Principais dúvidas sobre o que levar para o período de adaptação em uma Escola de Formação Militar


Após ser aprovado em um concurso militar e passar por todas as etapas do certame, o próximo passo para os futuros alunos/cadetes é vencer a temida fase de ADAPTAÇÃO. Esse período, que antecede o início do ano letivo, tem por objetivo principal "adaptar" os candidatos às atividades que serão realizadas no decorrer da formação militar e ambientá-los às rotinas e procedimentos da Escola de Formação.


Lá no nosso CANAL NO YOUTUBE você pode conferir um vídeo bem explicativo sobre quais são os materiais mais indicados para conduzir para o período de adaptação, basta clicar neste LINK e neste post irei elucidar as principais dúvidas que surgiram lá nos comentários do Canal! Se você ainda não viu o Vídeo, corre lá e confira e LEMBRE-SE que você poderá baixar GRATUITAMENTE a lista utilizada no vídeo na nossa SALA DO PAPIRO!


#1 - Devo já iniciar a compra dos materiais mesmo antes de saber se fui aprovado ou não, para não ter que gastar tanto de uma só vez?


Eu não recomendo que você faça isso, pois poderá acabar comprando materiais e, caso não seja aprovado, terá gasto dinheiro desnecessariamente. O que você pode fazer é começar a verificar quais são os materiais presentes na lista que você já possui e que, portanto, não precisará adquirir, além de iniciar uma pesquisa de preços na sua cidade para verificar quais seriam os locais mais baratos, onde você poderá comprar materiais de boa qualidade por um preço melhor. Outra coisa que você pode e deve fazer é iniciar uma pequena poupança para esses gastos, para não ser pego de calças curtas quando precisar comprar os materiais. Neste post eu explico diversas formas pelas quais você pode obter uma renda extra e que vão te auxiliar a cobrir todos os gastos do concurso.


#2 - Essa lista serve para todas as escolas de formação, como a EsSA, EsPCEX, EEAR, AFA, Escola Naval, etc?


Essa foi uma lista que pensei de acordo com a minha própria experiência como candidato na EsPCEX no ano de 2010, além de ter ouvido outros amigos oficiais e cadetes da AMAN sendo, portanto, uma relação geral de itens, que serve para lhe dar uma noção geral daquilo que é necessário para que você se saia bem. Desse modo, cabe salientar que cada escola de formação poderá recomendar listas de itens diferentes da apresentada aqui, tendo em vista as particularidades e necessidades das atividades escolares de cada instituição. Além disso, o próprio candidato deverá escolher e conduzir outros itens que lhes serão úteis durante o período de adaptação.


#3 - Qual a quantidade de roupas civis que devo conduzir?


Isso depende dos seus hábitos e gostos. Em geral, principalmente se você mora distante e só irá para casa depois de alguns meses, convém levar roupas suficientes para sair durante o final de semana nesse período. De acordo com os seus hábitos você deve escolher uma quantidade suficiente de roupas para ir ao shopping, ir ao centro da cidade, sair para baladas, ir à igreja, dentre outras coisas. Lembre-se, porém, que na EsPCEX você só terá um único armário para guardar os seus materiais e não adianta levar um monte de coisas e depois não ter onde colocar tudo.


#4 - Posso levar celular para a Escola?


Pode sim, porém o uso do aparelho somente é permitido nos períodos noturnos, quando o candidato poderá entrar em contato com os seus familiares e amigos. Convém destacar que é importante que o candidato informe a sua família que só poderá entrar em contato no período noturno, devido às atividades do período de adaptação, para evitar preocupações desnecessárias.


#5 - Qual o estilo de corte de cabelo para se apresentar?


NÃO PRECISA RASPAR O SEU CABELO CANDIDATO!! Para se apresentar, basta que você corte o seu cabelo mais baixo, algo em torno da máquina 5 em cima e 3 dos lados, pois nos primeiros dias de adaptação você poderá comparecer ao barbeiro para realizar o corte padronizado pela escola. Também é o caso se apresentar com a barba feita e as UNHAS CORTADAS, para evitar esporros por "falta de asseio corporal".


#6 - É preciso levar fardamento ou coturno?


Não! Você receberá todo o fardamento da cadeia de suprimento de sua escola, não sendo necessário comprar fardas, coturnos ou qualquer outro tipo de material militar. Com o tempo, você verá quais são as suas necessidades e verificará quais são os materiais que precisa adquirir. Caso você não goste, por exemplo, do coturno oferecido pelo Exército, poderá adquirir outro mais confortável, mas cuidado para não ficar gastando seu dinheiro em coisas que você não sabe realmente se são necessárias.


#7 - Posso utilizar barbeador elétrico?


Pode, porém o seu aparelho deverá aparar a sua barba muito bem, com a mesma eficiência de uma lâmina. No 4º ano da AMAN eu adquiri um barbeador elétrico em um Duty Free ao retornar de uma competição militar no México, porém acabei não utilizando muito por que o mesmo não aparava muito bem a minha barba e eu acabava demorando muito mais no processo. Desse modo, abandonei o aparelho e voltei à boa e velha Mach 3!


#8 - Posso levar um canivete multifuncional?


Os canivetes são muito úteis, porém em atividades de campo, não sendo tão necessários durante o período de adaptação.


#9 - Posso levar remédios?


Não, a menos que você tenha prescrição médica para utilizar algum tipo de medicação e isso deverá ser comunicado ao seu comandante de pelotão (tenente) assim que possível. Durante toda a sua formação você contará com assistência médica-odontológica e poderá, caso necessite, consultar um médico. A auto-medicação é estritamente proibida nas escolas de formação militar.


#10 - Posso levar notebook?


Pode e esse é um item muito importante para a sua formação, pois irá te auxiliar nos estudos e também te permitirá realizar diversas atividades de lazer quando não puder ou quiser sair à rua, como jogar, navegar na Internet ou conversar com a família em uma videochamada. Entretanto o notebook não é tão necessário durante a fase de adaptação e se você não tiver condições de comprar um, NÃO SE PREOCUPE, você poderá adquirir um após receber os seus primeiros salários. Eu, por exemplo, só comprei o meu primeiro notebook durante o curso básico da AMAN, então, nem pense em sair se endividando agora. FOQUE NO QUE FOR NECESSÁRIO!


Essas foram as 10 principais perguntas relacionadas à lista de materiais do nosso vídeo e eu espero que tenha te ajudado a entender melhor quais serão as suas necessidades no período de adaptação. No mais, foco no papiro e Fé na Missão! Não deixe de compartilhar essa informação em suas redes sociais para que o máximo possível de jovens possam ser beneficiados, como você!


BRASIL ACIMA DE TUDO!!!


2 comentários