Passar na EsPCEX NÃO vai resolver todos os seus problemas!

Hoje em dia, com o largo uso de ferramentas digitais, sobretudo das redes sociais, é muito comum a observação de um fenômeno de "glamourização" de determinadas atividades, geralmente realizada por pessoas e/ou empresas que querem vender as suas soluções como sendo aquelas que serão fundamentais para que você atinja os seus objetivos.


Não é raro encontrarmos materiais e conteúdos na internet onde a carreira militar, por exemplo, é apontada como um "mar de rosas", a solução definitiva para todos os problemas que um jovem de classe média, que ainda não sabe exatamente o que fazer da vida e que almeja a sua independência o mais rápido possível, busca em sua jornada.


A carreira militar, nesses casos, é mostrada através de lindas "fotos de instagram", onde os personagens aparecem felizes e sorridentes, mesmo estando na lama ou sob forte chuva durante a realização de uma atividade militar. Nada mais romântico e eficiente para vender uma doce ilusão!


Mas sabe qual o problema disso? É que muitas dessas pessoas que propagam essas fantasias, conscientemente ou não, acabam atraindo e iludindo uma séria de jovens que, na realidade, nem sabe ao certo "para qual show estão comprando o ingresso". Esses garotos e garotas, muitas vezes, começam a se preparar para enfrentar um concurso militar sem ao menos serem orientados sobre as reais características da vida que os espera após a aprovação e, principalmente, após a formação! Com o simples intuito de cada vez mais vender, vender e vender, a ilusão da "perfeita carreira militar" é propagada aos quatro cantos do Brasil e, da mesma forma, essa mesma técnica é utilizada em praticamente todos os nichos de mercado que existem, desde as propagandas de fabricantes de sabão em pó até aquelas que tem por objetivo vender a ilusão de que se você ingerir determinada marca de cerveja a sua vida será linda e perfeita.


Porém, escolher a sua profissão e se preparar por muitos anos, investindo tempo, energia e dinheiro em prol desse objetivo, é uma decisão muito mais séria do que a compra de um sabão ou de uma cerveja. VOCÊ PRECISA TER NOÇÃO DO QUE VIRÁ PELA FRENTE NA SUA VIDA CASO SEJA APROVADO OU APROVADA.


É lógico que os benefícios que existem na Carreira Militar são inúmeros, como a possibilidade de estudar em ótimas instituições de ensino, tendo tudo custeado pela União, o fato de você ter a certeza de que estará empregado após a sua formação e que, preenchidos os requisitos de cada carreira, irá adquirir a sua estabilidade, além do que, irá pertencer às Forças Armadas do seu país, podendo prestar um grande serviço a sua Nação (no vídeo abaixo eu falo sobre a principal vantagem que eu observo na carreira militar em relação a outras carreiras), PORÉM, o caminho daqueles que almejam a Carreira Militar, assim como em qualquer carreira, também possui pontos que merecem uma maior atenção da sua parte, pois, pode ser que sejam coisas que você não está disposto a passar.

E o principal ponto que quero que você entenda é que a Carreira Militar não será a resolução de todos os seus problemas, principalmente durante o seu período de formação. Preciso que isso fique muito claro na sua cabeça, pois, muitos candidatos acabam ficando frustrados e pedem desligamento já nas primeiras semanas no curso de formação na EsPCEX (e também em outras Escolas de Formação Militar) justamente ao perceberem que a caminhada para conquistar aquilo que tanto almejam ainda é muito grande.


Sendo assim, hoje, como um candidato, você possui problemas com os quais tem que lidar, coisas que são chatas e que não vê a hora de se ver livre, não é mesmo? E talvez passe pela sua cabeça que ao ser aprovado no concurso e se apresentar lá na EsPCEX, todos esses problemas sumirão e você, finalmente, poderá viver o seu sonho. Pois bem, é justamente aí que mora o perigo da frustração!


Ao ingressar em uma Escola de Formação você continuará a ter que lidar com alguns dos problemas que você possui hoje em dia (alguns, realmente, você não precisará mais lidar) e ainda terá que lidar com novos desafios que surgirão na sua rotina.


No meu livro, por exemplo, onde conto a minha trajetória até ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, um dos problemas que tinha que lidar era o fato de não poder ajudar a minha mãe como ela merecia e necessitava e, diariamente, aquele sentimento de impotência me consumia e me deixava muito triste. Quando eu passei na EsPCEX isso mudou? Um pouco, muito pouco, afinal, como aluno da EsPCEX eu ainda não tinha como ajudar a minha mãe financeiramente da forma que eu queria, porém, somente o fato de saber que eu já não estava mais dando gastos para ela era algo que me deixava feliz e aliviado.


Entretanto, eu tive que aprender a lidar com um outro sentimento muito ruim, o da distância, algo que me incomodou muito e que em diversos momentos da minha formação me deixaram muito abalado psicologicamente.


E você deve estar se perguntando agora: "como eu posso me preparar psicologicamente para enfrentar esses desafios? Bem, a primeira coisa a se fazer é tirar essa ideia da sua mente de que ser aprovado em um concurso público irá resolver de vez a sua vida! É lógico que muita coisa irá mudar, que você terá o alívio de saber que todo o seu esforço valeu a pena e de que muitas das coisas que você tanto sonhou estarão disponíveis no seu futuro para que você as alcance, porém, saiba que ser aprovado em um concurso não quer dizer que a luta acabou!


Aliás, muito pelo contrário! Diversos novos desafios surgirão e você, em muitos momentos, também pensará em desistir e abandonar tudo, da mesma forma como quando bate aquele desespero na hora dos estudos, sabe? (eu sei que você sabe)


A segunda coisa a fazer é procurar focar no "leão da vez", ou seja, na guerra que você tem que travar agora, sem se preocupar tanto com as coisas que virão pela frente, pois, se você ficar gastando a sua energia pensando e planejando o futuro, certamente faltará energia para realizar o seu futuro e, dessa forma, você acabará não tendo acesso àquilo que tanto sonha.


Por fim, mas não menos importante, procure se orientar com pessoas que realmente estão interessadas em te ajudar a se desenvolver como pessoas, afinal, para ser aprovado em um Concurso Militar você precisa, durante todo esse processo, se desenvolver como ser humano, adquirindo e desenvolvendo novos hábitos e se tornando capaz de utilizar a sua força de uma forma mais focada e alinhada com os objetivos que você deseja alcançar.


Semanalmente, no Elite Mil, os nossos alunos tem acesso a uma mentoria que tem como principal objetivo justamente desenvolver em suas mentes a capacidade de superar os desafios que surgirão, tornando-os pessoas mais aptas a gerenciar as suas emoções e, dessa forma, sendo pessoas mais eficientes, equilibradas e felizes. Deixo abaixo para você, como um presente especial, a gravação completa de uma de nossas reuniões, que foi liderada pelo Capitão Cacavo e teve como tema "Gerencie as suas emoções".

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado, de alguma forma! Fica com Deus!


FÉ NA MISSÃO!

{{count, number}} comentário

Posts recentes

Ver tudo