Prova da EsPCEX 2020 adiada? E agora? O que fazer caso isso aconteça?

Antes de mais nada, guerreiros e guerreiras, calma, muita calma. Não estou dizendo ou sugerindo que a prova da EsPCEX será adiada, como aconteceu com a prova da ESA 2020, porém, tenho recebido essa pergunta com uma frequência cada vez maior, através de jovens que me acompanham no Instagram (CLIQUE AQUI e me siga lá também!).


Sim, eu sei, se você está estudando há meses, quiça anos, para enfrentar essa prova, é totalmente natural e compreensível que você esteja com os nervos à flor da pele e cada dia que passa a sua ansiedade aumenta e você fica mais nervoso. Eu entendo isso, afinal, passei exatamente por isso. Sim, eu também estava muito nervoso nessa época do ano, quando estava estudando para o concurso da EsPCEX, porém, uma coisa que eu fiz e que quero que você faça também é não deixar o seu nervosismo vencer você. Repito, é normal estar nervoso, você não tem como controlar isso. O que você pode e deve controlar é a extensão do seu nervosismo, as consequências que isso trará para você e para a sua preparação.


Feche os olhos e pense no edital sendo publicado, em você indo fazer a prova, na chegada aos portões do local de prova, na entrada, no momento em que receber a prova em mãos e puder começar a resolver as questões. Vamos lá, feche os olhos e pense nisso por alguns instantes.

Dá um friozinho na barriga, não é? Sim, até em mim que não vou mais fazer a prova, o simples pensamento, a lembrança do dia em que fiz a minha prova, lá em 2009, me causa um pouco de ansiedade. Sabe o que você aprendeu agora? A técnica da visualização! Quero que, a partir de agora, você use isso a seu favor, todas as vezes que se sentir preocupado e ansioso com algo importante na sua vida. Feche os olhos e visualize em sua mente, calado, o momento exato em que aquilo que te deixa nervoso estiver acontecendo. Essa técnica é utilizada por grande atletas há séculos! A sua mente tem uma capacidade limitada de distinguir aquilo que é real daquilo que não é, e você pode utilizar isso para controlar a sua ansiedade e ficar mais calmo no dia da prova e nestes meses que a antecedem.


Você já parou pra pensar o porquê de nós nos emocionarmos com filmes? Por exemplo, você está assistindo um filme que retrata os crimes cometidos pelos nazistas durante o século passado. Por mais que saibamos que tudo aquilo é uma ficção e que, apesar de retratar fatos acontecidos, utiliza-se de atores e cenários construídos, ficamos indignados com aquelas cenas, não é mesmo? Sentimos raiva, compaixão, medo, etc. Ou seja, o nosso cérebro não consegue identificar que aquilo é ficção e por isso nos emocionamos.


Da mesma forma, se você começar a imaginar tudo aquilo que te deixa nervoso, verá que, com o passar do tempo, você se acostumará melhor com esses pensamentos e no dia D, no momento em que tiver que enfrentar de verdade esses desafios, se sentirá muito mais forte e confiante, afinal, você já venceu esses medos inúmeras vezes em sua mente!

Tá, mas e o que isso tem a ver com um possível adiamento da prova da EsPCEX? TUDO, absolutamente tudo. Vamos analisar um pouco a situação... é possível que a prova seja cancelada (repito, CANCELADA, ou seja, que não tenhamos prova da EsPCEX em 2020)? Possível até é, afinal, tudo é possível, mas eu diria que é POUQUÍSSIMO provável que isso aconteça. Não me recordo a última vez em que não tivemos prova do concurso da EsPCEX em um ano. Agora, é possível que a prova seja adiada (ou seja, seja realizada em 2020, porém, não mais no mês de setembro, mas em uma data posterior)? Sim, é possível e MUITO MAIS PROVÁVEL do que a ocorrência de uma cancelamento do certame.


Obs: não estou dizendo aqui que a prova será adiada, não tenho nenhuma informação com relação a isso, porém, dada a situação atual do nosso país, essa é uma realidade que tem que ser visualizada por todos nós.


Ok, dito isso, quero que você entenda de uma vez por todas que independente de qualquer coisa, a data da prova vai chegar e a grande questão que tem que estar passando pela sua cabeça é a seguinte: quando eu sentar na carteira e receber a minha prova eu estarei preparado? Não importa a data da prova, jovem, entenda isso. Ela, MUITO PROVAVELMENTE, irá acontecer este ano, pois, como disse, acho pouco provável que ocorra um cancelamento do concurso. O que importa é o que você está fazendo neste exato momento para que esteja preparado quando a sua prova chegar!


Respondendo a pergunta que fiz no título desse post (o que fazer caso o concurso da EsPCEX seja adiado?), eu digo: continue estudando, simples assim, pois se você não fizer isso, não importa se a prova for em setembro, outubro, novembro ou dezembro, você simplesmente não será aprovado.


E tudo isso passa por aprender a controlar a sua ansiedade. Se você continuar deixando a sua mente controlar o seu corpo, se continuar largando os estudos a cada 5 minutos para ver se o edital saiu ou o que estão falando nos grupos que você participa, se não focar 100% e entender que o o tempo é o seu bem mais precioso neste momento e que você não pode desperdiça-lo, você corre o risco de não realizar o seu sonho.


Portanto, controle a sua ansiedade, fique calmo(a) e foque naquilo que você pode controlar, nos seus estudos!


Se você quiser ser avisado por e-mail, assim que o edital da EsPCEX 2020 for publicado, cadastre o seu e-mail aqui (CLIQUE AQUI).


FÉ NA MISSÃO!


1º TEN THIAGO HENRIQUE - CEO ELITE MIL