O que esperar da prova de inglês da EsSA 2019 (Por Thiago Cordeiro)

Atualizado: 15 de Jan de 2019

Você está preparado para a prova de inglês da EsSA? Ainda não? O que vai fazer? Se preparar ou ficar com medo? Vou tirar suas dúvidas e mostrar que, com preparo, você estará dando risadas na hora da prova.

A novidade de 2019, para aqueles que irão prestar o concurso para ingresso na Escola de Sargentos das Armas, foi a inclusão da disciplina Inglês na prova teórica, o que pegou muita gente desprevenido e, inclusive, já está causando desespero e muitas desistências entre os candidatos.

A data da prova já saiu, será realizada no dia 4 de Agosto de 2019. Alguns vão pensar que tem pouco tempo, mas eu posso afirmar que é tempo suficiente para se preparar. Por isso precisamos começar agora o papiro e eu aconselho o método de estudo do Tenente Thiago Henrique “toma vergonha na cara, senta a bunda na cadeira e estuda até sair sangue dos olhos!” Com esse método você com certeza chegará na prova preparado!


O que vai cair na prova? Primeiramente, muita interpretação de texto. Essa será a primeira aparição da língua inglesa na prova da EsSA, mas podemos sim afirmar que veremos interpretação de texto na prova. De acordo com o comunicado feito pela própria instituição, o primeiro assunto é “competências e habilidades”, o que indica o uso de textos. Isso significa que você precisa conseguir compreender o texto, saber o sentido de expressões de acordo com o contexto, saber se a estrutura do texto está correta e se o mesmo faz sentido. Tudo isso você vai aprender com prática, mas o maior segredo para compreensão de textos é aumentar o seu vocabulário. Quanto maior for o seu vocabulário, mais você entenderá do texto.

Como diz o Tenente Thiago Henrique, o melhor método de estudo é "tomar vergonha na cara, sentar a bunda na cadeira e papirar até sair sangue dos olhos!

No item 2 do comunicado, a EsSA mencionou “conteúdos linguístico-textuais.” Essa é a parte mais divertida da prova, onde será cobrado o conhecimento gramatical da língua inglesa. Eu digo mais divertida porque na hora da prova você estará tão bem preparado que responderá essas questões rapidamente e dando risadas de tão fácil. Vocabulário também será a chave nessa parte, pois veremos sinonímia (palavras com o mesmo significado) e antonímia (palavras com o significado contrário), assim como verbos, adjetivos e singular e plural. Tudo isso você já saberá responder facilmente se tiver um vasto vocabulário em inglês. Outros assuntos que também aparecem nesse item são denotação (sentido literal da palavra), conotação (sentido figurado), correlação morfológica (substantivo, adjetivo, verbo...), sintática (sujeito, objeto do verbo, objeto do sujeito...) e semântica (sentido da frase), pronomes (pessoais, possessivos, reflexivos...), artigos (a , an e the), comparativos (more – er), superlativos (most – est) e quantificadores (many, much, few, little, a lot of). No comunicado eles citam apenas os tempos verbais presente simples e presente continuo, o que torna ainda mais fácil os seus estudos.


Com organização, você terá muito tempo para estudar e aprender esses assuntos muito antes de fazer a prova, obtendo bastante tempo para praticar questões. O que nos leva ao último item, o item 3 do comunicado, onde a EsSA o material didático recomendado para o estudo. Essa é outra indicativa de que a prova da EsSA não será difícil, pois eles citam livros para iniciantes e gramáticas básicas e essenciais. Com um bom preparo você estará pronto e confiante para fazer essa prova dia 4 de Agosto.


Espero que esse texto tenha tirado suas dúvidas e te encorajado a enfrentar a prova de inglês da EsSA com um sorriso no rosto. Se tiver alguma outra dúvida pode entrar em contato comigo no instagram (@thiago_54) e não se esqueça de falar o que achou do texto. See you later!


Não esquece de curtir o CANAL INGLÊS COM GIGANTES, ONDE VOCÊ TERÁ DIVERSAS DICAS PARA APRENDER INGLÊS DE UMA FORMA DIVERTIDA, SIMPLES E EFICIENTE!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!