O que você deve aprender com a mentalidade de um soldado de Elite e como aplicar isso em sua vida.

Atualizado: 8 de Nov de 2019


Se você está aqui, muito provavelmente, conhece um pouco sobre como funcionam as Forças Armadas e sabe que nelas existem tropas especializadas, formadas por homens e mulheres altamente treinados e capacitados e que são submetidos aos mais rigorosos testes e treinamentos militares que existem. No Brasil, por exemplo, podemos citar como exemplos de Tropas Especializadas as tropas paraquedistas, os guerreiros de selva, os comandos, forças especiais, os comandos anfíbios, dentre outras, sendo que, dentre as tropas estrangeiras, as mais conhecidas são o SAS Britânico (Serviço Aéreo Secreto), os SEALs Americanos, os Spetsnaz Russos e a Legião Estrangeira Francesa (as forças policiais também possuem suas tropas especializadas, como o BOPE, da Polícia Militar, que foi intensamente retratado nos filmes "tropa de elite", onde é mostrada a realidade operacional do BOPE da PMRJ).


Em geral, essas tropas são especializadas em situações de combate altamente específicas e de alta periculosidade e sensibilidade, onde se faz necessária a atuação de uma tropa adestrada em técnicas especiais de infiltração e combate.

As tropas especiais são formadas por homens e mulheres altamente especializados em técnicas especiais de infiltração e combate.

Como você deve imaginar, para fazer parte de uma tropa especial, exige-se do militar que possua determinadas características físicas e mentais, tendo em vista a natureza das operações e situações a que esses combatentes são constantemente submetidos. As tropas especiais devem ser capazes de realizar operações de altíssimo risco, neutralizando ameaças de alto valor estratégico e cumprindo missões altamente específicas e importantes para as tropas amigas.

Operações especiais exigem militares com características especiais.

E, ao contrário do que muita gente pensa, as características exigidas para se tornar um combatente de elite podem ser desenvolvidas com o tempo e com a experiência, não sendo algo que nasce com o militar. Ou seja, você pode e DEVE aprender como desenvolver uma mentalidade de Elite pois, inclusive, isso irá ajudar o seu desenvolvimento em outras áreas da sua vida, como nos seus estudos e no seu desempenho profissional.


Mas como são formadas as tropas de elite?


Em geral, para ser membro de uma dessas forças especiais os militares devem cumprir uma série de requisitos, além de passarem por um rigoroso processo seletivo, que inclui uma bateria de exames de saúde e testes físicos para, caso sejam aceitos, ingressarem nos cursos de especialização de cada tropa. Esses cursos, em geral, possuem duração que varia entre 3 meses a 2 anos, onde os militares são submetidos, constantemente, à avaliações de desempenho, testes e provas, além de aprenderem e praticarem incansavelmente as técnicas e táticas que caracterizam a tropa a que ele irá ingressar (caso conclua o curso). Normalmente, devido à carga massiva de atividades e as imensas dificuldade a que são submetidos os alunos, existe um grande percentual de "baixas" (alunos que pedem desligamento, são desligados pela equipe de instrução ou se machucam durante o curso), o que é considerado normal, pois esses cursos operacionais tem como uma de suas finalidade selecionar aqueles militares que realmente tenham as características necessárias para fazer parte de uma tropa de elite, ou seja, o curso existe para separar "os homens dos garotos".


Quais são as principais características de um soldado de Elite e como posso aplicar isso aos meus estudos para me tornar um aluno de Elite?


1 - Os militares de Elite são auto-disciplinados:


A disciplina é, talvez, a característica mais evidente em um militar de elite. Para se tornar um membro de uma tropa especial, para fazer parte dos grupos mais seletos, para concluir os cursos mais difíceis a qual um homem pode se submeter, você não pode ser alguém que espera outra pessoa dizer aquilo que você tem que fazer, o tempo todo, não é mesmo? Imagine você um militar, que sonha em ser um comandos, por exemplo, não ter disciplina o suficiente para abdicar de festas, lazer e descanso em prol da sua preparação para realizar o curso mais difícil do Exército Brasileiro. O militar de Elite deve sempre disciplinar a si mesmo, ter aquilo que nós chamamos de disciplina consciente, pois ele vai precisar fazer aquilo que é certo e necessário sempre, tendo em vista o seu objetivo final, estando ou não sob a supervisão e ordem de alguém. É o que diz a 1ª lei da guerra na selva, "Tenha Iniciativa, pois não receberá ordens para todas as situação, tenha em vista o objetivo final (Veja aqui a oração completa).


Agora pense em você e na sua rotina de estudos... Você está, diariamente, fazendo aquilo que é necessário para atingir o seu objetivo final, ou seja, a sua aprovação? Ou você, constantemente, se desvia do seu foco por coisas que não agregam nenhum valor a sua preparação? Pense bem e seja bem sincero com você! Comece agora a desenvolver a sua disciplina consciente, estabeleça o que é prioridade e se livre das distrações. Se o seu objetivo é ser aprovado em um concurso militar, comece a levar mais a sério também a sua preparação psicológica, pois você não está se candidatando à uma vaga em uma simples escola, você quer se tornar um militar, uma pessoa que, se for preciso, dará a sua vida pelo seu país e isso é muito especial.


Seja mais responsável com o seu objetivo, só depende de você! Desenvolva, desde já, a sua disciplina consciente!

2- Os militares de elite são auto-motivados e inabaláveis psicologicamente:


Essa também é uma característica muito marcante dos militares que compõem as fileiras das tropas especiais, eles tem "nervos de aço" e estão constantemente motivando a si mesmos. Esses homens e mulheres não precisam ter alguém para motivá-los, para mostrar-lhes aquilo que tem que ser feito para atingir uma alta performance. Eles sabem o que tem que ser feito, fazem um planejamento detalhado para isso e simplesmente fazem! Sem desculpas, sem procrastinação, o foco é total!


Os militares de elite conseguem se manter extremamente focados nos objetivos e missões que tem que cumprir e isso lhes confere uma produtividade e eficiência muito maior em praticamente qualquer atividade.

Talvez esse seja o maior segredo das pessoas de sucesso: a obsessão positiva! E quando falo obsessão, as pessoas normalmente associam isso à coisas negativas (veja este vídeo), porém, a obsessão positiva é algo extremamente benéfico para que você atinja o sucesso em um nível onde a maioria das pessoas jamais chegará. SIM, A MAIORIA DAS PESSOAS NO MUNDO NÃO ATINGIRÁ GRANDES COISAS NA VIDA, isso é um fato sobre o qual não temos nada o que fazer, o que você pode controlar são as suas atitudes, o que você faz para fazer parte deste pequeno percentual de pessoas de sucesso.


Portanto, não perca o seu foco, continue firme nos seus estudos, encontre formas e forças, dentro de você, para se manter motivado! NINGUÉM PODE FAZER ISSO POR VOCÊ. Minha maior motivação sempre foi dar uma vida melhor para a minha família e, principalmente, para a minha mãe, que durante a minha adolescência passou por maus bocados para sustentar a nossa casa e os nossos estudos sozinha. E você, qual a sua maior fonte de motivação? Me conta nos comentários abaixo que vou ficar muito feliz em saber!


VOCÊ NÃO PODE PERDER a live que fiz com o Cabo Eduardo Silva (Insta: @soldadoamericano2018 e Youtube: Soldado Americano), mentor dos nossos alunos na Plataforma Elite Mil e, atualmente, aluno do Curso de Forças Especiais do Exército Americano.


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!



© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09