O que fazer após um fracasso?

Fracassos, quem nunca os teve, com certeza, não está progredindo na vida. Atenção, jovem, muita atenção. Quero que você entenda isso muito bem, pois recebo mensagens todo santo dia de jovens que, após o primeiro fracasso, já pensam em desistir.


Você só perde se desistir! Quem nunca fracassou na vida, na verdade, não está evoluindo!


Se você aprender isso agora, cedo na vida, com certeza irá chegar muito mais longe. Por que uma característica que todos os vencedores tem em comum é a persistência, a capacidade de perseverar, continuar tentando, testando, quebrando a cara, evoluindo sempre. Você não vence na vida por que não cai. Você vence por que levanta uma vez mais. Sempre. Se a vida te derrubar 100 vezes, você tem que levantar 101.


E se você é jovem e sonha mesmo em seguir carreira militar, já tem que começar a se acostumar com isso, pois na formação militar você será forjado na dor. Se você está na batalha pela sua tão sonhada vaga na EsPCEX ou ESA, por exemplo e não conseguiu de primeira, lembre-se dessas palavras: você só perde se desistir!


Sim, eu sei, recomeçar pode ser algo duro, difícil, doloroso. Você tem que lidar com as críticas, muitas vezes silenciosas, escondidas naqueles comentários sarcásticos dos seus "amigos" que já estão na faculdade, enquanto você "ainda está em casa estudando" e até mesmo daqueles que ama e estão próximos de você. Sim, eu sei, isso é muito difícil. Eu sei que dá vontade de desistir de tudo, ir fazer aquilo que todos fazem. Ingressar na faculdade... zoar por 4-5 anos... ganhar seu diploma... arrumar um emprego. Cara, eu sei de tudo isso.


Mas eu também sei de duas coisas:


1 - Se você desistir dos seus sonhos, muito em breve irá se arrepender e no longo prazo, possivelmente, se tornará mais uma dessas pessoas recalcadas, que riem dos sonhos dos outros e não conseguem incentivar ninguém ou ver alguém vencendo na vida;

2- Fazer aquilo que todo mundo faz, só para agradar e se encaixar no que os outros acham que é normal e melhor pra você, não te fará uma pessoa feliz. Sabe por que? Por que você tem um sonho. E cada sonho que você deixa de realizar é um pedaço de você que deixa de existir.


Pense nisso se você realmente for abandonar os seus sonhos.


Mas o que fazer após a queda?


A primeira coisa que você vai fazer é exatamente isso que estou tentando enfiar na sua mente: entender que fracassar faz parte do caminho da vitória. Se você entender isso, com certeza, terá uma vida muito mais fácil a partir do segundo passo.


Após isso, você deve se reorganizar. Reorganize o seu local de estudos, o seu material, a sua estratégia. Tente encontrar os erros que cometeu e identificar os seus pontos fracos. O seu resultado na prova pode te falar muito sobre isso. Mas atenção, é necessário que você seja muito sincero nesse ponto. Sabe aquele final de semana que você decidiu ir pra balada ao invés de estudar? Sabe aquela semana que você perdeu de estudos, por que se dedicou a alguma outra atividade? Sabe aquele tempo precioso que você perdeu mexendo nas redes sociais? Pois é, não preciso falar mais nada, né? Tudo isso contou! E cabe a você, a partir de agora, decidir se irá cometer os mesmos erros novamente ou não. Cabe a você decidir se vai usar a sua queda para progredir, evoluir, ou se vai cometer todos os mesmos erros novamente. Você decide!


O terceiro e último passo é o mais difícil, porém, o mais decisivo. Aqui você terá que recomeçar o papiro. Diminua o ritmo, não tente estudar na mesma velocidade que antes. Agora você tem o tempo a seu favor! Use-o para melhorar as suas bases, fortalecer aquilo em que você foi mal. A construção de uma boa base é o pilar mais importante de qualquer estratégia de estudos. Faça isso! Comece devagar e aos poucos, vá acelerando. Não tente manter o ritmo acelerado de antes do edital, pois assim você corre o risco de se cansar rápido. De preferência, dessa vez, siga um cronograma de estudos, ou otimize o seu próprio. Não fique estudando a esmo, perdido, sem ter um norte.


Se você cumprir esses 3 simples passos, definitivamente, estará mais perto de alcançar a sua vaga, pois, agora, você já está muito melhor do que antes, quando começou do zero. Porém, apesar de simples, esses passos são difíceis, não se engane, e cumprir esta etapa, querendo você ou não, já é um verdadeiro processo de seleção natural. Os fracos, nem tentam. Os bons, desistem no caminho. Só os forte sobrevivem!


E aí, quem você vai ser?


Escreve aqui abaixo nos comentários desse vídeo!!




FÉ NA MISSÃO!

1º TEN THIAGO HENRIQUE - CEO ELITE MIL

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09