Concurso Militar: como estudar?

Fala, combatente!


Se você tem o sonho de se tornar um militar de carreira já deve saber que para isso você precisa ser aprovado em um dos concursos militares, seja ESA, EsPCEX, EEAR, EAM, dentre tantos outros que existem hoje no Brasil.


Mas a primeira pergunta que passa na cabeça de um concurseiro é: “como devo estudar?”




Eu já estive no seu lugar e sei que muitas vezes é necessário uma luz de como seguir esse trajeto tão árduo até ser aprovado.


Então provavelmente você deve estar se perguntando: então existe uma forma certa para estudar para um concurso militar?!



Primeiro te adianto uma coisa muito importante: NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA.

Você, concurseiro, esteja blindado para não cair em falsas promessas que têm por aí na internet do tipo “método infalível para você ser aprovado em 6 meses” ou tantas outras que vemos por aí.


Não existe fórmula mágica.

Não existe hack.

Não existe método infalível.

O que deve existir é trabalho árduo.


Lembre-se da seguinte frase:


Todo militar de carreira já foi um concurseiro que não desistiu.

E se hoje posso estar aqui escrevendo esse texto para você é porque aprendi na prática como deve ser esse trabalho para ser aprovado.


Mas agora deve estar passando pela sua cabeça: “se não existe método que vai me aprovar então o que eu faço?” Calma, te explico...


Não existe método, mas existem algumas estratégias que podem te ajudar nesse trabalho árduo que, claro, somente funcionarão se você se dedicar de verdade. São alguns pontos que podem potencializar sua forma de estudar, mas que não anulam o tal do “senta a bunda na cadeira e estuda”.


E claro, você precisa conhecer o concurso que escolheu, conhecer o edital antes de começar a estudar. Foi exatamente sobre isso que o Ten Thiago Henrique falou no vídeo abaixo, sugiro que você veja! Aproveita e já se inscreve no nosso canal!


Então vamos lá:


#1 - Não seja orgulhoso, estude mais o que tem mais dificuldade.


Parece óbvio, mas seu cérebro tentará te sabotar. Claro que será mais fácil estudar aquilo que você gosta, que já domina. Mas isso só te levará ao FRACASSO. Você precisa estudar por mais tempo aquilo que tem dificuldade, coloque-se na zona de desconforto, é o sacrifício que leva ao sucesso. Deixe seu orgulho de lado, tenha humildade para aceitar suas dificuldades e trabalhe por mais horas em subir um degrau de cada vez, mesmo que você precise começar láaaa do subsolo.


#2 – Tenha disciplina


Você precisa de uma rotina de estudo, isso te ajudará a vencer a procrastinação, afinal terá dias que seu corpo irá pedir mais 5 minutos na cama, seu olho vai querer fechar depois do almoço, seu Instagram será muito mais atrativo do que os livros... nesses dias, se você não tiver horário marcado com seu compromisso, JÁ ERA.


#3 – Tire suas dúvidas


Não adianta m* nenhuma você não acertar uma questão e não tomar uma providência em relação a isso. Você não pode ir fazer um concurso sabendo que tem dúvida em algo. Se errou algo, se não entrou na sua cabeça tire dúvida. Seja com seu professor, caçando nos livros teóricos ou olhando no google... não vá dormir sem resolver uma dúvida.


#4 – Resolva provas anteriores do concurso que escolheu


Isso vale para qualquer concurso militar, as provas possuem um padrão e você precisa dominá-lo. Resolver provas de anos anteriores é uma das melhores estratégias para o concurseiro, é hora de avaliar seu estudo, perceber as dificuldades e testar sue conhecimento. Não tenha preguiça, separe momentos da sua rotina para simular o dia da prova e testar seu desempenho.


#5 – Conte com suporte e direcionamento


Será muito mais difícil sua jornada se não tiver um suporte adequado. No Elite Mil, por exemplo, os alunos possuem cronograma de estudos ajustado com os conteúdos previstos no edital e mentoria semanal com militares para direcionar e para que ninguém esteja sozinho nessa trajetória até passar no concurso.


Se quiser conhecer um pouco mais como funcionam as mentorias semanais dos nossos cursos, assista essa abaixo com o Cap Cacavo que foi aberta no Youtube, com certeza fará diferença na sua preparação.



Portanto, não perca seu precioso tempo atrás de um atalho, pois você só se frustrará. Siga as dicas passadas acima e tenha paciência, suba um degrau por vezes, dia após dia você se encontrará cada vez mais próximo de realizar o seu sonho! E lembre-se, conte com o Elite Mil para alcançar a sua aprovação, pois é aqui ONDE TUDO COMEÇA!


FÉ NA MISSÃO!

0 comentário