Dicas MUITO IMPORTANTES para as vésperas da sua prova!

Tá chegando a hora, candidato! O dia tão esperado está cada vez mais perto e se você está ficando cada vez mais ansioso, se só de pensar no dia da sua prova já fica com aquele friozinho na barriga, se está tendo problemas para dormir e se concentrar, fique tranquilo, isso não é um sinal ruim, muito pelo contrário, é o seu corpo se preparando para a batalha, para um momento decisivo em sua vida. Não é hora para desânimo ou desespero, se você vem fazendo a sua parte, saiba que milhares de jovens como você, que já foram aprovados e hoje são militares de carreira das nossas Forças Armadas, também já passaram por isso e, como sempre digo, "nunca baixe a cabeça diante de obstáculos que já foram ultrapassados por outras pessoas".


Como disse, se você vem fazendo a sua parte, se vem se dedicando aos estudos, seguindo o seu cronograma da forma correta, pagando o preço necessário pelo seu sonho, enfim, dando o seu melhor, você não tem com o que se preocupar. Todos os dias, antes de dormir, responda a estas perguntas: "hoje eu dei o meu melhor?" e "poderia ter feito algo melhor ou diferente". Se você chegar a uma resposta honesta de que está fazendo a sua parte da melhor forma possível, isso significa que está fazendo tudo aquilo que está ao seu alcance e sob o seu controle, ou seja, não há nada mais que possa fazer. Porém, pela minha experiência, acredito que sempre existe algo a mais que possa ser feito. Nós sempre podemos nos dedicar mais, perder menos tempo com coisas inúteis, utilizar o nosso dia de forma mais eficiente, etc, portanto, faça uma análise honesta da sua vida e da sua rotina, procure formas de se tornar uma pessoa mais eficiente.


Se você não estudou como deveria, se sente, lá no fundo, que poderia ter feito mais, se dedicado mais, então o grande bizu que eu posso te dar é para que você aprenda com o seu erro. Todos nós erramos, o tempo todo. Errar não é ruim, faz parte da nossa natureza e do nosso crescimento, porém, uma coisa que você deve entender é que errar por errar não é algo inteligente. Uma pessoa sábia aprende com os seus erros e com os erros de outras pessoas. Portanto, se você não fez o que deveria fazer, aprenda com o seu erro e comece hoje a sua preparação para a prova do ano que vem! Não estou dizendo que você deve desistir das provas desse ano, não é isso. Porém, se você sente que não fez a sua parte, não acha que seria mais justo que as pessoas que estão se dedicando a mais tempo e ralando verdadeiramente duro pelos seus sonhos sejam aprovadas antes de você? O mundo é injusto e duro, sim, é verdade, porém, quando se trata de ser aprovado em um concurso público ou você faz a sua parte ou o seu sonho nunca vai passar de um sonho (sonho sem sacrifício é ilusão). Portanto, se você errou, se não se preparou como deveria, não cometa esse erro duas vezes.


Quando se trata de ser aprovado em um concurso público ou você faz a sua parte ou o seu sonho nunca vai passar de um sonho (sonho sem sacrifício é ilusão)

Agora, principalmente se você vai fazer uma prova de um concurso militar pela primeira vez, preste muita atenção às dicas dicas abaixo:


1 - Leia bem o edital


É impressionante, porém, nas vésperas das provas recebo mensagens no meu instagram (Me siga no Instagram) do tipo:


- Qual o horário da prova da EsPCEX?

- Posso usar caneta azul?

- Tenho que levar documento original ou pode ser cópia autenticada?

- É obrigatório levar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI)?

- Posso levar calculadora para a prova?


Surpreso? Pois é, tem horas que tenho vontade de entrar através da tela do meu celular e dar um esporro no candidato que me faz esse tipo de pergunta (kkkkkkk). E eu não quero, definitivamente não quero que você seja esse tipo de candidato varado, portanto, leia o edital do seu concurso, pois este é o documento que trás todas as informações relevantes e importantes sobre a sua prova. Quando eu era candidato, lembro que imprimi o edital e praticamente todos os dias dava uma folheada nele a procura de algumas informações e isso além de garantir que eu não cometesse nenhum deslize, também me deu uma confiança muito grande em saber que eu realmente conhecia o concurso que ia realizar. Portanto, se você não leu ainda o edital do seu concurso, faça um favor a você mesmo, leve o seu sonho a sério e vá lê-lo.


2 - Atenção para o prazo de impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição


O CCI é um documento de posse obrigatória no dia da sua prova e que vai trazer informações importantíssimas para você, como o seu local de prova e dados de inscrição. Ou seja, você precisará apresentar o CCI no dia da sua prova, no momento em que for se identificar aos membros da comissão de aplicação da prova do concurso. No edital do seu concurso, geralmente no calendário, existe o período em que você deve realizar a impressão do CCI e também as instruções sobre o local (site) onde isso deve ser feito. Não deixe para última hora, baixe logo e imprima o seu CCI. No meu ano de candidato, comprei uma pequena pasta transparente e nela eu levei tanto o CCI quanto os meus documentos pessoais. Se for conveniente para você, faça isso também. Organize-se para evitar o desespero da desorganização!


3 - Atenção para os materiais que são permitidos nos locais de prova


Adivinha onde você encontra uma lista com todos os materiais permitidos e não permitidos nos locais de prova... Isso mesmo, NO EDITAL!!!! Leia este tópico do edital com muita atenção para evitar esquecer algum material importante ou levar algo que não seja permitido. Lembro que, no dia da minha prova, principalmente no dia da prova de redação, levei umas cinco canetas pretas e outras cinco azuis (kkkkkk)! Sim, eu morria de medo de ficar sem caneta! Parece zueria, porém, quando participe da comissão de aplicação da prova da ESA, lembro que vi candidato chegando ao local da prova somente com uma caneta BIC azul toda mastigada. Não sei se era a sua caneta da sorte, porém, o fato é que, para mim, alguém que faz isso não é alguém que parece estar verdadeiramente comprometido com o seu sonho. Leve o seu sonho a sério, candidato!


4 - Reconheça o percurso até o seu local de prova e faça um reconhecimento


Já viu aqueles vídeos em que os jovens candidatos que vão fazer a prova do ENEM ficam chorando na frente dos portões por terem chegado atrasado? As câmeras e repórteres já ficam do lado de fora só aguardando para tentar capturar a cena. Engraçado né? Eu não acho. Já parou pra pensar que ali, chorando, pode estar um jovem que se dedicou, que se sacrificou, que abriu mão de diversas coisas e que por um deslize ou algum equívoco acaba tendo que atrasar o seu sonho de ingressar em uma universidade por mais um ano? Nos concursos militares, apesar de não ser tão divulgado quanto nas provas do ENEM, por serem geralmente realizadas em Organizações Militares, também acontecem episódios assim. Triste, muito triste. E o mais triste é saber que muitas dessas situações poderiam ter sido evitadas com alguns procedimentos simples.


Principalmente se você vai fazer as provas em uma cidade diferente daquela que reside e não a conhece muito bem, é importantíssimo que você faça um reconhecimento e saiba exatamente como fará para chegar ao seu local de prova com antecedência mínima de 1h30min. Se possível, conte com a ajuda de algum amigo ou familiar para isso, alguém que possa te orientar sobre as melhores formas de locomoção. Imagine só pegar o ônibus errado e acabar perdendo a sua prova. Ou estar no caminho de carro e o pneu furar, daí você pensa em chamar um Uber mas percebe que não tem o aplicativo instalado em seu aparelho. Pois é, já vi várias dessas situações acontecerem e não desejo pra ninguém. Se você não perder a prova, ficará nervoso, chegará em cima da hora e isso certamente irá prejudicar o seu desempenho na prova. Por isso, faça um reconhecimento e tenha pelo menos, duas linhas de ação, um Plano A e um Plano B, para se locomover até o seu local de prova. Neste caso, não é pecado pecar pelo excesso!


E para finalizar, vai aí a DICA número 5! Não deixe de ver a o vídeo abaixo, onde eu passo dicas valiosíssimas para as vésperas de sua prova e comento as principais dúvidas que vocês tem me enviado através das redes sociais.



Se esse conteúdo foi importante para você, por favor, me ajude a compartilhá-lo com outras pessoas! Lembre-se que lá em nosso canal no YouTube você encontra centenas de vídeos com dicas e informações sobre carreira militar nas Forças Armadas, não deixe de conferir (Inscreva-se em nosso canal).


1º Ten Thiago Henrique - CEO do Elite Mil


FÉ NA MISSÃO!

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09