Insegurança, ansiedade e procrastinação... os seus 3 maiores inimigos e como combatê-los!

Se você está estudando para um concurso militar, eu apostaria com você que certamente você já se sentiu inseguro, ansioso e procrastinando aquilo que deveria fazer. Estou correto? Deixe o seu comentário aqui abaixo e me fale a verdade! Aliás, queria te lembrar para me seguir também lá no Instagram e acompanhar os conteúdos que trago sobre a vida militar (Clique aqui), caso ainda não acompanhe.


Pois é, e sabe por que eu tenho tanta certeza disso? Por que eu mesmo, quando era candidato à uma vaga do concurso da EsPCEX, sofri sozinho combatendo esses 3 vilões. Sim, eu me sentia muito inseguro, sem saber se realmente passaria na prova, se estava estudando da maneira correta e isso me deixava cada vez mais ansioso. Confesso, entretanto, que não procrastinava tanto nos meus estudos. Acredito que hoje em dia, com essa enorme quantidade de informações que temos disponível na palma da nossa mão, na tela dos nossos celulares, temos montado o cenário ideal para desviar o nosso foco das coisas importantes com grande frequência, perdendo assim o nosso foco e eficiência, ou seja, procrastinando.


Separei aqui abaixo não 1, mas 3 vídeos que fiz lá no meu canal do YouTube sobre esse tema, não deixe de conferir essas dicas!




Bem, e agora que você já pegou todos os bizus de como enfrentar a procrastinação e se tornar mais eficiente, vamos voltar ao começo, às causas desse problema. Como falei, de acordo com a minha experiência e pelo que venho acompanhando os nossos milhares de alunos nos últimos anos, a insegurança gera a ansiedade e, consequentemente, a procrastinação, ou seja, é uma sequência de eventos que acaba tendo como resultado o seu afastamento daquilo que é importante: ESTUDAR.


E se a insegurança é a grande causadora de tudo, eu quero te ajudar agora a entender os motivos que te levam a ser inseguro. Pense um pouco sobre esse assunto e, para isso, vamos fazer um pequeno exercício. Quero que você pegue uma folha de papel e anote nela todos os motivos que vierem a sua cabeça e que te fazer se sentir inseguro.


Por exemplo, se eu tivesse feito esse exercício em 2009, quando estava estudando para o concurso da EsPCEX, escreveria o seguinte:

  • Eu não tenho parâmetros para saber se os meus estudos estão sendo eficientes, além dos exercícios que faço;

  • Eu não tenho materiais direcionados para o concurso da EsPCEX, pois estou estudando com os livros e apostilas que usava no Ensino Médio;

  • Estou estudando sozinho;

  • Preciso passar para poder ajudar a minha família financeiramente, ou seja, minha família depende disso;

  • Às vezes sinto que não estou progredindo...

Bem, poderia escrever esses e muitos outros motivos que me faziam me sentir inseguro e, muitas vezes, me levavam a ter pensamentos sobre desistir, abandonar aquele sonho e seguir um caminho mais fácil. Aliás, você já pensou em desistir? Eu, novamente, apostaria que sim, afinal, é natural tentarmos desviar de coisas mais difíceis, daquilo que nos causa desconforto e nos machuca. Fique tranquilo, se você já pensou em parar os estudos, você não é o único e certamente não será o último, mas eu estou aqui para te dizer que você não deve desistir!

A dor do fracasso é menor do que a dor do arrependimento por não ter sequer tentado!

E aí, já colocou no papel os motivos que te causam insegurança? Ótimo, agora, olhe para eles! Reflita sobre eles. Um dos meus alunos, por exemplo, tem 17 anos e me falou que ao olhar a prova de física da EsPCEX, se sentiu inseguro e imediatamente pensou que não seria capaz de aprender aqueles conteúdos e, por isso, pensou em desistir antes mesmo de começar. Perguntei para ele o seguinte: "Analise comigo... o que você está falando, tem lógica? Será mesmo que em 1, 2, 3, até mesmo 4 anos, você não será capaz de aprender isso? Será mesmo que eu, que fui aprovado na EsPCEX, tenho um cérebro melhor do que o seu?" E ele imediatamente reconheceu que, na realidade, aquele era o seu "eu fraco" falando, era o seu subconsciente tentando tirá-lo da batalha, poupar as suas energias, escolher o caminho mais fácil (veja esse vídeo).


E eu quero que você faça a mesma coisa com esses motivos que você escreveu aí no papel, eu quero que você os analise, os critique, observe, de forma racional, se eles realmente são motivos válidos ou se são apenas desculpas que o seu eu fraco está tentando "fazer você engolir" como verdades. Você não teve uma boa base? Ótimo, mas eu e milhares de outras pessoas que foram aprovadas em concursos militares também não tivemos. Qual a próxima desculpa? Você não tem condições financeiras para estudar? Tem certeza que não? A quantidade de informações que existem de forma gratuita na Internet tem ajudado milhões de estudantes, diariamente, a alcançar os seus objetivos! Além disso, você pode estudar de forma direcionada e organizada, ter todo o apoio que precisa, através de cursos à distância, como os que temos aqui no Elite Mil, por exemplo (clique aqui), oferecidos à um preço extremamente acessível!


Ou seja, o que eu quero é que você mesmo olhe para os motivos que te deixam inseguro e os destrua completamente, mostre para você mesmo que sim, existem formas de superar cada uma dessas limitações. Ao fazer isso, você criará um plano, uma linha de ação, objetivos para ultrapassar essas barreiras que impedem o seu progresso e que, no fim das contas, te fazem procrastinar. E veja bem, entenda que só você pode fazer isso por você! Nas reuniões que fazemos com os nossos alunos através de videoconferência, nós debatemos e buscamos encontrar soluções para os seus problemas diários, todavia, é importante que fique bem claro que nós só podemos mostrar para vocês o caminho, a execução cabe a cada um de vocês.


Desse modo, para que você se torne uma pessoa mais segura e confiante, primeiro, você deve identificar o que te causa isso, depois, você deve, de forma ativa, encontrar uma forma de superar essas limitações!

E sobre isso, eu quero deixar aqui, por fim, esses dois vídeos, com dicas mais do que fundamentais para que você aprenda a controlar a sua ansiedade! NÃO DEIXE DE ASSISTIR E, MAIS IMPORTANTE AINDA, PRATICAR AQUILO QUE É FALADO!




Para se tornar uma pessoa confiante, aprender a controlar a sua ansiedade e ser mais eficiente, primeiro, você deve identificar as causas dessa reação em sua cabeça e, depois, criar um plano eficiente para superar cada uma dessas dificuldade!! Não esqueça, faça o exercício proposto aqui neste post (o de escrever no papel os motivos que te causam insegurança e depois analisá-los), pois certamente, se você der a devida importância a isso, você será imensamente beneficiado!


FÉ NA MISSÃO!

1º TEN THIAGO HENRIQUE - CEO ELITE MIL



© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09