Finalizando o ENSINO MÉDIO e ainda não sabe qual carreira vai seguir? NÃO DEIXE DE LER ESSE POST!

Atualizado: 16 de Jun de 2018

Você está terminando o seu ensino médio, mal sabe o que quer fazer no seu final de semana e já tem que decidir toda a sua vida, de uma vez só, ao escolher qual vestibular irá realizar e, por consequência, qual profissão irá seguir? Você olha para os seus amigos, todos já sabem perfeitamente qual área irão se especializar, qual doutorado irão cursar e em quais empresas irão trabalhar daqui há 20 anos e pensa que você, por sua indecisão, vai acabar escolhendo algo errado ou, pior, passará a sua vida em subempregos ou realizando aquilo que não gosta? Calma, guerreiro! Você não é o primeiro, o único, muito menos o último à passar por essa fase difícil na vida, momento em que escolhas muito importantes são tomadas e temos pouquíssima ou nenhuma experiência para nos embasar. Mas vou te dar aqui 2 ótimas notícias, para acalmar o seu ânimo, antes de falarmos sobre o propósito desse post:


1°- Você está na Era da Informação! Use isso à seu favor e encontre os dados necessários para melhor tomar sua decisão. Existem diversos sites, fóruns, blogs e vídeos disponíveis na Internet sobre praticamente qualquer área profissional, basta você procurar!


2º- As Forças Armadas tem diversas opções de formação para você! E agora vou te contar algo que você, provavelmente, não sabia... APÓS SE FORMAR EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO MILITAR, VOCÊ NÃO É OBRIGADO À SEGUIR CARREIRA MILITAR POR TODA A SUA VIDA!

As escolas de formação militar são ótimas opções para você, jovem, idealista e que quer fazer algo pelo seu país!

E com o objetivo de clarear um pouco mais a sua mente e te ajudar a escolher melhor o seu futuro, trago aqui algumas informações que considero relevantes (e que muitos jovens ainda não sabem) sobre a FORMAÇÃO EM UMA ESCOLA MILITAR!


Em primeiro lugar, é importante que você saiba que existem várias áreas de formação nas Forças Armadas! Existe áreas voltadas para o combate, mas também existem áreas técnicas e de apoio, como SAÚDE, INFORMÁTICA, COMUNICAÇÕES, ENGENHARIA, AVIAÇÃO, LOGÍSTICA, MAGISTÉRIO, SERVIÇOS RELIGIOSOS, VETERINÁRIA, dentre outros (Em nosso site temos uma lista com os principais concursos militares e as formas de ingresso, não deixe de conferir AQUI). Ou seja, existem opções muito interessantes de formação para você que quer ser operacional, carregar mochila, atirar, rastejar, saltar de paraquedas e fazer rapel de helicóptero, porém, também existem muitas vagas para você que deseja se especializar em outro tipo de atividade, menos "raladas".


Aqui, gostaria de citar 3 características muito peculiares da formação militar para, quem sabe, mostrar a você que sim, existe um lugar feito para você nas FORÇAS ARMADAS!

1º - A FORMAÇÃO MILITAR É MUITO VALORIZADA FORA DAS FORÇAS ARMADAS!


Antes de mais nada, deixa eu te fazer umas perguntas: na sua cidade, existem muitas faculdades? É muito difícil, hoje em dia, se conseguir um diploma de nível técnico ou, até mesmo, superior? Pois é, exatamente. Uma das coisas boas da Era da Informação é o fato de que se tornou muito mais simples, rápidos e prático o acesso à formações que antes eram restritas à uma reduzida parcela da população. E isso é ruim? Claro que não! É maravilhoso o fato de que cada vez mais pessoas tenham acesso à uma formação acadêmica e possam realizar o sonho de concluírem o nível superior, entretanto, isso gerou um pequeno transtorno no mercado de trabalho. Com tantas pessoas diplomadas, o que diferencia os profissionais?


EM UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS SATURADO E QUALIFICADO, POSSUIR UM DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR NÃO É MAIS UM DIFERENCIAL, E SIM, UMA OBRIGAÇÃO!

No nosso País, ter uma formação militar ainda é sinônimo de qualidade e visto como um grande diferencial para muitos empregadores, sobretudo em empresas que requerem profissionais mais experientes e técnicos. Um bom exemplo disso são os Engenheiros formados pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) que, logo ao chegarem na tropa, após a sua formação, desempenham atividades inerentes à profissionais altamente qualificados, o que lhes confere uma experiência profissional muito atraente aos olhos de grandes empresas. É muito comum engenheiros militares especialistas em Engenharia de Fortificação e Construção (análoga à Engenharia Civil), logo nos seus primeiros anos de tropa, serem responsável por obras de grande envergadura, onde adquirem grande experiência técnica e profissional. Esses militares, frequentemente, são muito visados por empresas do setor privado que tem como objetivo encontrar profissionais altamente qualificados, experientes e já "testados" em obras e projetos.


Um outro setor das Forças Armadas onde essa situação é bastante comum é na aviação militar, seja no trabalho como pilotos de helicópteros e aviões (oficiais pilotos) ou no de mecânica de aeronaves (sargentos mecânicos de aviação). É muito comum que militares que atuem nesse setor sejam recrutados por empresas e passem a prestar serviços privados após passarem para a reserva (aposentadoria). Para a empresa isso é muito bom, pois ela tem a certeza de que está incorporando aos seus quadros de funcionários um profissional altamente experiente, confiável e responsável, já para o militar, o fato de conseguir trabalhar com algo que gosta e tem bastante vivência, mesmo na aposentadoria, se traduz em algo extremamente positivo.


2º - VOCÊ IRÁ RECEBER PARA ESTUDAR E AINDA CONTARÁ TEMPO DE SERVIÇO DURANTE A SUA FORMAÇÃO!


Já pensou poder viver para estudar e se aperfeiçoar e ainda receber um bom salário, 13º, férias, alojamento, alimentação, fardamento e assistência médico-odontológica? Sim, isso é possível. Durante toda a sua formação militar, desde o primeiro dia após a sua matrícula, você terá direito à tudo isso, além de ter a certeza de que estará recebendo uma formação de alto nível e que, inclusive, não precisará procurar emprego após a sua formatura, pois terá a possibilidade de seguir carreira militar, seja como sargento ou oficial, dependo da Escola de Formação Militar que você esteja cursando.

Sublinhados em amarelo estão os valores recebidos pelos alunos das principais Escolas de Formação das FFAA.

Como você pode ver na imagem acima, um aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebe, por mês, o valor de R$1.066,00, além de ter direito à todos os benefícios que citei acima. Se realizar um bom planejamento financeiro logo no início de sua formação, o jovem militar conseguirá iniciar a sua poupança desde cedo, podendo começar a sua vida profissional de uma forma financeiramente saudável (se você quiser saber mais sobre planejamento financeiro para militares em Escolas de Formação, deixe o seu comentário aqui abaixo que irei falar mais sobre esse assunto!).


Além disso, o militar que ingressa em uma Escola de Formação Militar começa a contar tempo de serviço para a sua passagem para a reserva (aposentadoria) já a partir da data de sua matrícula! Ou seja, se o militar ingressa na escola com 17 anos, poderá se aposentar, de acordo com a legislação atual (Junho de 2018), com 47 anos ou menos. Isso mesmo, 47 anos OU MENOS, pois existem algumas regiões do país, chamadas "guarnições especiais", onde a cada 2 anos de serviço o militar soma mais 8 meses em seu tempo de serviço, podendo assim, se aposentar com menos de 30 anos de efetivo serviços prestados. Esse "benefício" existe pois as guarnições especiais são regiões de grande isolamento geográfico, localizadas em regiões remotas e afastadas dos grandes centros do país. Após passar para a reserva remunerada, de acordo com a legislação em vigor, o militar tem direito a receber o seu soldo integral, sem abatimentos, ou seja, ele se aposenta recebendo praticamente aquilo que recebia enquanto estava na ativa, exceto alguns adicionais e rendimentos que somente os militares da ativa tem direito.


3º - AS ESCOLAS DE FORMAÇÃO MILITAR CONCEDEM DIPLOMAS RECONHECIDOS PELO MEC!


Você sonha em fazer concurso público para a Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal? Ótimo, seu lugar é nas Forças Armadas! Não entendeu? Vou te explicar!


As principais Escolas de Formação Militar concedem diplomas de nível superior e tecnólogo para os militares que concluem os seus cursos. Isso significa que você, ao se formar na Escola de Sargentos das Armas, por exemplo, receberá o seu diploma de nível tecnólogo e poderá, inclusive, prestar concursos públicos que exigem nível superior/tecnólogo completo, como o da PF e PRF. No caso de Escolas de Formação de Oficiais, o diploma concedido é o de nível superior, o que também confere ao militar concludente a possibilidade de prestar concursos públicos fora da força. Essa é uma ótima possibilidade para você que sonha em realizar concursos de nível superior mas, por questões financeiras, não tem condições de cursar um curso superior ou tecnólogo. Não estou aqui te dizendo para utilizar a formação militar unicamente com essa finalidade, entretanto é importante que você saiba que essa possibilidade existe e, inclusive, vem sendo seguida por muitos oficiais e sargentos que são aprovados em concursos públicos muito concorridos do País. No caso da Academia da Força Aérea (AFA), por exemplo, o militar formado na área de aviação recebe dois diplomas de nível superior, um de Bacharel em Administração e outro em Bacharel em Ciências Aeronáuticas; aquele que se forma na área de infantaria, recebe os diplomas de Bacharel em Administração e também em Ciências Militares; já aquele que se forma na área de intendência é graduado em administração e também em Ciências Logísticas.

Você não entendeu errado! O aluno que se forma na AFA recebe 2 diplomas de nível superior ao final do Curso de Formação, que dura 4 anos!

Espero que esse pequeno artigo tenha servido para te mostrar que as Forças Armadas tem espaço para muita gente, em diversos setores e com propósitos de vida diferentes. Seja qual for o seu sonho, não deixe de pesquisar a fundo todas as possibilidades que estão ao seu redor, para conseguir tomar uma decisão acertada, consciente e produtiva e que gere bons frutos no seu futuro.


Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, não deixe de comentar abaixo! COMPARTILHE esse conteúdo com os seus amigos, quem sabe você não ajuda alguém a decidir o caminho de sua vida. Não há nada melhor do que fazer o bem a alguém!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

#ELITEMIL

#ONDETUDOCOMEÇA