O caminho para se tornar um General do Exército Brasileiro?

Você quer saber qual o caminho percorrido por um militar do Exército Brasileiro até se tornar um Oficial General? Pois então fica ligado nesse artigo que eu vou falar para você exatamente isso, guerreiro! Aliás, antes de mais nada, deixa eu falar pra você quais são os postos e graduações do Exército Brasileiro, para que você tenha um entendimento melhor.

Na tabela abaixo você terá um panorama geral de todos os postos e graduações do Exército Brasileiro:

Praças

Soldado

Cabo

3º Sargento

2º Sargento

1º Sargento

Subtenente

Praças Especiais

Alunos de Escolas de Formação e Aspirante-a-Oficial

Oficiais Subalternos

2º Tenente

1º Tenente

Oficial Intermediário

Capitão

Oficiais Superiores

Major

Tenente-Coronel

Coronel

Oficiais Generais

General de Brigada

General de Divisão

General de Exército

Ou seja, como você pode ver, os Oficiais Generais estão no topo dentro da hierarquia de postos e graduações do Exército Brasileiro e, para chegar lá, existem alguns caminhos, porém, o mais comum é através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e da Academia Militar das Agulhas Negras.


Mas antes de falar sobre a EsPCEX e a AMAN, é importante que você saiba que os Oficiais Generais são Militares de Carreira e não Militares Temporários e se você ainda não entende a diferença entre eles, recomendo que assista o vídeo abaixo antes de prosseguir a leitura:

Sendo assim, para você se tornar um Oficial General no Exército Brasileiro, você precisa ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) através de concurso público e dar início a sua formação para se tornar um Oficial Combatente de Carreira do Exército.


O concurso da EsPCEX acontece todos os anos e, dentre os principais requisitos, estão:


- Ser brasileiro nato;

- Possuir no mínimo 17 e no máximo 22 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula na EsPCEX (ou seja, o último ano para fazer a prova é aquele em que você completa 21 anos de idade, independente da data).

- Possuir o Ensino Médio Completo no momento da sua matrícula (ou seja, se você estiver no 3º ano do Ensino Médio já pode realizar o concurso).

- Não ser casado, possuir união estável e/ou filhos e dependentes;


O concurso é dividido em várias etapas e, de modo geral, acontece da seguinte forma:


- Entre Fevereiro e Abril: Lançamento do edital e período de inscrições;

- Setembro: Realização das provas escritas (exame intelectual), que geralmente é realizado em dois dias consecutivos (sábado e domingo) e cobra conhecimentos de nível médio em Português, Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Inglês e Redação;

- Entre Novembro e Dezembro: Divulgação das listas de aprovados no exame intelectual;

- Janeiro e Fevereiro do ano seguinte: Realização das demais etapas do concurso lá na EsPCEX, que fica localizada em Campinas-SP (Inspeção de Saúde, Testes Psicológicos, Testes Físicos, Entrevistas, Comprovação dos Requisitos através da apresentação de documentos e Adaptação);

- Fevereiro: Matrícula e início do ano letivo.


Sendo assim, o candidato aprovado em todas as etapas do concurso da EsPCEX irá iniciar a sua formação que terá uma duração total de 5 anos, sendo 1 ano na EsPCEX e mais 4 anos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que fica localizada em Resende-RJ.


No Elite Mil nós temos um Curso on-line completo que pode te auxiliar na sua preparação para enfrentar todas as etapas do Concurso da EsPCEX. Clique no botão abaixo e saiba como nós podemos te ajudar a conquistar a sua vaga na EsPCEX!

Durante todo o período de formação o aluno já é um militar da ativa e, desse modo, tem direito a receber seu soldo previsto em lei, alojamento, alimentação, fardamento, assistência médica, odontológica e religiosa, além de todo o suporte necessário para desempenhar bem as atividades da sua formação. Ao final dos 5 anos, o jovem cadete recebe o diploma de Bacharel em Ciências Militares e é declarado Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, dando início aí efetivamente a sua carreira, onde poderá galgar todos os postos do Exército Brasileiro, chegando, inclusive, ao generalato, ou seja, se tornando um Oficial General.


E para que você entenda melhor como são selecionados, dentre os Oficiais do Exército, os Oficiais Generais e quais são as atividades que esses militares desempenham, não deixe de ver os dois vídeos abaixo, que são trechos da entrevista que o Ten Thiago Henrique fez com o General Peternelli, lá no nosso canal no YouTube (já aproveita e se inscreve no canal!!)

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Não esqueça que aqui no Blog Elite Mil vários artigos legais como esse aqui, não deixe de conferir!


FÉ NA MISSÃO!



0 comentário