O que fazer quando sair o Edital da EsPCEX 2020?

O edital da EsPCEX está pra sair, jovem candidato, fique ligado! E para que você não se perca neste momento tão relevante da sua vida, vou te dar aqui algumas dicas muito importantes sobre o que você deve fazer a partir do momento em que for publicado o edital do concurso da EsPCEX 2020, para ingresso em 2021. E antes de mais nada eu quero te falar uma coisa que talvez te surpreenda um pouco(ou não): cerca de 20% dos candidatos que realizam o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército fazem isso que eu vou te falar aqui nesse post, de acordo com a minha experiência (na verdade, eu estou chutando pra cima, pois acredito que o percentual é bem menor que isso!).


E o que isso quer dizer? Quer dizer que, na realidade, a grande maioria dos candidatos que realizam o concurso da EsPCEX (aliás, isso serve para a grande maioria dos concursos) são "aventureiros", ou seja, vão tentar a sorte, ver se passam, não estão realmente comprometidos com a sua aprovação. Isso pode ser, para você, uma boa ou uma má notícia, não é mesmo? Boa, se você realmente está se dedicando para obter a sua aprovação ou, se não estiver, perceber que ainda dá tempo de mudar o curso da sua vida e começar a levar o concurso a sério. Má, se você não fizer nada, se continuar cometendo os mesmos erros de sempre. E aí, qual vai ser a sua escolha?


Obs: é importante que você entenda a diferença entre o edital do concurso e o manual do candidato. O edital é publicado no Diário Oficial da União, que é um documento redigido pelo Governo Federal onde ele torna público diversos assuntos do âmbito federal. Ou seja, é através do Diário Oficial da União (DOU) que o governo torna pública a realização do concurso da EsPCEX. Já o Manual do Candidato é um documento produzido pelo próprio Exército, que tem como objetivo apresentar de forma mais organizada e clara todas as informações que estão contidas no edital do concurso que foi publicado no DOU. Desse modo, o objetivo do Manual do Candidato é facilitar a vida do estudante, porém, como o próprio documento apresenta, "O presente manual não substitui o Edital de Abertura do Concurso de Admissão, publicado no Diário Oficial da União, e constitui apenas um extrato desse documento, que se acha divulgado na internet...". Sendo assim, é importante que você baixe os dois documentos (Edital e Manual), porém, eu recomendo que você sempre procure as informações através do Manual do Candidato, pois ele é um documento mais fácil de ser consultado e, caso tenha alguma dúvida, verifique se há alguma divergência no edital.


Dito isto, se liga aí no que você deve fazer assim que tiver os dois documentos (Edital e Manual) referentes ao concurso da EsPCEX 2020 em mãos:

A EsPCEX é a porta de entrada para aqueles que desejam se tornar Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro

1- Analise o Índice do Manual antes de mais nada:


Isso mesmo, O ÍNDICE! Parece óbvio, não é mesmo? E é, porém, eu diria que 99,99% dos candidatos nem olham para isso e já passam direto para as demais informações. O objetivo de analisar o índice é verificar quais são as informações que são pertinentes para este momento pré-prova, ou seja, para que você foque no que é realmente necessário. Você não precisa se preocupar agora com "adiamento de matrícula", "da apresentação para as demais etapas do concurso de admissão", etc, por mais que seja interessante que tenha uma noção básica geral de todo o concurso. Neste momento, a sua principal preocupação deve ser analisar com cuidado os seguintes tópicos:


- Inscrição e requisitos do concurso (para saber como você deve proceder a sua inscrição e se você cumpre todos os requisitos estabelecidos no edital);

- Etapas e fases do concurso de admissão (CA);

- Exame intelectual (para saber qual a constituição da prova e se houveram mudanças significativas das provas aplicadas nos últimos anos);

- Exame de aptidão física (ué, mas isso não é só após a prova? Por que devo me preocupar com isso agora? Cara, se você está fazendo essa pergunta, você precisa mudar um pouco o seu modo de pensar. Saiba que milhares de pessoas já perderam suas vagas em concursos militares por só se preocuparem com o Teste de Aptidão Física após as provas teóricas, quando não tinham mais tempo suficiente para se preparar);

- Ter uma noção geral dos procedimentos nos locais de provas, principalmente no que diz respeito a documentação necessária para identificação;

- Relação dos assuntos do Exame Intelectual;

- Organizações Militares sedes de exame (para saber qual o melhor local para realizar as provas)

- Calendário do concurso (para que você não perca nenhum prazo)


Repito: eu não estou dizendo que você só deve ler esses tópicos do edital, mas sim que, neste momento, você deve filtrar as informações que são necessárias, para que você não perca tempo vendo coisas que AINDA não são tão importantes. É importantíssimo que você leia todo o edital e tenha uma noção geral de todas as informações, porém, neste momento inicial, você deve focar as suas atenções no que é mais importante.


Logicamente, o que é mais importante vai variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, se você é um candidato que pretende se inscrever pelo sistema de cotas, deve dar especial atenção ao percentual reservado para cotistas e aos critérios utilizados pela comissão de heteroidentificação, que a comissão responsável por verificar a veracidade da declaração do candidato de que ele é negro.


Lembre-se que logo após a divulgação do edital, eu farei uma live lá no meu canal do YouTube falando exatamente sobre os tópicos acima, em uma análise do Edital da EsPCEX 2020 (se você ainda não está inscrito, CLIQUE AQUI).


2 - Faça a sua inscrição:


Mas calma, não precisa sair correndo desesperado para fazer a sua inscrição, afinal, não existe um número limitado para isso. Se 1 milhão de pessoas se inscreverem, todas elas poderão fazer a prova, combatente, portanto, sem desespero. Geralmente, a inscrição do concurso da EsPCEX é realizada através do seu site oficial e costumam haver alguns congestionamentos no site nos primeiros dias, portanto, evite esses momentos. Espere alguns dias, leia o edital enquanto isso, continue estudando e faça a sua inscrição com calma, porém, sem esperar chegar nos últimos dias previstos para isso.


Em geral, o período de inscrições para o concurso da EsPCEX é de cerca de 30 dias e da mesma forma que você não precisa sair desesperado tentando fazer sua inscrição já no primeiro momento, pois, provavelmente o site deverá estar congestionado e você acabará se estressando com isso, você não deve esperar os últimos dias do período para se inscrever, pois, caso algum problema técnico aconteça, você terá pouco "tempo de manobra".


Espere alguns dias, uns 3 ou 4, e realize a sua inscrição, imprima o seu boleto e pague-o o mais depressa possível, dentro do seu prazo de validade.


3 - Mantenha os seus estudos:


Outra coisa que parece óbvia, não é mesmo? Porém, o que você mais vai ver, sobretudo nos dias após a divulgação do edital, são candidatos em grupos de "Estudos" passando horas e mais horas discutindo coisas que não tem a menor importância quando, na verdade, deveriam estar com a "cara metida no papiro". Após a divulgação do edital, se você ainda não começou a estudar, deve começar "ontem", pois, já está atrasado e se você já está estudando, não ache que isso por si só já é uma vantagem e que você pode perder seu tempo com besteiras, vá estudar que é o melhor que você faz com o seu tempo!


No momento em que digito este texto, ainda não sei se haverá um adiamento do concurso da EsPCEX, como houve no da ESA (acredito que não haverá, porém, não temos como ter certeza), porém, o que sei é que independente disso, a prova irá chegar! E se você não utilizar o seu tempo de forma eficiente, se ficar se enganando, parando os estudos a todo momento para ficar entrando em discussões sem sentido e importância alguma para o seu concurso, sinto lhe dizer, mas as chances são que você fracasse.


Aliás, já que falei nisso, quero te dizer aqui uma coisa muito importante. Lembra que eu falei que o coronavírus poderia acabar com o seu concurso em um outro post? Pois bem, isso serve para outros assuntos que estão em voga também em nossa sociedade, como a atual crise política envolvendo o Presidente da República e a demissão do Ex-ministro Sérgio Moro, por exemplo. Apesar de ser um assunto extremamente relevante para o nosso país, são assuntos que não tem relevância alguma para a sua prova, guerreiro. Desse modo, se mantenha atualizado, leia jornais e observe a opinião de pessoas que você respeita, porém, não perca o seu dia inteiro entrando em discussões na internet e vendo coisas que não vão cair na sua prova.


Mantenha o FOCO TOTAL nos seus estudos.


4 - Tenha contato frequente com o Manual do Candidato:


Após ler os tópicos citados no item 1 deste post, ou seja, aqueles que tem mais relevância para você neste momento, acompanhar a nossa análise do edital da EsPCEX 2020 ao vivo no YouTube e fazer a sua inscrição, você deve manter um contato frequente, diariamente, com o Manual do Candidato. Quando eu estava estudando para o concurso, eu imprimi o Manual e todos os dias lia um pouco, nos intervalos dos meus estudos. Dessa forma, eu ia ficando cada vez mais por dentro de todos os detalhes do concurso e isso me ajudava, inclusive, a controlar a minha ansiedade.


Fazendo isso, com o tempo, você terá uma noção geral de todas as informações referentes ao concurso e isso vai garantir a você a tranquilidade necessária para manter o foco naquilo que interessa: os seus estudos!


Espero que este post tenha sido útil para você! Não esqueça de me seguir lá no Instagram (@thiagohenrique_elitemil) para acompanhar de perto o meu trabalho.


FÉ NA MISSÃO!

1º TEN THIAGO HENRIQUE - CEO ELITE MIL


© 2019 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09