O PRINCIPAL ERRO cometido pelos recrutas!

Atualizado: 8 de Nov de 2019


Nesta fase inicial do ano, um dos assuntos mais pesquisados e comentados pelos jovens que completam 18 anos ou estão próximos disso é o ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO. E antes que você me faça várias perguntas sobre isso, quero te recomendar o Canal Coach Militar no Youtube, caso você ainda não conheça, onde foi produzida uma série completa sobre o Alistamento Militar 2019, com vários vídeos informativos, pelo Mautama.


O foco deste pequeno post aqui é alertar você, futuro soldado do Exército, Marinha ou Aeronáutica, sobre um erro muito cometido por jovens que ingressam nas Forças Armadas sonhando em seguir uma carreira militar e servirem à pátria.


ESTE POST PODE MUDAR A SUA VIDA!

O início do ano marca, por todo o Brasil, o início do período do serviço militar obrigatório, para milhares de jovens que foram selecionados e que poderão servir às Forças Armadas por até 8 anos (dependendo de alguns critérios, como o desempenho do militar e o número de vagas disponíveis).

E qual seria esse erro?


Muitos desses jovens que ingressam através do serviço militar obrigatório não querem somente servir o primeiro ano, mas sim, sonham em seguir carreira militar dentro das Forças Armadas, realizar cursos e estágios operacionais e participar de operações reais de emprego. Todavia, o que eles não sabem é que para poderem viver essa realidade, eles precisam ingressar em uma Escola de Formação Militar, através de um concurso público! Ou seja, para seguir carreira militar, para ser um militar de carreira, você precisa ser aprovado em um concurso público.


Existem vários concursos públicos nas Forças Armadas (Clique Aqui para saber mais), com vagas para homens e mulheres, entre 14 e 35 anos de idade, portanto, a melhor coisa que você tem a fazer, caso sonhe em seguir carreira militar, é se informar acerca desses processos seletivos, as características de cada Escola de Formação Militar e, principalmente, da carreira.

O militar que ingressa através do serviço militar obrigatório é considerado um militar TEMPORÁRIO, e não de CARREIRA, podendo permanecer na Força a qual serve por, no máximo, 8 anos. Além disso, o militar temporário não tem estabilidade no cargo ou função, ou seja, o seu contrato é renovado anualmente, por até 8 anos de tempo total de serviço. Desse modo, se por algum motivo, como um mal desempenho por parte do militar ou uma indisponibilidade de número de vagas, o contrato do militar não puder ser renovado, ele será dispensado do serviço ativo. Além disso, o militar temporário, no caso daqueles que ingressam na força através do serviço militar obrigatório, só podem chegar até o posto de 3º sargento temporário, não podendo ascender até os postos e graduações mais altos da hierarquia militar.


Ou seja, o principal erro cometido por esses jovens é acreditar que, para seguir carreira militar, eles devem primeiro se alistar nas Forças Armadas e servir como soldado, como se isso fosse um pré requisito ou que, ao se alistar, eles poderão seguir carreira. NÃO, O SOLDADO NÃO PODE SEGUIR CARREIRA, a menos que ele faça concurso público!


Não é necessário ter servido como soldado para prestar concursos militares, sendo somente requisitado que você esteja em dias com as suas obrigações militares, ou seja, se você foi dispensado, você precisará apresentar o seu Certificado de Dispensa de Incorporação no momento em que for se matricular na Escola de Formação em que foi aprovado. Entretanto, se você for servir como soldado, você também poderá prestar qualquer concurso militar, bastando somente que você informe ao seu Comandante Imediato que irá realizar o concurso para que sejam tomadas as medidas administrativas necessárias dentro do Batalhão.


Para quem quer seguir carreira militar, vale a pena servir como soldado?


Essa é uma pergunta que recebo frequentemente e cuja resposta correta é: DEPENDE! Depende da sua situação econômica, familiar e dos seus planos e objetivos pessoais. Sobre isso eu fiz um vídeo bem legal no nosso canal no YouTube e que você pode conferir clicando AQUI.


Não deixe de ver o vídeo abaixo, onde falo um pouco mais sobre o Alistamento Militar e o tempo de Serviço Militar Obrigatório, dando algumas dicas para você que vai servir às Forças Armadas e que sonha em ser aprovado em um concurso e seguir carreira militar.



BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!



© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09