ESA ou EEAR, qual escolher?

Fala, combatente! Tudo bem com você?

Aqui é a 2º Sgt Saloto e hoje quero compartilhar com você uma dúvida muito frequente entre os concursos para sargento das Forças Armadas que é a seguinte: “estudo para ESA ou para a EEAR”?



Para quem não sabe, a Escola de Sargento das Armas (ESA) é a instituição que forma sargentos combatentes do Exército, enquanto a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é responsável por formar os sargentos especialistas da Aeronáutica.


Mas tem algo que poucas pessoas sabem que é: você pode estudar para os dois concursos ao mesmo tempo. Vou te explicar o porquê.


(Lembrando que aqui iremos comparar a prova da EEAR do CFS e a prova da ESA - Geral)


Primeiro motivo: São concursos muito similares quantos aos requisitos.

- Possuir, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

- Vagas para homens e mulheres;

- Ter concluído o ensino médio;

- Tempo de formação de 2 anos;

- Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável.


Ou seja, se você se encaixa nos requisitos de um concurso, provavelmente você se encaixa no outro também.


Segundo motivo: Nível de dificuldade parecido

Embora as matérias cobradas sejam diferentes (vou explicar mais sobre isso), a nota de corte desses dois concursos são altas e exige dedicação de estudo, assim como em qualquer concurso.

Suas chances de ser aprovado em um ou outro vai depender de quais matérias você possui base melhor ou mais facilidade para aprender.



Sobre o conteúdo cobrado

Como te falei anteriormente, o que difere os concursos são as disciplinas cobradas e a quantidade de questões no total da prova. Veja a diferença:


EEAR: Português (24 questões); Inglês (24 questões); Matemática (24 questões); e Física (24 questões).

Total 96 questões.


ESA: Matemática (12 questões); Português (12 questões); História (6 questões); Geografia do Brasil (6 questões); Inglês (4 questões); e Redação.

Total 40 questões.


Ou seja, enquanto a prova da EEAR conta com maior número de questões e menos matérias; no concurso da ESA mais disciplinas são cobradas com menos questões.


Fato é que a dedicação e o empenho do candidato precisa ser o mesmo independente desses dois concursos, ou seja, caso faça as duas provas no mesmo ano você pode dobrar as chances de ser sargento!

Claro que para isso é necessário que haja organização e um método para conseguir estudar todo o edital dos dois concursos até a data das provas.


Foi pensando nisso que criamos no Elite Mil o curso COMBO ESA-EEAR, direcionado para todos aqueles que entendem que fazer as duas provas pode aumentar sua possibilidade de aprovação e de ser futuramente um sargento das Forças Armadas, além de possuirmos cursos on-line voltados para outros diversos concursos militares, como a EsPCEX, CFN e EAM.


Nesse curso unimos as disciplinas das duas provas, você terá acesso ao conteúdo de forma integral, não deixará de estudar nada e poderá no mesmo ano ter mais chance de ser APROVADO. No nosso combo você pagará somente um valor e se preparará para os dois concursos, com suporte completo e acesso por 2 anos.


Lembre-se que você precisará de um foco extremo, por isso ter suporte, organização e método te economizará muitas horas que poderão ser investidas no que importa: seu estudo e dedicação. Pois o restante todo já estará pronto para você na plataforma, com mentorias e monitorias para te direcionar nessa trajetória.


Clique aqui e saiba mais sobre o combo que aumenta sua chance de ser sargento (ou ainda de poder optar para qual concurso você vai seguir depois de ser aprovado nos dois).


Abraço.

FÉ NA MISSÃO!


1 comentário