EsPCEX 2020 - O concurso está ficando mais difícil!

Mais difícil?? Como assim?? Calma, combatente, eu explico o título desse post, mas, antes disso, seja muito bem vindo ao nosso blog! Respire, controle a sua ansiedade, se for preciso, pague 20 flexões e... vamos aos fatos!


A prova da EsPCEX ficará mais difícil?


Sim, eu sei, muita gente está dizendo isso, não é mesmo? Mas ao analisarmos as últimas 10 provas da EsPCEX percebemos que existe um padrão no nível das provas e que sempre existem algumas disciplinas que aparecem em um nível mais alto ou mais baixo, dependendo do ano. Por exemplo, em 2019, muitos alunos sentiram dificuldades na disciplina Geografia, sobretudo por que o padrão de questões foi um pouco alterado, com algumas tratando sobre temas relacionados à atualidades, algo que não é tão comum no concurso da EsPCEX, que sempre apresenta questões bem diretas (Go No Go FIRE NO FIRE, no jargão militar). Mas isso não quer dizer que a prova estava mais difícil, ela simplesmente não tem como ter exatamente o mesmo nível da prova anterior, isso é impossível. Naturalmente, as bancas que montam as provas mudam, ou seja, as pessoas envolvidas na "fabricação" das questões não são sempre as mesmas e isso faz com que existam variações no nível da prova.


Muitos estão falando que devido ao aumento na mediana da prova no ano de 2019, a EsPCEX irá optar por elevar o nível de suas provas, com o objetivo de baixar um pouco as notas e selecionar ainda mais os futuros oficiais. Será que isso é verdade? Sinceramente, não sei! Se eu falar que sim ou que não estarei especulando! Porém, se eu pudesse arriscar aqui, dar a minha opinião, eu diria que não, as provas não devem ficar globalmente mais difíceis. Ou seja, existirão as variações normais no nível das disciplinas, porém, de forma geral, a prova não deve ficar mais difícil (lembre-se, essa é apenas a minha opinião, um "chute" baseado na análise das últimas provas).


Mas, se a prova não ficar mais difícil, como o concurso pode ficar mais difícil?


Bem, o fator a ser analisado não deve ser a prova, mas sim, a concorrência. Por mais que a gente fale que "você só precisa de uma vaga" e que "o seu maior concorrente é você mesmo" (duas verdades!), de forma prática, você tem sim muitos concorrentes, milhares deles. E se você quiser garantir a sua vaga, a única que você precisa, você tem que "ser melhor" no concurso do que os seus concorrentes. Fato, não é mesmo? E se os seus concorrentes estão a cada ano melhor preparados, isso significa que VOCÊ também deve melhorar, não é mesmo? Pois bem, é aí que está a maior dificuldade no concurso: na concorrência!


Está aqui um fato que você tem que entender e aceitar: a concorrência está ficando "melhor". Isso mesmo, melhor. Quando falamos em concorrência, não devemos necessariamente nos preocupar com o seu tamanho, mas sim, com a sua qualidade. Existem concursos que tem um número muito maior de inscritos do que o da EsPCEX, como o da ESA, por exemplo, porém, são mais fáceis de passar, ou seja, não é necessariamente o número de candidatos por vaga que importa, mas sim o seu nível de preparação. E o nível de todos os candidatos está aumentando. Aliás, me arrisco a dizer que o nível dos candidatos de todos os concursos públicos militares está aumentando, afinal, basta vermos que a grande maioria desses concursos teve um aumento significativo em suas notas mínimas entre os aprovados.


O que você deve fazer, então?


Em primeiro lugar, vamos analisar os principais motivos que levaram a esta situação. Na minha opinião, o fator mais importante nesse processo tem sido a democratização da educação. Hoje, por um preço cada vez mais baixo, conseguimos ter acesso a uma educação de qualidade, de qualquer lugar do país ou do mundo, bastando apenas um acesso a internet para isso.


Maravilhoso, não? O que antes era exclusividade de uma pequena parcela favorecida da nossa população está, cada vez mais, disponível para mais e mais pessoas. E se você está aqui lendo este post, saiba que você é mais uma pessoa beneficiada com essa revolução educacional, afinal de contas, até pouco tempo atrás seria praticamente impossível compartilhar, de forma gratuita, a quantidade de informação que eu compartilho com vocês aqui pelo Blog e pelas minhas redes sociais. Você pode estar em qualquer lugar do mundo e ler esse texto, ver minhas centenas de vídeos e interagir comigo e com outras pessoas. Portanto, não reclame, você também está sendo beneficiado com a democratização na educação, todos nós estamos!


Um outro motivo que, na verdade, também tem relação com o aumento da disponibilidade de informações para todos nós, é que cada vez mais jovens estão se dando conta das diversas possibilidades que existem na carreira militar. No nosso canal no YOUTUBE, por exemplo, você encontra centenas de vídeos sobre os mais variados assuntos de interesse militar. Aliás, vou colocar aqui abaixo uma lista de 10 vídeos que certamente poderão ser do seu interesse:


- Como é a vida do cadete na AMAN.

- Como funciona a escolha de armas, quadro e serviço.

- Qual a melhor arma, quadro e serviço no Exército Brasileiro.

- Os gastos que um aluno da EsPCEX tem durante a sua formação.

- Como funciona a vida social dos militares em formação.

- Como é a rotina em um batalhão de INFANTARIA do Exército.

- Porte de armas de fogo para alunos da EsPCEX e Cadetes da AMAN.

- Os principais motivos de desligamento na EsPCEX e AMAN.

- Como funcionam as transferências dos militares (parte 1) (parte 2) (parte 3)

- O que eu faria se tivesse hoje 16 anos de idade.


Viu só? Há 10 anos atrás você jamais encontraria esse tipo de informação por aí! Eu vim saber como funcionavam as transferências no Exército quando eu já era cadete da AMAN, por exemplo! Ou seja, cada dia mais as informações "voam" de forma mais rápida e como a educação está cada dia mais acessível, milhares de jovens que, em outras situações, não considerariam a possibilidade e, até mesmo, não saberiam dela, hoje estão optando pela carreira militar. Sendo assim, mais pessoas mais qualificadas estão procurando os concursos militares e esta é uma realidade que, na minha concepção, não deve mudar daqui para a frente, aliás, deve se intensificar ainda mais.


Mas, voltando à pergunta, o que você deve fazer?


Em primeiro lugar, foque no que você controla! Você tem controle sobre a velocidade das informações, sobre a internet, sobre a democratização da educação? NÃO! É impossível, não é?! Pois bem, esqueça isso. Foque no que você controla: a sua preparação!


Em segundo lugar, use isso a seu favor! Veja bem, você tem o mundo na sua mão, um universo que pode ser utilizado tanto para o seu bem quanto para o seu mal. Portanto, faça a escolha correta, use a internet e todas essas facilidades a seu favor. Nada de ficar perdendo tempo nadando nessa rede infinita de informações a procura de coisas que não tem valor, que não agregam em nada na busca pela sua aprovação. Use as ferramentas a seu favor. Faça uma limpeza em suas redes sociais, procure materiais que estejam de acordo com as suas possibilidades e necessidades, participe ou monte um grupo de estudos virtual... as possibilidades são imensas, basta você entender que, da mesma forma que o seu concorrente, você também está sendo beneficiado por tudo isso, ou seja, cada dia mais temos uma possibilidade de igualdade maior em um concurso. Você não estuda nos melhores colégios, não tem tanto dinheiro para comprar os melhores materiais? Não tem problema!! A internet veio para democratizar isso! Portanto, faça bom uso dessa ferramenta!


Dá uma olhada no vídeo abaixo que fiz sobre o tema!!



1º Ten Thiago Henrique - CEO do Elite Mil - Cursos Preparatórios

FÉ NA MISSÃO


© 2019 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09