O que é estudado na EsPCEX e qual o nível de dificuldade das matérias

Uma pergunta muito frequente que recebo diz respeito às matérias e disciplinas que são estudadas durante o ano de formação na EsPCEX e, mais do que isso, qual o nível de dificuldade dessas disciplinas e se existem muitos casos de alunos que foram reprovados por não conseguirem acompanhar o ritmo de estudos militar.

Logicamente, o nível de estudos em uma Escola Militar é, em geral, muito mais intenso do que o encontrado em instituições de ensino civis, sobretudo devido ao ritmo acelerado em que são realizadas as demais atividades da formação, como as atividades de instrução militar, todavia, em primeiro lugar, NÃO SE PREOCUPE, pois, se você conseguir a aprovação no concurso, certamente conseguirá, com o devido esforço, acompanhar todas as atividades realizadas durante a sua formação militar.

Dia da entrada nos portões da EsPCEX, quando, oficialmente, damos início a nossa formação militar nesta que é a única porta de entrada para Academia Militar das Agulhas Negras.

Um outro aspecto muito importante e que você deve ter em mente, é que o seu desempenho em qualquer atividade sempre estará relacionado ao seu nível de empenho e dedicação. Ou seja, de nada adiantará você ser o melhor classificado no concurso e não se dedicar aos estudos durante a sua formação, pois, desse modo, provavelmente você não terá um bom desempenho. Da mesma forma, ser aprovado no concurso em uma má classificação não significa que você também se sairá mal na formação. Além disso, de nada adiante você ficar se preocupando demasiadamente com os assuntos e disciplinas que serão abordados na EsPCEX se você ainda não foi aprovado no concurso. POR ENQUANTO, foque no que importa, que é passar no concurso!!

TUDO DEPENDE DO QUANTO VOCÊ IRÁ SE DEDICAR DURANTE A SUA FORMAÇÃO!

Na EsPCEX, você inicia a sua formação de nível superior!


Na Escola Preparatória de Cadetes do Exército você irá iniciar a sua jornada de formação superior que, após um ano, continuará na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde você, após 4 anos, será diplomado Bacharel em Ciências Militares e em Administração. Desse modo, na EsPCEX serão estudadas as seguintes disciplinas:


- Língua Portuguesa;

- Língua Inglesa;

- Língua Espanhola;

- História;

- Física Aplicada à atividade militar;

- Química Aplicada à atividade militar;

- Cálculo;

- Cibernética;

- Introdução às Técnicas Militares;

- Técnicas Militares 1, 2 e

- Treinamento Físico Militar (TFM);


Todas essas disciplinas são ministradas durante o ano de instrução na EsPCEX, tendo como objetivo preparar o aluno que, após ser aprovado com aproveitamento (obtiver nota igual ou superior a 5,0 em cada uma das disciplinas curriculares), será matriculado na AMAN, onde dará continuidade a sua formação. Como visto acima, além das disciplinas acadêmicas, como Português e História, serão abordados assuntos relacionados às atividades militares, nas disciplinas de técnicas militares, além de serem realizados testes para avaliar a capacidade física de todos os alunos, o chamado Teste de Aptidão Física (TAF). Ou seja, TODAS as disciplinas citadas serão avaliadas durante a formação, além do histórico disciplinar do aluno, criando um conjunto de notas que irá classificar todos os alunos, do melhor classificado ao último. É importante destacar que essa classificação seguirá com os alunos para a AMAN, onde ela poderá sim ser modificada de acordo com o desempenho individual do cadete nas disciplinas e avaliações realizadas durante a formação. Um outro aspecto importante é que TODOS os alunos aprovados com aproveitamento na EsPCEX seguirão para a AMAN para darem continuidade a sua formação, independente de sua classificação.


Será que vou conseguir acompanhar os estudos na EsPCEX?


Sim, essa é uma pergunta muito constante e perturbadora na cabeça de todos os candidatos e confesso que eu mesmo pensava muito sobre isso na época em que fiz o concurso e fui aprovado. MAS, FIQUE TRANQUILO! Como disse no início do texto, se você for capaz de ser aprovado no concurso da EsPCEX, com toda a certeza também terá capacidade para ter um bom desempenho em todas as atividades realizadas durante a sua formação. Logicamente que você precisará gerenciar de forma muito mais eficiente o seu tempo (por isso tratamos constantemente sobre esse assunto durante as instruções complementares em nossos cursos no Elite Mil), tendo em vista as demais atividades de sua formação, como os campos, serviços e missões, porém, nada disso é impossível de ser realizado, afinal, milhares de outros alunos e cadetes já o fizeram, não é mesmo?


Se você quiser ter mais informações sobre as disciplinas que são estudadas na EsPCEX e a importância de cada uma delas, não deixe de ver o vídeo abaixo, onde comento sobre esses e outros aspectos muito importantes sobre a formação acadêmica e militar na EsPCEX.


Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de COMPARTILHAR COM OS SEUS AMIGOS que tem interesse em saber mais sobre a carreira militar nas Forças Armadas.


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

© 2019 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09