Sem dúvida alguma, a ansiedade é um dos principais vilões entre os jovens candidatos que se prepararam para enfrentar concursos militares. Quantas vezes você já não se pegou pensando demasiadamente sofre o futuro? Quantas vezes não ficou ansioso demais com coisas sobre as quais não tem controle e acabou, inclusive, atrapalhando os seus estudos?

O controle da ansiedade é algo importantíssimo para que você consiga estudar de forma disciplinada e consistente, por quanto tempo for necessário para alcançar a sua aprovação.

Controlar a ansiedade, muitas vezes, é algo difícil! Não fique imaginando que você é a única pessoa a sofrer com esse problema, pois, todos nós, em diferentes níveis, somos pessoas ansiosas – faz parte da natureza humana. Quando estava estudando para o concurso da EsPCEX, nos anos de 2008 e 2009, eu também sofri muito com a minha ansiedade, principalmente por que, na minha cabeça, muita coisa dependia da minha aprovação. Para mim, ser aprovado significaria poder ajudar a minha família financeiramente e ter um futuro promissor, algo que, na minha realidade de vida na época, era algo bastante improvável.

Lembro bem que eram frequentes os dias em que permanecia pensando no futuro, imaginando como seria a minha formação e como seria o meu futuro como militar. Eu não tinha nenhum conhecido que já tivesse passado pela EsPCEX ou pela AMAN e também não tinha acesso frequente à internet, onde eram escassas as fontes de consulta sobre qualquer assunto relativo à isso. Não existiam tantos blogs e canais no YouTube com informações como existem hoje em dia e o meu passatempo favorito eram os livros de ficção do autor inglês Frederick Forsyth, famoso por suas obras que tratavam sobre missões realizadas pelo SAS Britânico.

Dentre os meus livros favoritos do escritor Frederick Forsyth, estão: O dia do Chacal, Cães de Guerra, O Afegão e O punho de Deus.

Hoje em dia, a grande quantidade de informações, que deveria ser um aliado, acaba se tornando um inimigo de muitos jovens que, ao invés de usarem isso a seu favor, acabam desperdiçando horas e mais horas em atividades não produtivas. E aqui eu chamo a sua atenção para um fato muito importante!

Não adianta nada você saber tudo sobre os cursos e estágios das Forças Armadas, sobre a rotina nas Escolas de Formação Militar e sobre a vida do militar na tropa SE VOCÊ NÃO PASSAR NO CONCURSO!!!

Portanto, utilize a grande quantidade de informações a seu favor, não contra! Você pode (e deve) sim pesquisar sobre a vida militar, seguir páginas sobre o assunto e ler blogs como o nosso, entretanto, não esqueça nunca do mais importante de tudo: ESTUDAR!! Se você não estudar de maneira consistente, focada e disciplinada (veja esse vídeo), a sua aprovação, muito provavelmente, jamais passará de um sonho, nunca se tornará uma realidade.

E aqui está o grande segredo para controlar a sua ansiedade: ORGANIZAÇÃO! A maioria dos jovens que acompanho, ao longo dos anos que venho trabalhando diretamente com educação pré militar, não possuem uma organização adequada e, dessa forma, rapidamente se sentem perdidos e, por consequência, se desmotivam por conta da sua ansiedade. A organização nos estudos é uma ferramenta FUNDAMENTAL para que você estude de forma eficiente! E quando falo em organização, quero dizer que você precisa seguir um PLANO DE ESTUDO! Você precisa organizar os seus horários e colocar no papel o seu planejamento, pois, sem isso, você ficará perdido e rapidamente ficará desmotivado! Imagine a sua preparação como uma grande viagem. Se você não tiver traçado todo o percurso que deverá seguir, se não souber exatamente quais são os seus próximos passos, de onde veio e para onde vai, com certeza a probabilidade de ficar desesperado e se perder no caminho é muito grande!

Portanto, coloque no papel o seu planejamento! Em quais horários vai estudar e por quanto tempo? Quantas disciplinas estudará por dia e quais matérias? Quando realizará revisões? Quando irá descansar e realizar atividades de lazer? Organize o seu dia, o seu tempo e, dessa forma, você terá controle sobre a sua rotina e, consequentemente, sobre a sua ansiedade.

No vídeo abaixo tem mais dicas para que você aprenda a controlar a sua ansiedade, não deixe de conferir!



FÉ NA MISSÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais de nosso conteúdo

EEAR

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

EAM

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

CFN

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

ESA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

EsPCEX

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.