Como arcar com os custos de um concurso militar (exames, passagem, hospedagem...)?

Realizar um concurso militar para ingressar em uma escola de formação de oficiais ou sargentos de carreira envolve diversos custos que, via de regra, devem ser arcados pelos candidatos. Dentre essas despesas, incluem-se a inscrição no certame, deslocamentos para realização das diversas etapas, exames de saúde para a realização da inspeção de saúde, hospedagem, etc. Dependendo da situação do candidato e do concurso a ser realizado, podem não haver dificuldades para arcar com esses valores, todavia, para a maior parte da população e, sobretudo, para aqueles candidatos mais jovens e que realizam concursos como o da EsSA e da EsPCEX que, via de regra, ainda não possuem emprego e dependem da ajuda dos pais e/ou parentes, esse pode ser um obstáculo bastante significativo e, dependendo da situação, aparentemente intransponível.

NESSE POST QUERO TE MOSTRAR ALGUMAS IDEIAS PARA ARCAR COM OS CUSTOS DE UM CONCURSO MILITAR E TAMBÉM COMO EU CONSEGUI FAZER ISSO, MESMO SENDO ORIUNDO DE UMA FAMÍLIA HUMILDE E DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, DISTANTE DE TODAS AS ESCOLAS DE FORMAÇÃO MILITAR.

O caminho para se ingressar em uma escola de formação militar é longo e inclui diversos custos que devem ser arcados pelos candidatos.

Sim, ingressar em uma Escola de Formação Militar envolve um processo seletivo rigoroso, com algumas atividades que demandarão gastos por parte dos candidatos. Por vezes, pelas próprias condições do candidato, esse não é um fator tão problemático, como por exemplo para aqueles candidatos que concorrem às vagas do concurso de admissão à Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Nesse caso, a maioria dos candidatos já possui uma idade mais avançada e se encontram empregados no mercado de trabalho (muitos, inclusive, são sargentos temporários ou de carreira) e por isso, possuem melhores condições financeiras para arcar com os custos do processo seletivo.


Contudo, se você é jovem e não tem ainda um emprego, fica muito difícil arcar com todos esses gastos, principalmente se a situação financeira dos seus pais e familiares não está tão favorável. Mas calma, saiba que muitos cadetes passaram por essa mesma situação e conseguiram supera-la. Aqui vou te dar algumas dicas de como conseguir juntar uma grana e arcar com todos esses custos e, para isso, quero te contar primeiro como fiz. Se você acompanha o nosso canal no YOUTUBE, já deve ter visto alguns vídeos onde falo que, durante o período em que estudava para o concurso da EsPCEX, eu ministrava aulas particulares e também em cursinhos da minha cidade. Pois bem, essa é a primeira alternativa e, talvez, a melhor!


#DICA Nº 1 - MINISTRE AULAS PARTICULARES!


Na minha opinião, essa deve ser a sua primeira prioridade quando se tratar de juntar uma grana para custear as etapas do seu concurso, pois, em primeiro lugar, é algo que você poderá conciliar com os seus estudos e, mais do que isso, poderá melhorar ainda mais o seu rendimento. Você, com certeza, já ouviu falar que "a melhor forma de aprender é ensinar", não é mesmo? Pois é, isso funcionou perfeitamente comigo e se você ainda não tem muita didática de ensino ou segurança para passar os seus conhecimentos, experimente iniciar com aulas para alunos do ensino fundamental, explicando matemática básica ou qualquer outra disciplina que o aluno tenha dificuldades. Você pode montar turmas de reforço escolar na sua própria casa, onde irá auxiliar os alunos a realizarem os seus deveres e a estudar para as provas, cobrando uma taxa mensal e estipulando os horários de aula para conciliar com os seus estudos. Com o tempo, você ficará mais confiante e poderá ministrar aulas para alunos do ensino médio e até formar turmas mais aprofundadas de estudos, voltado para vestibulares e ENEM. FOI EXATAMENTE ISSO QUE EU FIZ e que me possibilitou ajudar nas despesas da minha casa e ainda arcar com todas as despesas do concurso, incluindo minha passagem para Campinas - SP e minha hospedagem nas vésperas da minha apresentação, bem como todo o meu enxoval de aluno. E hoje você pode se utilizar de diversas ferramentas on-line para ajudar na sua divulgação. Crie cartazes de divulgação no CorelDraw (tem aulas gratuitas no YouTube sobre isso) e divulgue no Facebook, Instagram, grupos do Whatsapp e em aplicativos de venda como o OLX. Além disso, a boa e velha técnica de colar cartazes em escolas e a propaganda boca a boca também serão suas aliadas. Uma vez que você começar a ministrar aulas e as pessoas começarem a gostar de você como professor, um mar de possibilidade poderá se abrir e você poderá, inclusive, criar um canal no Youtube com materiais gratuitos que irão auxiliar outros jovens como você a se prepararem para os concursos militares.


#DICA Nº 2 - PROCURE UM EMPREGO DE MEIO EXPEDIENTE!


Essa é uma outra boa alternativa para você ganhar um dinheiro extra e conseguir bancar todos os gastos com o concurso. Tente conseguir um emprego em um regime de trabalho reduzido e que, apesar de possuir uma remuneração menor, lhe permitirá conciliar o seu emprego com os seus estudos. De preferência, tente trabalhar com algum familiar ou em uma empresa em que os seus chefes se mostrem favoráveis a te auxiliar em sua busca pela aprovação e lembre sempre de deixar claro quais são os seus objetivos mas, EM HIPÓTESE ALGUMA, a menos que seja autorizado, deixe de realizar os seus afazeres para realizar qualquer outro tipo de atividade, mesmo que seja estudar. Lembre de avisar ao seu empregador sobre o calendário do concurso que você irá realizar, para que você possa compensar os dias em que terá que se ausentar para realizar as provas e exames relativos ao certame.


Porém, tenha muito CUIDADO para não atrapalhar os seus estudos e acabar sendo prejudicado!

#DICA Nº 3 - SOLUCIONE O PROBLEMA DAS PESSOAS E GANHE DINHEIRO COM ISSO!


Você possui algum tipo de habilidade? VOCÊ PODE GANHAR DINHEIRO COM ISSO! Se você for bom em inglês, ofereça um serviço de tradução de textos na internet, por exemplo. Se possui qualquer tipo de conhecimentos relacionados à mecânica, encanamentos, consertos, informática, programação, etc... tudo isso pode ser "monetizado", ou seja, você pode divulgar os seus serviços, através dos meios de divulgação citados acima e, desse modo, poderá ganhar uma boa renda extra. O importante aqui é que você não tenha vergonha de empreender, explicando sempre para as pessoas o motivo de você estar realizando aqueles trabalhos. Outra coisa que você pode realizar são rifas e sorteios de algum material que você possua em casa como, por exemplo, aquele videogame que está criando teia de aranha. Aliás, vai aqui um DICA EXTRA: venda alguns itens que você não usa mais, como bicicletas ou livros que, após a sua aprovação, poderão ser vendidos a preços mais baixos para auxiliarem outros estudantes em seus estudos.


#DICA Nº 4: VENDA PRODUTOS DIGITAIS!


Você sabia que pode vender produtos digitais, sem nenhum investimento inicial, começando hoje mesmo? Logicamente que não é algo tão simples de se iniciar, principalmente quando você não possui conhecimentos na área, mas plataformas digitais como a Hotmart, Eduzz e Monetizze oferecem formas em que você pode se "afiliar" a produtores de conteúdos e vender esses materiais na Internet e ganhar boas comissões com isso. Eu indico que você pesquise sobre a plataforma HOTMART, pois ela possui uma estrutura acadêmica chamada Hotmart Academy que possui um curso completo GRATUITO para te ensinar tudo sobre MARKETING DIGITAL. Isso é algo que, inclusive, você poderá continuar atuando mesmo após ingressar em uma escola de formação militar e que te gerará uma boa renda extra!


Bem, essas aqui são apenas algumas ideias que elenquei e que poderão ser utilizadas por você para ganhar um bom dinheiro para bancar os custos relativos ao seu concurso. Entretanto, nada disso será válido se você não gerenciar de maneira eficiente todos os ganhos que terá. Faça uma planilha aproximada de gastos e verifique quanto, em média, você terá de gastar, lembrando que poderá contar, desde o seu primeiro mês após a sua matrícula, com o seu soldo previsto em lei e que não terá que arcar com custos relacionados à alimentação e moradia durante a sua formação militar. Desse modo, cabe ressaltar que, caso você não consiga formas de juntar todo o montante necessário para arcar com todas as etapas do concurso, vale a pena pedir algum empréstimo a algum familiar ou amigo ou, em última hipótese, em uma instituição bancária, ou utilizar do parcelamento do cartão de crédito para conseguir realizar todas as etapas do concurso. Se, por exemplo, você tiver que pegar um empréstimo de 5 mil reais para pagar tudo, poderá contar com o seu salário que, no caso de um aluno da EsPCEX, gira em torno de 1000 reais e, desse modo, quitar a sua dívida em menos de 6 meses. O importante é que você encontre formas responsáveis de arcar com as despesas necessárias e não perca o concurso por não ter condições financeiras suficientes.


LEMBRE-SE: OUTRAS PESSOAS JÁ PASSARAM POR ISSO E CONSEGUIRAM VENCER, POR QUE COM VOCÊ SERIA DIFERENTE?

#BRASIL ACIMA DE TUDO!

1 comentário

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09