O PRINCIPAL INIMIGO QUE VOCÊ DEVE VENCER PARA CONSEGUIR A SUA APROVAÇÃO EM UM CONCURSO PÚBLICO!

Vivemos em um país em crise e isso não é novidade. Crise financeira, política, moral, ética, social... Você liga a TV (aliás, fuja da TV!), assiste o noticiário, navega na internet e tudo o que você encontra são episódios de roubalheira, corrupção, violência e... CRISE. E antes que você desista de ler esse artigo (afinal, estudos indicam que a "paciência" média para leitura do ser humano moderno gira em torno de 10 segundos), eu aviso: SIM, nós vamos falar de crise, mas não da crise do país. O mundo está horrível?! E daí? O seu principal inimigo é VOCÊ. A crise que você deverá vencer é interior, é sua! Você "estuda" há anos e já viu vários conhecidos serem aprovados, enquanto você não consegue nem ficar na lista de espera? A culpa não é do governo federal, que cortou as verbas para concursos ou da Lei de Cotas que prevê vagas para candidatos negros. Nesse artigo irei te mostrar 3 motivos pelos quais você ainda não foi aprovado no concurso que deseja, com o objetivo de te auxiliar a identificar onde você está errando e corrigir as suas atitudes enquanto ainda dá tempo.


Neste artigo você irá descobrir quais são os pricipais motivos que fazem com que você ainda não tenha sido aprovado no concurso público que tanto almeja.

MOTIVO Nº 1: VOCÊ AINDA NÃO ENCONTROU A SUA REAL MOTIVAÇÃO!


Na minha humilde opinião, esta é a principal razão pela qual você ainda não foi aprovado. Como costumo dizer aos nossos alunos no Elite Mil, a principal coisa que faz você ser aprovado NÃO é o estudo e SIM a sua motivação para estudar! Se você não conseguir encontrar aquilo que te motiva, que faz com que você assista àquela videoaula ou àquela aula "chata", mesmo estando cansado, após um dia longo de trabalho, você provavelmente não será aprovado. Fazendo um paralelo com um esporte que exige muita disciplina para que o atleta obtenha bons resultados, a musculação, observe quantos vídeos motivacionais existem no YouTube sobre o tema. Se você quiser ficar gigante, mesmo que se utilize de esteroides anabolizantes para isso, terá que se submeter à cargas excessivas, extenuantes e, muitas vezes, treinamentos tediosos. Além disso, sua alimentação terá que ser altamente regrada e a sua rotina terá que incluir longas noites de sono anabólico. Nada de festas, álcool ou aquela pizza gordurosa. O seu nível de dedicação, empenho e disciplina deverá ser altíssimo. E como o atleta consegue essa motivação? De onde ele tira essa força? Em geral, as pessoas que conseguem esse nível de disciplina tem uma capacidade muito grande de se concentrarem em seus objetivos e, mais do que isso, de acreditarem em si próprias e conseguirem visualizar o seu sucesso muito antes dele acontecer! GRAVE ISSO!

OS VENCEDORES CONSEGUEM TER UMA AUTOCONFIANÇA TÃO GRANDE, QUE FAZ COM QUE ELES VISUALIZEM O SEU SUCESSO E SE MANTENHAM FOCADOS EM SUA PREPARAÇÃO MESMO ANTES DE ALCANÇAREM OS SEUS OBJETIVOS.

E isso não tem nada a ver com ser soberbo ou se achar melhor do que ninguém! O que você precisa é assumir uma mentalidade de vencedor, parar de se achar pior que os outros e começar a entender que TUDO depende de você. Você é construtor do seu sucesso ou do seu fracasso, pare de culpar o mundo pelas suas derrotas! Se a sua vida está ruim, se o seu chefe te persegue e o seu salário é baixo, USE ISSO A SEU FAVOR. Não há combustível melhor para a sua vitória do que os seus problemas! Voltando ao assunto esportes (que, aliás, gosto muito de citar, pois, como você deve ter visto no nosso primeiro post, sou atleta desde muito cedo), gostaria de citar um cara, que "talvez" você conheça, chamado Arnold Schwarzenegger que, certa vez, disse o seguinte:


“Todos nós temos incríveis poderes interiores. O poder é a fé em nós mesmos. Essa é realmente uma atitude de vencedor. Você precisa ver a si mesmo vencendo antes mesmo de vencer. E você precisa estar com fome. Você precisa querer conquistar.”

Você quer mesmo conquistar a sua aprovação? Você está disposto a perder seus "amigos", que irão desistir de te chamar para sair para beber por que você só quer ficar em casa estudando e treinando? O que mais você está disposto a abrir mão pelo seu sonho? Eu não estou aqui dizendo que você terá que ser uma pessoa extremamente "bitolada" e esquecer o mundo para ser aprovado! Não é isso. Mas você precisa saber que para chegar lá, será necessária uma grande dose de disciplina, dedicação e muita MOTIVAÇÃO. Não existe essa de "passar sem estudar"! (Aliás, acho que quem fala que passou em qualquer concurso estudando bem pouco deveria receber uma boa dose de humildade). Ser aprovado é difícil sim, mas você pode chegar lá, basta você estar disposto a realizar o sacrifício necessário! Afinal, qual a diferença entre você e um audito fiscal, ou um PRF, ou um sargento do Exército? Nenhuma!


Então comece pelo seguinte: comece por acreditar em você! Se você não acreditar em você, quem irá? Mas isso não é suficiente! Você precisa criar uma rotina de estudos/treinos dentro da sua rotina diária, encontrando os tempos disponíveis e otimizando ao máximo o seu dia. Aquele intervalo em que você ficava conversando besteira no trabalho ou aquele deslocamento no trânsito de volta para casa podem ser convertidos em tempos de estudo! Escute uma aula no Youtube, a tecnologia está aí para te ajudar. Arrume tempo para realizar o seu sonho ou continue arrumando desculpas! Arrume tempo para vencer na vida ou arrume uma boa desculpa para justificar o fato de você não ter conseguido chegar lá. Visualize a sua vitória e construa, dia a dia, o caminho para o seu sucesso! Use os seus problemas como combustível para chegar no topo! A minha motivação para ser aprovado no concurso da EsPCEX era poder ajudar a minha família. Qual a sua motivação? Encontre ela! Ela será a sua passagem para o sucesso! Não desista!

E isso nos leva a segunda razão pela qual você ainda não foi aprovado no concurso que tanto deseja...


MOTIVO Nº 2: VOCÊ DESISTE MUITO CEDO E NÃO TEM FOCO!

Você já ouviu a história de que "concurso público é igual fila de banco"? Não? Vamos lá... você está na fila do caixa eletrônico do banco. Cada caixa tem a sua fila e você, de maneira muito inteligente, escolhe aquela que tem o menor número de pessoas. Só que chega a vez de uma senhora realizar o seu autoatendimento e ela, coitada, não consegue enxergar direito os números e faz tudo em um ritmo muito lento. Você começa a ficar impaciente e decide pular para a fila ao lado, que está andando mais rápido, de modo que você volta para o final da fila, só que em outro caixa. Entretanto, um funcionário do banco aparece e auxilia a senhorinha, que consegue realizar o seu depósito rapidamente e, com isso, a fila em que você estava começa a andar rápido. Você observa aquilo, desiste novamente de continuar e toma a decisão de sair da sua fila atual e voltar para a fila onde estava. Só que você não volta para o local onde estava, você volta, obviamente, para o final da fila. E daí você começa a perceber que pessoas que haviam chegado depois de você e entrado em filas maiores que a sua já estavam indo embora do banco, enquanto você, o ESPERTO, ainda aguardava (im)pacientemente a sua vez. E aí você se dá conta, tarde demais, que deveria ter permanecido na mesma fila e tido um pouco mais de paciência. Isso já aconteceu com você, não é?
Concurso Público é igual fila de banco!

Pois é, companheiro, da mesma forma, muito aluno inicia os estudos para a EsSA, por exemplo, que é o seu grande sonho, daí um mês depois é divulgado um certame para a PM, e ele abandona os estudos para a EsSA e começa a estudar para o PM. Eis que 1 mês antes da prova, abre o concurso para a EsPCEX, e ele decide estudar para a PM e para a EsPCEX ao mesmo tempo, por que o seu pai, que é militar, falou que era BIZU ser oficial e que dava para estudar para os dois sim, pois o filho "só estudava e tinha a cabeça livre", não fazia mais nada. Que bizu! O resultado você já deve saber. O aluno não consegue ser aprovado em nada. Quem foca em tudo acaba não focando em nada! (Isso por que nem vou falar sobre aquele aluno que desiste na sua primeira reprovação! NÃO FAÇA ISSO!!!!!!)

O que você precisa entender é que existem concursos que são muito parecidos em termos de conteúdo cobrado nas provas teóricas, outros são completamente diferentes. Se você decidir estudar para carreiras policiais por exemplo, terá que construir uma boa base em direito administrativo, constitucional, penal, processual e português, ao passo que concursos voltados para as Forças Armadas normalmente cobram em suas provas assuntos relacionados às disciplinas de ensino médio (português, matemática, física, história, etc...). É humanamente impossível estudar para dois concursos que não são correlatos, ou seja, que apresentam conteúdos programáticos totalmente diferentes. NÃO SE ENGANE! A certeza do fracasso está em pular de um concurso para outro, sem foco algum e sem nenhum planejamento nos seus estudos. Aliás, sobre o tal planejamento...


MOTIVO Nº 3: VOCÊ NÃO TEM NENHUM PLANEJAMENTO NOS SEUS ESTUDOS!


Para entender melhor o assunto, vamos voltar um a falar do nosso amigo Arnold Schwarzenegger e sobre esporte. Quando chegava na academia para treinar, você acha que ele escolhia na hora e aleatoriamente os exercícios e grupos musculares que ia trabalhar ou ele possuía um planejamento detalhado para isso? Você acha que ao término do treino, o pequeno Arnold consumia o primeiro lanche que encontrava na sua geladeira ou ele ingeria uma dieta com os nutrientes necessários para a fase de treinamento em que estava realizando? Meu caro leitor, entenda uma coisa: O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO. Ninguém se torna campeão olímpico ou é aprovado em um concurso que tinha uma concorrência de mais de 1000 pessoas por vaga por mero acaso ou sorte! VOCÊ PRECISA SE PLANEJAR E TRABALHAR DURO PARA ISSO! Isso mesmo, o planejamento vem antes do trabalho duro. Se você trabalhar duro, muito duro, mas sem nenhum planejamento, poderá gastar as suas energias em tarefas desnecessárias e desajustadas com o seu objetivo.


O SEGREDO DO SUCESSO ESTÁ EM VISUALIZAR AQUILO QUE VOCÊ DESEJA, PLANEJAR TODO O TRABALHO QUE SERÁ NECESSÁRIO FAZER E ESTAR DISPOSTO A ARREGAÇAR AS MANGAS E LUTAR PELOS SEUS SONHOS, CUSTE O QUE CUSTAR!

O planejamento nos seus estudos deve iniciar desde cedo, do início. De preferência, comece a estudar com o máximo de antecedência possível, antes mesmo da divulgação dos editais. Se o seu concurso acontece regularmente, inicie os seus estudos tomando por base os últimos 2 ou 3 editais. Analise as mudanças que aconteceram e pesquise na internet se existem tendências de novas mudanças para o próximo concurso. Baixe na internet as provas anteriores (no nosso site, na página "Sala do Papiro", você poderá ter acesso GRATUITO à diversas provas anteriores de concurso públicos, vestibulares e ENEM) e verifique quais os assuntos mais recorrentes. Caso o concurso que você almeja não ocorra com grande frequência, analise o último edital e as provas anteriores também, porém, comece a estudar aquelas disciplinas que com certeza que irão cair na prova! Por exemplo, é pouco provável que uma prova da PRF não tenha questões de Direito Constitucional, Penal, Administrativo e Português, tendo em vista os últimos concursos realizados.


Realize um planejamento minucioso do seu tempo de estudos, colocando tudo em uma planilha onde você poderá planejar em detalhes tudo aquilo que irá realizar durante a sua semana. Em breve irei disponibilizar gratuitamente na nossa "Sala do Papiro" um modelo de planilha que você poderá utilizar para organizar detalhadamente os seus estudos. Lembre-se: Motivação + Foco + Disciplina + Trabalho Duro = Sucesso.


Motive-se para continuar os estudos, ninguém fará isso por você. Mantenha seu foco, não desista na primeira queda. Tenha disciplina suficiente para abrir mão de tudo o que estiver te afastando de sua aprovação. Desse modo, meu amigo, você irá, uma hora ou outra, obter a sua sonhada vaga. Será fácil? Não! Vai doer? Vai! Não estou aqui para te iludir e te dar uma fórmula do sucesso sem esforço. Vencer na vida dói, demora, machuca e é para poucos. Escolha agora quem você quer ser no futuro: um vencedor, cheio de histórias, ou um frustrado cheio de desculpas? O principal inimigo da sua aprovação é você! Você é o próprio criador do seu sucesso ou do seu fracasso! Faça agora a sua escolha! O que te motiva? O que você quer ser? O que você está disposto a fazer por isso?


BRASIL ACIMA DE TUDO!

#ELITEMIL

#ONDETUDOCOMEÇA

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09