passo: Defina qual concurso irá fazer.

Mesmo que você faça mais de um, defina qual será seu principal objetivo, qual sua principal meta, qual seu maior sonho. Isso fará diferença para que você não saia “atirando para todos os lados” e tenha um foco que será sua direção. Lembre-se, “Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”.


2º passo: Baixe o edital.

Entenda como funciona todo o processo de seleção, os requisitos e veja se você se encaixa em todo. O edital é a bíblia do candidato, você precisa saber consultá-lo, entender as datas e as principais informações.


3º passo: Comece a organização dos seus estudos.

Separe seu material, organize sua agenda, defina os horários que você tem para se dedicar. Lembre-se que não existe uma regra universal para todos, cada um deve avaliar a melhor organização dentro dos horários que tem disponível.


4º passo: Decida quem irá te auxiliar nessa preparação.

Se possível, compre um curso, você terá todo o passo a passo, organização e material necessário. Isso te economizará tempo e te deixará muito mais preparado.


5º passo (e mais importante): NÃO DESISTA.

Será difícil, alguns dias serão desanimadores, mas não pare, é isso que separa os nomes entre aprovados e reprovados. Em qual lista você decide estar?


E para te auxiliar nessa preparação, pegar na sua mão e te levar ao seu sonho, o Elite Mil tem o suporte que você precisa para te conduzir na sequência correta de estudos. Além disso, com mentoria exclusiva com militares que te acompanharão nessa jornada. Você não estará sozinho.


CLIQUE AQUI e conheça os nossos cursos preparatórios totalmente on-line que irão ajudar você a ter uma preparação eficiente e realizar o seu sonho de se tornar um militar de carreira das nossas Forças Armadas.


Espero que este post tenha sido proveitoso para você! Deixa abaixo o seu comentário e me diz o que achou! Um grande abraço!


FÉ NA MISSÃO!

1 comentário