A nota de corte do concurso da EsPCEX 2019

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Acabam de ser divulgadas as notas de corte para ter a redação corrigida, para os candidatos que realizaram a prova da EsPCEX no ano de 2019. Essas são as notas mínimas que os candidatos devem ter tido nas provas teóricas para terem as suas redações corrigidas pela banca examinadora (lembrando que, no concurso da EsPCEX, a redação é apenas eliminatória, não classificatória, ou seja, o candidato precisa ter nota igual ou superior a 50,00 para ser considerado apto).


Na tabela abaixo, divulgada pela própria EsPCEX, podemos observar as notas mínimas, por universo, para que o candidato esteja apto a ter a sua redação corrigida. E a partir dessa observação, eu quero trazer aqui pra você três informações MUITO importantes, sobretudo para você que não foi aprovado este ano!


1 - Sim, a nota de corte foi alta e isso é um caminho sem volta!


Fato! A nota de corte foi bem alta, combatente, e não há nada que você pode fazer quando a isso. Aliás, a ÚNICA COISA que você pode (e deve) fazer, se realmente quer ser aprovado no concurso da EsPCEX (ou em qualquer outro concurso militar), é se preparar ainda mais, levar o seu concurso realmente a sério.


Pare pra pensar um pouco... o acesso à informações é extremamente facilitado hoje em dia. Alunos de todas as regiões do país, de todas as classes sociais, preparam-se de forma eficiente, através da Internet. No nosso canal no YouTube, por exemplo, você encontra mais de 500 vídeos sobre carreira militar, estudos, técnicas de eficiência, etc. Há dez anos isso não existia! Hoje, os nossos alunos, por exemplo, podem estudar através de um computador, tablet ou celular e, inclusive, baixar as aulas no celular para assistir mesmo SEM INTERNET!!


O acesso à uma preparação de qualidade está se tornando cada vez mais acessível e isso é ótimo, afinal, isso é reflexo direto da tão sonhada democratização das informações. Se você é pobre hoje, não significa que não pode se preparar e estudar com os melhores materiais e professores! E Isso é maravilhoso!!!


Além disso, temos dois outros panoramas que devem ser citados: em primeiro lugar, as informações sobre os concursos militares são cada vez mais difundidas entre jovens de todo o país, desse modo, possivelmente, a concorrência deve aumentar; além disso, como estamos em um período de grande dificuldade financeira no país e outros concursos públicos encontram-se paralisados, muitos jovens tem voltado os seus fogos para os concursos militares como uma forma de, desde cedo, garantir a sua estabilidade financeira.


2 - Não adianta ficar triste ou se desesperar!


Como dizemos no Exército, "se você ficar puto, só vai ter dois trabalhos: o de ficar puto e o de ficar desputo!"


Não adianta ficar bolado, triste, sair reclamando por aí, afinal, a grande realidade é que, de uma forma geral, ser aprovado em um concurso público, seja ele militar ou não, muito provavelmente vai ficar mais difícil! Sim, pois esse cenário que acabei de citar vai atingir todos os concursos públicos, combatente, não seja ingênuo! O que você tem que fazer é acordar para a dura realidade! COMECE JÁ OS SEUS ESTUDOS! Comece com antecedência, mas pare de PROCRASTINAR!!! Enquanto você não tomar uma decisão em sua vida e começar a levar o seu futuro a sério, você não terá chance alguma!


Se a nota de corte ficou maior, isso não aconteceu só para você, aconteceu para todos os candidatos! E nós estamos na era da informação, lembra?? As suas chances e possibilidades são iguais às de qualquer outro candidato. Não importa se você é pobre, rico, preto, amarelo, sulista, nortista... você pode!!! Use o que nós temos de melhor hoje a seu favor. USE A INTERNET!!

3 - Nem tudo são notícias ruins!


Em primeiro lugar, quero que você volte lá na tabela acima e dê uma olhada nas notas de corte. Reparou que as notas de corte das mulheres são menores do que a dos homens? Pois é!! Sabe o que isso significa?


SIGNIFICA QUE MESMO A CONCORRÊNCIA DAS MULHERES SENDO MUITO SUPERIOR À DOS HOMENS, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE PARA ELAS É MAIS DIFÍCIL DE ENTRAR! Esse é um mito que vem sendo criado nos últimos anos! Na realidade, pelas notas de corte, é mais fácil uma mulher ser aprovada do que um homem!!! Uma ótima notícia meninas!


E isso pode ter ainda um outro significado: não é por que a concorrência deve aumentar nos próximos anos que a nota de corte vai aumentar tanto assim. Ou seja, continue estudando e aumente ainda mais o seu nível e ritmo de estudos, leve mais a sério. Se você estudava para garantir um 7,5, agora estude para garantir um 8,5! Eu duvido que a nota de corte seja assim tão alta nos próximos anos. Ou seja, guerreiros e guerreiras, só depende de vocês!


E mais, se você já vinha estudando, bateu na trave e ainda tem mais chances de fazer a prova, fique feliz! Isso mesmo, nada de ficar triste. Se você continuar hoje, de onde parou, se mantiver o seu ritmo de estudos, as chances de você ser aprovado no ano que vem são ainda maiores. Mantenha a sua consistência, coloque um tijolinho todo santo dia na sua preparação. Esse é o segredo!


Aliás, eu fiz um vídeo muito legal lá no nosso canal no YouTube e coloquei aqui abaixo, dá uma olhada nele! Tenho certeza que você vai terminar de ver esse vídeo com uma dose extra de MOTIVAÇÃO (E REALIDADE) para continuar firme nos seus estudos (ou começar hoje mesmo)!


FÉ NA MISSÃO


1º Ten Thiago Henrique - CEO e Instrutor-Chefe do Elite Mil