QUAL A MANEIRA CORRETA DE ESTUDAR PARA SER APROVADO EM UM CONCURSO MILITAR?

Essa é uma pergunta muito frequente e que, na verdade, possui uma resposta muito curta: depende! Isso mesmo, depende do aluno, de como foi o seu ensino fundamental e médio, de quais são as suas facilidades e dificuldades, de quais materiais tem disponível e quanto tempo pode, diariamente, se dedicar aos estudos, dentre muitos outros fatores. Entretanto, para não te deixar na mão, te darei aqui o ciclo de estudos que eu utilizei para ser aprovado no concurso da EsPCEX (e que explique nestes vídeos 1 e 2 no nosso Canal no Youtube) e que, inclusive, será o mesmo a ser utilizado na nossa plataforma digital de ensino.


De maneira geral, a sua preparação para enfrentar um concurso militar, como o da EsSA, EsPCEX e EEAR, deve seguir as seguintes fases. Cada uma dessas etapas terá duração variável e que dependerá basicamente da sua base de estudos e do tempo que tem disponível para estudar.

1ª Fase: Base Teórica


Nessa primeira etapa você deverá construir as bases de toda o conhecimento relativo aos temas que serão abordados em sua prova e que estão disponíveis no edital do concurso. Sendo assim, você deverá assistir vídeo aulas e ler bastante conteúdo, buscando entender ao máximo os assuntos abordados. Não se preocupe tanto em realizar cargas extensas de exercícios, pois isso será feito em uma segunda etapa, agora, você deve focar em teoria e para te ajudar a fixar os conhecimentos, faça sempre anotações em um caderno sobre todas as aulas que assistir. PRESTE MUITA ATENÇÃO NISSO! Você deve fazer anotações, resumos, em um caderno, sobre todas as aulas que você assistir nessa fase, pois isso ajudará a desenvolver a sua memória fotográfica e esses materiais que você produzir serão as suas melhores fontes de consulta. Nos seus tempos livres, sempre dê uma olhada nas suas anotações e busque adicionar novas informações. Com o tempo, você verá que irá praticamente "decorar" o conteúdo das folhas que escreveu e, inclusive, quando necessitar de determinada informação, lembrará até em qual local da página aquele dado está localizado. Tente utilizar mais de uma cor nas suas anotações, fazer desenhos, criar gráficos e esquemas que te auxiliem a entender melhor o que está estudando. O estudo deve ser algo totalmente ativo, ou seja, você deve se esforçar para que os conhecimentos entrem na sua cabeça e esse é um processo que requer muito foco e determinação. Engana-se o aluno que acha que somente assistir à milhares de aulas irá fazer com que ele aprenda de verdade os conteúdos! VOCÊ precisa se esforçar para entender! Não é fácil, nunca foi e nunca será, para ninguém. Por vezes você passará um dia inteiro para entender algo que para outras pessoas parece simples, mas é a sua persistência e vontade de superar essa dificuldade que vão te fazer crescer! Um outra coisa muito legal e que você pode fazer é dar aulas para você mesmo! Isso mesmo! Faça o seguinte: depois que você ler o conteúdo e fizer as suas anotações e resumos, grave uma aula onde você explicará para a câmera aquele assunto, utilizando as suas anotações para ir lembrando os tópicos. Não tem problemas se você praticamente ler o que está escrito nas suas anotações, o importante aqui é que você estará transformando o seu processo de aprendizagem em algo ativo e descontraído. Você pode gravar essas aulas com o seu celular mesmo e armazenar elas no seu computador e assistir essas vídeo aulas nos seus momentos de revisão. Se você tiver algum parceiro ou grupo de estudos, vocês podem combinar de ministrarem aulas uns para os outros também! Essa é uma das formas mais poderosas de se absorver conhecimentos e vocês ainda deixarão a monotonia de lado (lembre-se do bizu que o Ten CACAVO passou nesta LIVE sobre estudar em grupo e o quanto isso o ajudou a ser aprovado no concurso da EsPCEX)!



Os resumos são recursos extremamente importantes e que irão te auxiliar a construir uma memória fotográfica infalível e que, sem dúvida alguma, te ajudará bastante na hora da prova.

2ª Fase: REVISÕES E EXERCÍCIOS


Depois que você finalizar todo o edital e tiver feito resumos de tudo, deverá iniciar a sua etapa de revisões e resolução de exercícios. MUITO CUIDADO, pois você não pode pular a 1ª fase e ir diretamente para a 2ª, muito menos, para a 3ª, pois, provavelmente, terá dificuldades e isso gerará frustrações. A primeira fase é extremamente importante e você tem que ter paciência e manter o seu foco na construção de uma base teórica sólida que lhe permitirá ir muito bem nas próximas etapas. Dito isso, na 2ª fase, você deve voltar lá para os primeiros assuntos das matérias previstas no edital e procurar fazer o máximo de exercícios quanto for possível, iniciando por exercícios mais básicos e, gradativamente, ir aumentando o nível das questões. É importante buscar o mais variado número de questões, de diversas provas, civis e militares. Fixe objetivos diários de resolução de determinado número de exercícios, e vá prosseguindo pelas matérias de cada disciplina, sempre utilizando os seus resumos e materiais de apoio para relembrar a teoria vista anteriormente. Caso não consiga realizar determinada questão, tente ler um pouco sobre a teoria envolvida no exercício e fazer algumas questões mais básicas, voltando para a questão que teve dificuldades no dia seguinte, logo no início da sua jornada de estudos. Caso tenha algum parceiro de estudos, peça para que ele resolva a questão para você e, uma vez que você entenda a resolução, marque ela e repita a sua resolução de tempos em tempos, mesmo já tendo decorado a mesma. Essa segunda etapa é de fundamental importância, pois é aqui que o aluno vai realmente verificar se conseguiu absorver os assuntos que estudou, identificar os seus pontos fortes e fracos e onde deverá aumentar a sua carga horária. É muito importante que você organize os seus estudos sempre em uma planilha e neste vídeo irei te explicar exatamente como você deve fazer isso!


3ª Fase: REVISÕES E PROVAS ANTERIORES


Chegamos aqui à etapa que SEPARA OS APROVADOS DOS NÃO APROVADOS! Ao chegar aqui, você já terá uma carga teórica enorme de estudos, terá realizado centenas de exercícios e, desse modo, estará pronto para realizar o maior número possível de provas anteriores. Mas LEMBRE-SE que de nada adianta pular as 1ª e 2ª etapas e já iniciar os estudos na resolução das provas anteriores, pois isso só gerará frustração e ansiedade. Quando for iniciar as resoluções, faça as provas por inteiro, utilizando as suas anotações, se necessário, para relembrar conceitos que esqueceu (note que a todo momento indico que você utilize as suas anotações e não livros ou qualquer outro tipo de material, pois, desse modo, você irá acostumar o seu cérebro a sempre lembrar desses seus materiais escritos na hora em que precisar se recordar de algo). Se possível, faça todas as provas que estiverem disponíveis, focando nas provas dos últimos 5 anos, as quais você deve fazer, no mínimo, 2 vezes (se possível, faça mais de 2 vezes). Realizar as provas anteriores é uma etapa OBRIGATÓRIA para você que quer ser aprovado em um concurso militar e lembre-se que você encontra esses conteúdos lá no nosso site, na sala do papiro, gratuitamente.


Guiando os seus estudos por essas 3 etapas, com certeza, você terá maiores chances de alcançar os seus objetivos e ser aprovado no concurso que deseja. Tenha paciência, se antecipe e encontre formas de se manter motivado, pois ser aprovado em um concurso disputado requer uma grande carga de disciplina, foco, abnegação e, acima de tudo, persistência. Você deve sempre lembrar que de nada adianta iniciar a resolução de exercícios e provas anteriores se, antes disso, não construir uma base sólida de conhecimentos que lhe permitirão construir o seu raciocínio e trabalhar na resolução dos problemas propostos. De preferência, estude 2 disciplinas por dia, alternando 25 minutos de estudo com 5 minutos de intervalo, onde você irá andar um pouco, beber uma água ou comer algo rapidamente. Não se deixe perder o foco pelo seu aparelho celular que não para de ser notificado pelas redes sociais, ou pela televisão que está ligada na sala. Procure um lugar silencioso (se necessário, peça aos seus familiares que baixem um pouco o som da TV ou falem um pouco mais baixo) e, de preferência, opte por estudar em silêncio, sem escutar músicas ou com qualquer outro tipo de coisa que tire a atenção integral do seu cérebro nos estudos, pois, dessa forma, você reterá muito mais os conhecimentos que estão sendo estudados e utilizará 100% da sua energia e foco no que realmente interessa. FÉ NA MISSÃO! Ninguém disse que seria fácil, mas com certeza te falo que vale sim a todo o sacrifício.


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

4 comentários