A temida Prova Aspirante Mega do Curso de Infantaria da AMAN

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Quer saber o que acontece na MEGA em detalhes? Então passe no concurso da EsPCEX, se forme lá, ingresse na AMAN e escolha a gloriosa arma de Infantaria, daí você terá a oportunidade de participar do Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL) MAIS DIFÍCIL da formação dos oficias combatentes de carreira do Exército Brasileiro!

A prova Aspirante Mega é considerada o EDL mais difícil da AMAN, onde os cadetes do curso de Infantaria tem a oportunidade de testar e desenvolver, sob condições adversas, as suas capacidades de liderança e trabalho em equipe.

Tradicionalmente, como disse acima, nós, infantes, não costumamos falar sobre as coisas que acontecem na MEGA, sendo isso parte da mística que recobre este que é reconhecido como um dos exercícios mais famosos e difíceis da formação militar dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.


Um Exercício de Desenvolvimento da Liderança ou EDL, nada mais é do que uma atividade, geralmente de curta duração (entre 12 horas e 1 semana, podendo variar), onde os militares participantes são submetidos à atividades extremamente desgastantes e, ao mesmo tempo, tem as suas capacidades de liderança, coordenação e trabalho em equipe testadas, para que possam desenvolver essas importantes habilidades sob pressão e condições adversas. Na prova Aspirante Mega, os cadetes do 2º ano do curso de Infantaria são submetidos à 60 horas de atividades intensas, onde tem que cumprir diversas atividades e coordenar trabalhos, em um ambiente de alto estresse físico e psicológico, com o objetivo de desenvolver, no futuro Oficial Combatente da Arma de Infantaria, capacidades inerentes e essenciais, os chamados atributos da área afetiva (AAA).


As outras Armas, Quadro e Serviço da AMAN também realizam outros EDL, porém, a MEGA, como costumamos dizer nos pátios da gloriosa Academia, "é só para INFANTES", ou seja, se você quiser saber mais sobre ela e sobre as atividades que são realizadas, escolha a Arma de Infantaria!


A Prova Aspirante Mega recebe essa denominação de "PROVA", pois os cadetes são divididos em patrulhas e essas patrulhas cumprem as diversas missões da MEGA sempre juntas. Os seja, essas equipes realizam um rodízio entre todas as atividades do exercício, sendo importantíssimo que os cadetes consigam trabalhar em grupo de maneira eficiente, unindo forças em prol de um objetivo maior: completar a prova!


Mega é União! Mega é Humildade! Mega é só para Infantes!

Ao final da prova, os integrantes da patrulha que mais se destacar durante o exercício recebem o brevê de MEGA VERDE e podem utiliza-lo em suas toucas manda brasa.


Da mesma forma que as patrulhas são avaliadas coletivamente, os cadetes que realizam a prova são avaliados individualmente durante a execução de todas as missões e os 10 cadetes que mais se destacam também são agraciados com um brevê de MEGA. O patrulheiro 01, ou seja, o cadete que obtiver as melhores notas em todas as avaliações, é condecorado com o brevê de MEGA DOURADO e também é agraciado com a MEDALHA ASPIRANTE MEGA e os cadetes que forem classificados entre o 02 e o 10 recebem o brevê de MEGA VERMELHO.

Uma outra característica muito interessante da Prova Aspirante Mega é que ela é realizada inteiramente pelos cadetes do curso de Infantaria, ou seja, os cadetes do 4º e 3º ano do curso aplicam a prova nos cadetes do 2º ano. Isso, além de permitir o desenvolvimento dos cadetes mais modernos, faz com que os cadetes mais antigos, que estão no seu último ano de formação e, portanto, prestes a se formarem e seguirem para os diversos Batalhões de Infantaria espalhados pelo Brasil, tenham uma experiência muito válida daquilo que irão encontrar na tropa, no que diz respeito à aplicação de instruções militares. Logicamente que os cadetes do 4º ano são orientados por Oficiais da Arma de Infantaria e que são Instrutores da AMAN, durante todo o decorrer do exercício, com o objetivo de garantir que tudo seja realizado de maneira correta, eficiente e segura.

As equipes de instrução são formadas por cadetes do 4º e 3º ano da AMAN, supervisionadas por um Oficial de Infantaria.

Se você quiser saber mais sobre a HISTÓRIA da PROVA ASPIRANTE MEGA, dá só uma olhada no vídeo abaixo.


Não esquece de CURTIR, COMENTAR e COMPARTILHAR com os seus amigos!

E, como disse, se quiser saber todos os detalhes da MEGA, escolha ser mais um INFANTE DA NAÇÃO!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!


1º Ten Thiago Henrique - CEO e Instrutor-Chefe do Elite Mil

1 comentário