Os gastos de um aluno durante a sua formação em uma Escola de Formação Militar.

Quando você for aprovado em uma Escola de Formação Militar, como a EsSA, EsPCEX e AFA, será submetido à um período de formação em regime de internato, ou seja, permanecerá durante toda semana (e alguns finais de semana) na Instituição, participando das diversas atividades de instrução previstas no calendário de atividades. Nesse período, você terá direito à alimentação, alojamento, fardamento, assistência médica e odontológica, além de um soldo mensal, previsto em lei, porém, terá alguns gastos sob sua responsabilidade e aqui neste post irei falar um pouco sobre isso, dando algumas dicas para que você gaste o seu dinheiro de forma responsável.

Antes de mais nada, se você ainda não é militar, ou está no início de sua carreira, é importantíssimo que leia este post (Clique Aqui), onde dei uma dica muito importante sobre educação financeira e que você deve aplicar o mais rápido possível!


Dentre os principais gastos que você terá, estão aqueles relacionados às passagens aéreas/terrestres para visitar os seus familiares, lazer, equipamentos militares e comida, sendo que todos esses gastos irão depender de diversos fatores pessoais. Deixe-me fazer uma análise sobre alguns pontos que julgo importantes.


Passagens aéreas e deslocamentos para visitar a família


A frequência com com você vai para casa vai depender, obviamente, da distância que ela fica da sua Escola. Sendo assim, os cadetes cujas famílias residem mais próximo da Escola em que estão se formando, costumam viajar com frequência e, desse modo, tendem à ter gastos maiores. Logicamente, isso varia de pessoa para pessoa e de como a pessoa realiza os seus gastos, porém, um cadete que vai muito para casa tende a gastar mais no períodos em que está lá (lógico que se o cadete não viajar, ficar o final de semana na Escola, for frequentemente para festas e gastar muito dinheiro, ele não vai economizar nada! Como disse, isso varia muito).


Uma dica que dou, para os alunos que moram distante da Escola, é procurar comprar passagens com bastante antecedência e utilizar programas de milhagens das companhias aéreas. Verifique já no início do ano, no calendário anual da Escola, qual é o período previsto para as suas férias e compre a sua passagem o quanto antes. Além disso, verifique qual a principal companhia aérea que faz o trajeto para a sua casa e cadastre o seu cartão de crédito e de seus familiares no programa de milhagens dessa companhia, desse modo, você irá acumular mais pontos e poderá ter grandes descontos na sua passagem.


Para aqueles que moram próximo da Escola, o grande bizú é procurar alunos/cadetes de outros anos que já possuem veículo e que costumam sempre viajar para casa. Em geral, esses cadetes levam outros cadetes em sua viagem e todos contribuem com uma determinada quantia em dinheiro que, normalmente, é menor do que as passagens de ônibus, além de ser algo bem mais cômodo para todos.


Alimentação


Apesar de poder realizar 4 refeições diárias nos refeitórios da Escola (café, almoço, janta e ceia), em geral os alunos/cadetes costumam comprar alimentos complementares para consumir nos intervalos das refeições, durante a noite e até mesmo nos finais de semana (o aluno pode realizar refeições no refeitório da Escola mesmo durante o final de semana e feriados, porém, muitos preferem consumir refeições fora ou comer algum tipo de comida pronta, por ser algo mais conveniente). Desse modo, a maioria dos alunos costuma fazer comprar, nos finais de semana ou trazem comida de casa para consumir durante a semana.


Além de comida, muito alunos/cadetes, sobretudo os atletas, costumam consumir suplementos alimentares como BCAA e Whey Protein, o que normalmente não é proibido. Entretanto, é interessante que o militar consulte um nutricionista para, dessa forma, realizar uma ingestão segura e correta desses suplementos alimentares (na AMAN, por exemplo, o cadete pode marcar consultas com um nutricionista no próprio Hospital da instituição).


Lazer


Aqui está o ponto onde os alunos/cadetes costumam gastar mais (e gastar mal) o seu dinheiro. Obviamente, dependendo do que você costuma fazer para se distrair, os seus gastos poderão ser maiores ou menores, porém, o que se observa é que muitos militares em formação passam por um grande descontrole financeiro por contas de gastos muito elevados em festas, baladas, shows, viagens, etc.


Não tem problema algum que você utilize o seu tempo livre para realizar atividades que julgue prazerosas, aliás, muitas vezes, faz parte da sua formação como pessoa, é uma fase de sua vida, entretanto, seria interessante que você procurasse fazer isso de uma forma financeiramente mais responsável. Se você criar o hábito de se divertir dessa forma desde cedo, com certeza evitará cometer erros lá na frente, após ter um aumento significativo nos seus proventos e muito mais "liberdade" para curtir a vida.


Desse modo, a dica que te dou é a seguinte: procure formas de se divertir que estejam dentro do seu orçamento. Não tente "ostentar" aquilo que você não tem condições de manter ou de ser. Crie um limite mensal de gastos para dedicar ao lazer e, uma vez atingido esse valor, seja disciplinado o suficiente para saber que, naquele mês, você não terá mais verba para manter a sua diversão. Sinceramente, essa é uma coisa que eu não conseguia fazer na minha formação e que só comecei a fazer depois de formado, mas tenho certeza que se você começar a fazer isso desde cedo, terá benefícios muito importantes no decorrer da sua vida financeira.


Lembre-se, não estou aqui dizendo para você se trancar na Escola e jamais sair para se divertir! Isso não é legal e, muito menos, saudável, pois você precisa sim ter uma "válvula de escape", porém, procure fazer isso de uma forma saudável para o seu bolso, sem se endividar, entrar no cheque especial ou tomar dinheiro emprestado.


Se você quiser saber mais dicas sobre os gastos que irá realizar durante a sua formação militar, não deixe de assistir o vídeo abaixo!


GOSTOU? DEIXE O SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE COM OS SEUS COLEGAS QUE TEM INTERESSE EM ASSUNTOS MILITARES!

BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!