Por que pensamos em desistir?

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Você já pensou em desistir dos seus sonhos? Por algum momento, por menor que seja, você já pensou em jogar tudo para o ar, abandonar o seu planejamento e seguir por algum outro caminho mais simples? Tenho certeza que sim, não é mesmo?! Isso acontece com todos nós, é algo absolutamente normal!! Portanto, antes que você desista também de ler este texto, saiba que VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO e que todos nós temos que aprender a lidar com momentos de desmotivação e descontrole emocional.


Antes de desistir dos seus sonhos, penso nos motivos que te fizeram começar a sua jornada!

Entenda uma coisa: FICAR DESMOTIVADO É NORMAL! Ninguém, absolutamente ninguém, consegue se manter 100% focado o tempo todo. Aquela pessoa que você conhece ou acompanha nas redes sociais, que parece estar o tempo todo vibrando, feliz e motivada, na verdade pode não estar te contando toda a verdade sobre a sua vida. Se alguém te falar que nunca ficou desmotivado, que nunca se sentiu inseguro sobre os seus projetos, sobre sua vida, provavelmente estará mentindo. A grande verdade é que, todos nós, como seres humanos, temos que aprender a lidar com os nossos sentimentos e emoções em um ambiente social, ou seja, não somos os únicos seres modificadores da realidade e nem tudo (na verdade, quase nada) depende exclusivamente de nós.


Desse modo, com o tempo e a experiência, você começará a entender que a vida se desenvolve com os seus altos e baixos, com os seus momentos de felicidade e tristeza, com os ganhos e perdas. A vida não é estabilidade, se fosse, seria muito chata, não é mesmo? Entenda isso de vez, compreenda que a vida dificilmente irá agir de acordo com aquilo que você planejou e que a grande arte da vida é aprender a se adaptar, ao longo do tempo, de acordo com aquilo que for acontecendo em sua vida.


Uma coisa que DEFINITIVAMENTE vai te auxiliar a se manter na linha e não desistir dos seus planos é manter uma panejamento detalhado daquilo que você está realizando. Falei um pouco sobre isso neste post (clique aqui), onde também dei algumas dicas sobre como você pode controlar a sua ansiedade, pois, sem dúvida alguma, esse é um dos principais vilões que podem fazer com que você desista dos seus objetivos.


Um outra coisa importante é você entender que aquilo que você está passando faz parte do processo de crescimento. Por exemplo, em diversos momentos, quando eu estava realizando o Curso de Guerra na Selva (clique aqui), eu pensava em pedir desligamento. Sério, isso acontecia praticamente todo dia e, por vezes, mais de uma vez ao dia. Só que a grande diferença entre mim e alguém que pediu desligamento e foi embora, é justamente o fato de que eu não pedi desligamento. Nós dois pensávamos em desistir, porém, eu não desisti, simples assim. Quando esses pensamentos vinham a minha cabeça, eu pensava que aquilo que eu estava passando já havia sido superado por outras pessoas e que, portanto, eu também poderia superar.


Nunca baixe a cabeça diante de obstáculos que já foram superados por outras pessoas.

Você, muito provavelmente, está aí na sua fase de estudos para passar em um concurso militar, lutando, diariamente, para cumprir as suas metas e cronograma, manter a sua motivação e assimilar os conteúdos, tudo isso enquanto tem que lidar, muitas vezes, com problemas familiares, o seu patrão, problemas financeiros, dentre outras questões. Difícil, eu sei. Porém, outras pessoas já passaram por situações como a sua e superaram! Aliás, muitas pessoas já superaram coisas bem piores! Um colega de turma da AMAN, por exemplo, estudou toda a sua vida em Escola Públicas, seu pai era alcoolatra, batia em sua mãe frequentemente e ainda tinha que trabalhar na loja do tio que, em troca, pagava a sua mensalidade do cursinho. E ele viveu essa realidade por 3 anos seguidos, até obter a sua aprovação na EsPCEX!!!!!! E você aí pensando em desistir!


Todos nós temos que lidar com as nossas "guerras" pessoais. Aquela pessoa super feliz, que nunca tem nenhum problema na vida e que só posta fotos incríveis nas redes sociais, na verdade só mostra aquilo que quer da vida dela, o lado positivo! Aliás, esse é um outro aspecto muito infeliz da nossa sociedade: a pressão das redes sociais. No Instagram ou Facebook, todo mundo posta fotos lindas, super felizes, mostrando o quanto as suas vidas são incríveis e invejáveis. QUANTA MENTIRA! Ao olhar por alguns minutos (ou horas), diariamente, para tanta felicidade alheia e, de repente, desligarmos o aparelho e voltarmos para o mundo real, com os nossos problemas reais, nós tendemos a achar que todo mundo é feliz e realizado e que nós somos uns fracassados. MUITO CUIDADO COM ISSO.


Pensar em desistir é normal, absolutamente NORMAL! O que você não pode fazer é desistir! Pense em desistir, mas não desista! E quando estiver em um momento ruim da sua vida, entenda que isso também faz parte do processo e que você precisa fazer um planejamento factível que te permita sair dessa situação desfavorável e seguir para a realização dos seus sonhos. No vídeo abaixo eu te dou mais algumas dicas sobre isso, NÃO DEIXE DE CONFERIR!



FÉ NA MISSÃO!!!


1º Ten Thiago Henrique - CEO e Instrutor-chefe do Elite Mil



© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09