Mire sempre na Lua. Mesmo que você erre, cairá entre as Estrelas


Se você pudesse escolher um destino, algo para fazer pelo resto da sua vida, o que você escolheria? Use a sua imaginação, sem limites! Se o seu sonho é seguir carreira militar, quero que você me responda o seguinte: se você pudesse escolher uma vaga em qualquer escola de formação militar do país, qual instituição escolheria?


Antes de mais nada, gostaria de explicar para você o porquê de eu estar te convidando a realizar essa reflexão e qual a importância de você levar este assunto a sério.

Diariamente, recebo dezenas de mensagens de diversos jovens que sonham em seguir carreira militar e que, por este motivo, acompanham o meu trabalho e se espelham em minha história para criarem força e energia para trilharem o árduo caminho em busca de sua aprovação em um concurso público de admissão à uma Escola de Formação Militar. Via de regra, uma grande parcela desses jovens, apesar de se mostrarem amplamente empolgados com a perspectiva de se tornarem oficiais/sargentos das Forças Armadas, apresentam duas características em comum: a negatividade e a falta de autoconfiança.


Vários desses jovens costumam dizer frases como:

- Eu não sei se eu sou capaz de passar, pois...(blá blá blá);

- Eu não tenho dinheiro para estudar ou fazer um curso presencial, por isso acho que não vou passar;

- Eu moro em uma cidade pequena, no interior e aqui não existem cursos para a área militar, por isso acho que não vou passar;

- Eu não tenho um local adequado para estudar, por isso acho que não vou passar;

- Eu não tive um bom ensino médio ou fundamental, por isso acho que não vou passar...


Pense bem, você já falou algo assim, não é mesmo? E qual o problema com isso?


Ao dar forças para esse tipo de pensamento, você concentra todas as suas energias na visualização dos problemas que tem em sua vida e não nas diversas formas que poderia encontrar para resolver essas questões.


Veja, eu sei que você já deve ter escutado isso, mas, EXISTE SOLUÇÃO PARA TUDO, menos para a morte!!! Pare de focar as suas energias nos seus problemas, pare de se achar inferior a tudo e todos e comece AGORA a focar em SOLUÇÕES. Você não vai chegar a lugar nenhum se continuar pensando nos seus problemas sem pensar em soluções para eles e, como disse Henry Ford, "se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está correto". Crie o hábito de cultivar pensamentos positivos em sua mente e quando você for confrontado com algum problema, encare isso como um desafio e procure soluções para essas situações.


Uma vez que você desenvolva essa nova forma de encarar a vida, começará a se sentir mais autoconfiante ao perceber que é capaz de resolver problemas e se desenvolver e isso lhe dará uma outra perspectiva em relação aos seus propósitos e objetivos. Ou seja, você começará a ver que sim, você pode alcançar muito mais coisas do que você imaginava e que, na verdade, o principal responsável pelo seu sucesso ou fracasso é VOCÊ MESMO! Desse modo, você será conseguirá traçar objetivos mais ousados como, por exemplo, encarar aquele concurso mais concorrido e difícil que você tanto temia.


Vejo muito jovens com menos de 21 anos de idade que dizem que não irão realizar as provas de admissão às Escolas de Formação de Oficiais, optando somente pelas provas das Escolas de Sargentos, por acharem que não tem capacidade intelectual suficiente ou as condições ideais para se prepararem para aqueles concursos.

Mas você já parou para pensar que a imensa maioria dos Militares que estão ou já passaram pelos bancos escolares das Escolas de Formação de Oficiais, na época em que se preparavam para enfrentar os concursos de admissão, não tinham as condições ideais nem possuíam uma boa base educacional? Falo isso, inclusive, por experiência própria, pois não tive um bom ensino fundamental e médio, além de conhecer diversos oficiais que passaram pela mesma situação. Ou seja, o que vai determinar se você conseguirá ou não, não são as suas condições, mas sim a sua VONTADE DE SUPERAR AS ADVERSIDADES E VENCER! Falo sempre para os meus alunos, se você sonha em seguir carreira militar e ainda tem idade para realizar os concursos das Escolas de Formação de Oficiais, FAÇA ISSO, se prepare arduamente, se dedique ao máximo, pois, dessa forma, você também já estará se preparando para os concursos das Escolas de Formação de Praças. Se você quer ir para o Exército e ser um militar combatente, por exemplo, mire no concurso da EsPCEX, estude focado pelo edital da prova, pois assim já estará se preparando para o concurso da EsSA!


Mire sempre na lua, olhe sempre para o alto, cultive bons pensamentos e entenda que você, somente você, poderá mudar o seu destino e conquistar os seus sonhos!

BRASIL ACIMA DE TUDO! DEUS ACIMA DE TODOS!

5 comentários