Mulher Militar: formas de ingresso nas Forças Armadas




Ingressar nas Forças Armadas é o sonho de muitos jovens atualmente, que inclusive faz com que a procura pela carreira militar aumente ao longo dos anos, como falamos nesse post.




E com as mulheres não é diferente, pois o espaço nos concursos para o público feminino tem crescido, ganhando cada vez mais espaço nas fileiras brasileiras.


Para saber um pouco mais sobre a rotina da Mulher nas forças armadas, confira essa live, com certeza irá te motivar para buscar seu sonho (e aproveita para se inscrever no nosso canal!)


Para conhecer mais sobre os concursos para as mulheres no Exército, na Marinha e na Aeronáutica, acompanhe nosso artigo, falaremos sobre as principais formas de ingresso para todas que desejam ser militares de carreira.


EXÉRCITO


- Concurso ESA

Uma das formas de entrada no Exército para as mulheres é através desse concurso que forma os Sargentos do EB, com duração de 2 anos.

As mulheres podem escolher entre as Áreas Geral (podendo escolher entre Intendência, Tipografia, Material Bélico, Manutenção de Comunicações ou Aviação), Música ou Saúde.

Um dos pré-requisitos desse concurso é ter o Ensino Médio completo e o limite de idade entre 17 e 24 anos para a Área Geral e de 17 a 26 anos para Música ou Aviação.


Saiba como ingressar na ESA


- Concurso EsPCEx


Como porta de entrada para os Oficiais de Carreira combatentes do EB, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército também é uma opção para o público feminino, que podem escolher entre Intendência ou Material Bélico. A formação possui total de 5 anos e como pré-requisito, além do Ensino Médio completo, ter entre 17 e 22 anos.


Saiba como ingressar na EsPCEx


- Concurso EsFCEx


Para as mulheres que já possuem Ensino Superior completo, esse concurso também é uma forma de ingressar no Exército Brasileiro. Possui diversas áreas de atuação disponíveis, porém a quantidade de vagas é muito variável, é necessário estar sempre atento ao edital.

Além do Nível Superior na área escolhida, o concurso também exige idade máxima de 32 anos a data da matrícula.


Saiba como ingressar na EsFCEx


- Concurso IME


Para as mulheres que têm interesse em cursar Engenharia, o concurso do Instituto Militar de Engenharia também está disponível para o público feminino e serve tanto para quem quer seguir carreira após a formação quanto para quem, após o curso, desejar ser civil. Como pré-requisitos estão Ensino Médio completo e idade entre 16 e 22 anos.


AERONÁUTICA


- Concurso EEAR


Escola de Especialistas de Aeronáutica é uma das portas de entrada mais conhecidas para a Força Aérea Brasileira, localizada em Guaratinguetá (SP), que forma os Sargentos em diversas Especialidades que aceitam ambos os sexos como, por exemplo, Informações Aeronáuticas, Meteorologia, Desenho, Equipamento de Voo, Eletricidade e Instrumento, dentre outras.

A duração do curso é de 2 anos e sobre as exigências, é necessário ter Ensino Médio completo e até 24 anos na data de matrícula.


Saiba como ingressar na EEAR


- Concurso AFA

Já para a formação de Oficiais de Carreira da Aeronáutica, o concurso da Academia da Força Aérea é a opção, com possibilidade de escolha para as mulheres entre Intendência ou Aviação e duração de 4 anos de formação. É necessário ter Ensino Médio completo, além de não ter menos de 17 e nem completar 23 anos no ano da matrícula.


- CIAAR

O Centro de Adaptação de Instrução e Adaptação da Aeronáutica é responsável por realizar os Exames de Admissão do público que tenha Ensino Superior completo e com diversas possibilidades que também são direcionadas para as mulheres como Médicas, Dentistas, Farmacêuticas e Engenheiras.


MARINHA


- Concurso EAM

O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros exige o Ensino Médio completo e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha. Recentemente, abriu a possibilidade de ingresso para as mulheres om pré-requisito entre 18 e menos de 22 anos.


Saiba como ingressar na EAM


- Concurso CN

O Colégio Naval é direcionado para o público que possui Ensino Fundamental e deseja seguir carreira militar desde a formação do Ensino Médio. Recentemente também abriu a possibilidade de ingresso para o público feminino e é necessário ter entre 15 e 18 anos.


- Concurso EN

A Escola Naval é direcionada para a formação dos Oficiais da Marinha, onde as mulheres podem integrar o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM). É necessário ter Ensino Médio completo e idade entre 18 e menos de 23 anos.


- Concurso CAP

O Corpo Auxiliar de Praças direciona-se para quem ingressa na Marinha com Ensino Técnico de nível médio completo, também disponível para as mulheres desde que atendam aos requisitos como por exemplo ter entre 18 e 24 anos de idade.


- Demais concursos

Além dos concursos citados, a Marinha também conta com admissão em Quadros Complementares para quem possui Nível Superior como Médicas, Engenheiras e Enfermeiras.



 

Nota-se que cada vez mais as possibilidades na carreira militar estão sendo ampliadas para as mulheres. O importante é que, independente do concurso, você conta com um suporte adequado para te conduzir até sua aprovação e realização do seu sonho de vestir uma farda.

Clique aqui e conheça nossos cursos e todo o suporte que fornecemos para nossos alunos.


Fé na missão.

0 comentário