Como gerenciar melhor o seu tempo de estudos, aumentar o foco e diminuir distrações

Quem nunca começou a estudar e, de repente, perdeu a concentração por alguma notificação no Whatsapp ou por aquela janelinha do Facebook que apareceu no canto inferior direito da tela, que atire a primeira pedra! Em uma época onde as informações navegam através do mundo de uma maneira ultra rápida e somos bombardeados, constantemente, com diversos tipos de conteúdos, em vários formatos facilmente "consumíveis", manter a atenção nos estudos, ou em qualquer outra tarefa que deva ser realizada, tornou-se um grande desafio, sobretudo, para os nossos jovens.


Neste post vou te dar algumas dicas muito importantes para que você consiga se manter mais focado e concentrado em suas atividades, aumentando assim o seu rendimento e tornando a sua vida mais prática, produtiva e eficiente.

Manter o foco e a concentração nos estudos tem se tornado, cada vez mais, um grande desafio para jovens estudantes que sonham em prestar concursos e vestibulares concorridos do país.

1 - Estabeleça uma rotina de estudos.


Antes de mais nada, é importante que você crie uma rotina de estudos que seja realista e possa ser adequada às demais atividades do seu dia-a-dia. Obviamente que, neste momento, você precisará estabelecer prioridades em sua vida, alocando tempo suficiente para os seus estudos em detrimento de atividades que não sejam obrigatórias e que não agreguem valor aos seus estudos. Ou seja, você vai priorizar aquilo que realmente é necessário e importante, e se você é um candidato à ingressar em uma Escola de Formação Militar, como a EsSA e a EsPCEX, tem pela frente concursos difíceis e concorridos, sendo necessária uma boa dose de disciplina e dedicação para que você possa alcançar a sua aprovação. Desse modo, organize os seus horários, diminua os tempos destinados às atividades que não são importantes para os seus estudos e estabeleça diariamente os horários destinados ao papiro, não esquecendo também de dedicar tempo suficiente para a sua preparação física, tendo em vista o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso. Se você trabalha ou tem que realizar outros tipos de atividades obrigatórias em sua rotina e que demandam muito tempo, terá que encontrar formas de encaixar a sua rotina de estudos onde for possível (não vai adiantar nada ficar resmungando e se lamentando que não tem tempo para estudar), sendo necessária uma dose maior de sacrifícios, onde você terá que abrir mão de algumas horas a mais de sono, lazer, finais de semana e feriados em prol da sua preparação.


Ficar resmungando e lamentando que não tem tempo suficiente para estudar dificilmente irá resolver os seus problemas, sendo necessário que você tome uma atitude eficiente para mudar verdadeiramente o seu futuro.

2 - Construa uma planilha de estudos ou siga uma pronta.


Esta é uma outra dica importantíssima e, muitas vezes, negligenciada, sobretudo por estudantes menos experientes. Criar a sua própria planilha de estudos é tão importante que, na verdade, deveria ser ensinado para você na escola, pois, um estudante que não consegue organizar de maneira eficiente os seus estudos diminui enormemente o seu rendimento, deixando de utilizar bem o seu tempo e visualizar o seu progresso e pontos fracos a serem corrigidos. Este tema é tão importante que, inclusive, foi abordado em um dos primeiros vídeos do nosso canal no YouTube (Veja Aqui), onde ensinei você a montar a sua própria rotina de estudos em uma planilha do Excel (Esta planilha está disponível GRATUITAMENTE em nosso site, na SALA DO PAPIRO). Além disso, você pode ter a facilidade de seguir uma planilha de estudos previamente montada, como o Quadro de Estudos Semanal aplicado nos cursos preparatórios da Plataforma Elite Mil, onde os alunos tem, diariamente, uma rotina de estudos a ser concluída, além de aulas de revisão e exercícios que são ministradas ao vivo pelos nossos professores. Seja como for, crie uma forma de organizar os seus estudos de forma à conseguir observar o seu progresso e ter a certeza de que conseguirá concluir todos os assuntos previstos no edital do concurso, realizando também as revisões necessárias, para que possa aumentar exponencialmente as suas chances de sucesso.


3 - Estabeleça objetivos factíveis em sua rotina de estudos.


Ao estabelecer a sua rotina e criar a sua planilha de estudos, certifique-se de que, diariamente, terá objetivos que sejam possíveis de serem alcançados, tendo em vista as suas atividades diárias e tempo disponível para estudo. De nada adianta você estabelecer que irá realizar em um dia uma carga massiva de exercícios, que levaria cerca de 5 horas para ser concluída, se você só possuir 3 horas disponíveis para estudo, além de ter as outras disciplinas para estudar. Tenha em mente que se preparar para um concurso é uma MARATONA e não um tiro de 100 metros e estabeleça objetivos e metas factíveis, caso contrário você só irá se desmotivar e achar que não está conseguindo se preparar de maneira eficiente.

Se preparar para enfrentar um concurso público é como uma correr uma maratona: não adianta ir rápido demais e não completar a prova, melhor mesmo é manter um ritmo constante, tendo a certeza de que, dessa forma, conseguirá chegar até o fim com sucesso.

Dica EXTRA - Utilize a técnica POMODORO


Esta técnica é muito conhecida e utilizada por diversos estudantes e profissionais de alta performance, por ter se mostrado uma forma muito eficiente de aumentar a sua produtividade em basicamente toda e qualquer tarefa que precise realizar em sua rotina. Basicamente, esta técnica consiste em criar uma lista de tarefas que deva ser realizada e criar blocos de trabalho/estudo que serão realizados de maneira super focada, tendo cada um desses blocos a duração aproximada de 25 minutos. Ou seja, durante este tempo você se manterá extremamente focado na realização da atividade prevista e, após isso, fará uma pausa de aproximadamente 5 minutos, onde realizará qualquer outro tipo de atividade, como andar pela casa, beber água, ir ao banheiro ou fazer algumas flexões de braço. Após o término do intervalo, você retornará ao trabalho por mais 25 minutos, iniciando assim um novo ciclo. Ao final de 4 ciclos de trabalho/estudo seguido de um intervalo de 5 minutos, você realizará uma pausa maior, que deve durar, de preferência, entre 15 e 30 minutos, onde fará qualquer outro tipo de atividade prazerosa, como ler um bom livro, ouvir música, tomar um banho gelado ou um café.


Está é uma técnica bem conhecida e utilizada no mundo todo e que, inclusive, é aplicada nas aulas da Plataforma Elite Mil, onde, após cerca de 25 minutos de aula, os alunos são orientados a realizarem uma pequena pausa, de 5 minutos para, após isso, retornarem ao seus estudos.


Se você gostou deste tema e quiser saber mais sobre um aplicativo bem legal e que pode te ajudar bastante a manter o seu foco e disciplina nos estudos, diminuindo o tempo que você perde em outros aplicativos e redes sociais, não deixe de conferir o vídeo abaixo!


Gostou? Não esqueça de CURTIR e COMPARTILHAR essas informações com os seus amigos! Deixe também o seu cometário abaixo para que eu saiba o que você achou!


FÉ NA MISSÃO

BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09