Inglês na prova da EsSA? E agora?


Nas últimas semanas, uma notícia vem perturbando o sono daqueles que sonham em ingressar na Escola de Sargentos das Armas e se tornarem Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro: a possibilidade de que o concurso da EsA, no ano de 2019, cobre conhecimentos relativos à LÍNGUA INGLESA!

Muito candidatos entraram em desespero ao saber da possibilidade de que o concurso da EsSA venha com questões de Inglês no ano de 2019
E antes que você, integrante ou futuro integrante da Tropa Elite Mil, fique também desesperado, quero te dizer o seguinte: NÃO HÁ MOTIVOS PARA PÂNICO, ALIÁS, VOCÊ DEVERIA ESTAR FELIZ COM ISSO!

Mas como assim, estar feliz? Vou te explicar, mas antes, deixa eu te falar um pouco sobre a importância de ser habilitado em uma segunda língua, nas Forças Armadas e do porquê disso estar acontecendo.


Como você já sabe, vivemos na Era da globalização, onde as informações viajam em um ritmo absurdamente brutal e os acontecimentos que ocorrem do outro lado do planeta impactam, quase que instantaneamente, os quatro cantos do mundo. Nesse contexto, onde a interação entre os países se dá de maneira ultra-rápida, cresce de importância que sejamos capazes de nos comunicarmos de maneira eficiente e, dessa necessidade, a língua inglesa, falada por diversos países, dentre eles duas das principais potências mundiais dos séculos 19,20 e 21 (EUA e INGLATERRA), elevou-se ao status de "língua universal". Desse modo, o inglês vem se tornando, cada vez mais, item obrigatório para todos aqueles profissionais que desejam estar inseridos em um contexto profissional cada vez mais abrangente e sem fronteiras em termos geográficos e, dessa forma, seguindo uma tendência mundial, nas Forças Armadas Brasileiras não poderia ser diferente.


Nesse sentido, a língua inglesa já é matéria curricular estudada pelos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, onde também é obrigatório o estudo do Espanhol, tendo sido inserida, da mesma forma, no período de qualificação da Escola de Sargentos das Armas. O Exército Brasileiro, assim como a Aeronáutica e Marinha do Brasil, participa, cada vez mais, de programas de desenvolvimento militar conjuntos, que envolvem diversas nações amigas, com o objetivo de estreitar os laços de amizade com esses países e realizar o desenvolvimento mais rápido e eficiente de tecnologias e estratégias de defesa. Nesse contexto, é crescente, ao longo dos últimos anos, o número de militares das Forças Armadas que realizam cursos e estágios operacionais e técnicos no exterior, assim como a quantidade de militares estrangeiros que vem para o Brasil se capacitar conosco. Desse modo, o domínio da língua inglesa por parte dos militares brasileiros se tornou algo extremamente necessário, o que levou as Forças Armadas a buscarem formas de melhor capacitar os seus quadros para essa nova realidade.


Ou seja, exigir um domínio prévio do Inglês para os candidatos que irão enfrentar os concursos de admissão da EsPCEX e da EsSA seria algo bem óbvio e eficiente, não é mesmo, pois, desse modo, o Exército estaria garantindo a entrada de pessoas que, teoricamente, já estariam previamente habilitadas para utilizar este idioma em situações futuras em que isso fosse necessário?

Uma vez que você tenha entendido o porquê das Forças Armadas estarem dando tamanha importância para a Língua Inglesa, você agora precisa saber do seguinte: INDEPENDENTE DO CONCURSO, VOCÊ PRECISA, DESDE JÁ E O QUANTO ANTES, COMEÇAR A ESTUDAR INGLÊS, PONTO!


Espero que eu tenha sido bem incisivo nisso mas, mesmo sendo redundante, preciso que você leia isso novamente: SE VOCÊ AINDA NÃO DOMINA A LÍNGUA INGLESA, VOCÊ JÁ ESTÁ MUITO ATRASADO! Você precisa entender isso, jovem, ainda mais agora com a enorme possibilidade de que tenhamos inglês no concurso de admissão da EsSA. A língua inglesa é praticamente algo obrigatório para todos aqueles que querem se tornar Oficias ou Sargentos de Carreira e terem acesso às diversas oportunidades de participarem de atividades no exterior, como cursos, estágios e missões de paz.


Mas calma, lembra que eu falei que você não precisa entrar em desespero? Vou te dar aqui dois bons motivos para que você não saia por aí arrancando os seus cabelos e, muito menos, desista do seu sonho por que não sabe AINDA nada sobre inglês.


Em primeiro lugar, a prova do concurso cobra apenas conhecimentos relativos à leitura e interpretação de texto, ou seja, você não precisa se preocupar ainda em falar ou entender o inglês falado e nem em escrever em inglês. As únicas coisas que você precisa saber é LER e INTERPRETAR QUESTÕES em inglês, escolhendo a opção correta, o que é algo bem mais simples do que ter um "papo cabeça" em inglês com um avaliador credenciado (algo que é feito em um dos testes de proficiência para os militares do Exército pelo Centro de Estudos de Pessoal, órgão responsável, dentre outras coisas, a desenvolver a pesquisa metodológica aplicada ao Ensino de Línguas no Exército).


Em segundo lugar, pensando nisso, na PLATAFORMA ELITE MIL, tanto no curso da EsPCEX quanto no da EsSA, você terá aulas de Inglês Instrumental com o professor Thiago Cordeiro que serão voltadas exclusivamente para a sua necessidade atual, ou seja, LEITURA e COMPREENSÃO! Nada de ficar gastando horas e mais horas decorando regras gramaticais ou treinando a pronúncia das palavras, com o SEU PROFESSOR GIGANTE você terá aulas 100% voltadas para a sua prova, para que você destrua a prova do seu concurso.


Isso quer dizer que você não deve se preocupar em falar ou entender o Inglês falado? NÃÃÃOOOO! Isso também é fundamental para você, futuro militar de carreira do Exército, entretanto, nesse momento, você precisa garantir a sua aprovação, sendo o Inglês Instrumental para concursos a sua melhor e mais inteligente opção pois, dessa forma, você estará focando 100% naquilo que realmente importa.


Ou seja, você não precisa ficar desesperado e sim feliz, isso mesmo, FELIZ, pois muuuuitos candidatos, por não acreditarem em si próprios e terem uma auto-confiança baixíssima irão desistir do sonho de se tornar Sargento de Carreira do Exército, por não entenderem que sim, é completamente possível dominar o inglês instrumental em cerca de 6 meses de papiro e gabaritar qualquer prova que venha a ser aplicada. Será fácil? Lógico que não! Mas se fosse fácil, todo mundo faria e tenho certeza que você, da Tropa Elite Mil, não gosta nada de coisas fáceis.


SE VOCÊ QUER ATINGIR O TOPO, TERÁ QUE SUPORTAR A DOR DA SUBIDA!

BRASIL ACIMA DE TUDO!

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09