Como é a vida do Oficial Combatente de Carreira do Exército após a sua formação na AMAN

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Após os 5 anos de formação, em regime de internato, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), os cadetes concludentes são declarados Aspirantes-a-Oficial, em uma cerimônia militar chamada "Formatura do Aspirantado" que, geralmente, ocorre nos meses de dezembro no pátio principal da AMAN, o Pátio Tenente Moura (PTM).

Na cerimônia do Aspirantado, os cadetes formandos recebem das mãos de seus familiares a Espada de Oficial do Exército, ocasião marcante para todos aqueles que tem a honra de se formar em uma das melhores academias militares do mundo.

Alguns meses antes de se formarem, os cadetes do 4º ano da AMAN (chamados, carinhosamente, pelos demais cadetes, de aspirantes) realizam a escolha de suas primeiras organizações militares (OM), ou seja, o primeiro quartel em que irão servir após a sua formatura. Essa escolha, como acontece com a escolha de Armas, Quadro e Serviço (A/Q/S), é feita na base da meritocracia (no mérito), ou seja, os cadetes melhores classificados escolhem primeiro e, a medida que as vagas vão sendo fechadas, os cadetes que estão piores classificados tem menos opções de escolhas para servir.


A escolha de OM, assim como a de A/Q/S, ocorre por base na meritocracia, onde os cadetes escolhem em ordem crescente de sua classificação no seu curso da AMAN.

Ou seja, se você quer aumentar as suas chances de, após formado, servir na sua cidade natal ou em alguma cidade próxima, você deve se dedicar ao máximo para conseguir boas notas e menções em todas as atividades da sua formação, com o objetivo de garantir uma boa classificação e, desse modo, poder realizar a sua escolha de OM primeiro. Um outra coisa muito importante, para você que já está pensando em voltar para casa após a sua formação, é que você deve ter em mente se a sua cidade ou cidades vizinhas abriga alguma OM da Arma/Quadro ou Serviço que você for escolher (se você quer saber mais sobre as transferências dos militares do Exército Brasileiro, dê uma olhada neste Post e nos vídeos indicados lá!)


Sendo assim, após formados e já sabendo em qual localidade irão servir pelos próximos anos, os aspirantes são liberados para entrarem de férias (30 dias) e realizarem o seu trânsito (30 dias). Após o término das férias e do trânsito (30 + 30 dias = 60 dias), eles se apresentam em suas primeiras unidades para, desse modo, darem início à sua carreira como oficiais do Exército Brasileiro. É interessante você saber que, apesar de ainda estar, durante os 6 meses em que é Aspirante-a-Oficial, em estado probatório, ou seja, ainda não ter adquirido a sua estabilidade, o "aspira", como é carinhosamente chamado, em geral, já é tratado como um Oficial. Desse modo, apesar de sua inexperiência, o Aspirante irá receber diversos tipos de missões administrativas e operacionais e, inclusive, terá que aprender na prática muitas atividades particulares de sua OM.


O que se espera de um Aspirante-a-Oficial recém egresso da AMAN é que este seja altamente pró-ativo, ou seja, que busque aprender ativamente as atividades características de sua fração, buscando auxílio, quando necessário, dos demais militares que servem em sua unidade. A fase de Aspirante é, em geral, um período de muito aprendizado, onde o jovem futuro-oficial tem a oportunidade de realizar tudo aquilo que sempre sonhou, em termos profissionais, além de poder ter a tão sonhada liberdade, após os seus longos 5 anos de formação em regime de internato.


Para te explicar melhor como funciona a vida do Oficial do Exército na tropa, fiz o vídeo abaixo, onde explico diversas características das atividades desempenhadas nos quartéis, como o regime de trabalho e de expediente, dúvidas muito comuns que vocês me enviam pelas redes sociais (não esquece de me seguir lá no insta).


GOSTOU? DEIXA O SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHA ESSAS INFORMAÇÕES COM OS SEUS AMIGOS, FUTUROS ASPIRANTES-A-OFICIAL!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!



1 comentário

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09