3 dicas para você ser aprovado no concurso da Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

O mês de fevereiro está aí e com ele o tão esperado Edital do concurso da EsSA, segundo informações do próprio site do Exército Brasileiro. A Escola de Sargentos das Armas é a porta de entrada para aqueles que desejam se tornar Sargentos Combatentes de Carreira do Exército Brasileiro, sendo essa uma opção para milhares de jovens por todo o Brasil que, anualmente, realizam as provas do certame em busca da sua tão sonhada aprovação.

Dentre os principais requisitos para concorrer a uma vaga estão:


1) ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);

2) ter concluído o ensino médio, e

3) possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade, até 31 de dezembro do ano de sua matrícula (Clique Aqui e assista um vídeo onde explico essa questão da idade dos concursos militares).


Obs: existe uma série de outros requisitos, previstos no Edital do concurso.


No ano de 2018, foram ofertadas mais de 1000 vagas, dentre as diversas especialidades existentes no quadro de Sargentos Combatentes do Exército (incluindo saúde e música), entre homens e mulheres, que concorreram em âmbito nacional. Além das provas teóricas, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, História e Geografia do Brasil e Inglês (novidade no certame de 2019), o concurso prevê ainda as seguintes etapas:


- Valoração de títulos

- Inspeção de saúde

- Exame de aptidão física

- Exame de habilitação musical (para os candidatos músicos)

- Revisão Médica e comprovação dos requisitos biográficos


Como disse acima, a previsão para este ano é que o edital do concurso seja divulgado ainda no mês de fevereiro e que as provas sejam realizadas no dia 4 de agosto. E para que você não perca nenhuma informação e entenda todo o edital, fique ligado no nosso canal no YouTube que iremos realizar uma live, após o lançamento do edital, explicando todo o documento e tirando todas as suas dúvidas.


E para que você fique cada dia mais próximo da sua aprovação no concurso da Escola de Sargentos das Armas e seja um Sargento do Exército, irei te dar aqui 3 dicas fundamentais para você arrebentar no concurso e quebrar totalmente a banca!


1 - O inglês será o maior diferencial nesse concurso!


A adição do inglês no certame da EsSa foi uma novidade que pegou muitos candidatos de surpresa, tendo em vista que essa será a primeira vez que essa disciplina será cobrada neste concurso. Sendo assim, muitos candidatos não estavam preparados para enfrentar uma prova de Inglês e, desse modo, tiveram que correr atrás do prejuízo e iniciar rapidamente os estudos da língua inglesa.


Portanto, o inglês com certeza será um grande diferencial e que irá pesar positivamente para aqueles que tiverem um bom domínio da língua, pois, como sabemos, no Brasil o índice de pessoas que dominam a língua inglesa ainda é muito pequeno. Para saber mais informações sobre a prova de inglês do concurso da EsSA, não deixe de ver este vídeo - CLIQUE AQUI - onde bato um papo com o Profº Thiago Cordeiro, professor de inglês da Equipe Elite Mil, sobre o que podemos esperar dessa novidade do concurso.


Além disso, fizemos um canal inteiramente dedicado ao estudo descontraído da língua inglesa, o Inglês com Gigantes, onde você poderá aprender expressões, vocabulários, dentre outros conteúdos característicos do inglês, GRATUITAMENTE.


Desse modo, a primeira dica que te dou é para que você comece desde já a estudar a língua inglesa de uma forma contínua e séria, pois, com certeza, obter uma boa nota nesta disciplina irá garantir que você tenha uma boa vantagem perante aqueles que não se dedicaram ou se interessaram pela matéria.


2 - Português e Matemática são importantíssimos!


Ao contrário do concurso da EsPCEX, onde Língua Portuguesa e Matemática tem peso 2, no concurso da EsSA essas disciplinas pontuam exatamente como as outras, todavia, isso não quer dizer que você não deva dar atenção especial a essas disciplinas. Não precisa ser nenhum gênio ou realizar um estudo muito complexo sobre a realidade educacional do Brasil para saber que, de maneira geral, os estudantes brasileiros tem sérias dificuldades em Português e Matemática e, desse modo, isso costuma se refletir nas médias obtidas nessas matérias nos diversos concursos e vestibulares que ocorrem no Brasil.


Sendo assim, se você quiser garantir um grande diferencial perante os demais candidatos, dê uma atenção especial ao estudo da língua portuguesa e da matemática, pois isso, com certeza, irá lhe destacar perante o universo de candidatos que realizarem as provas.


Os alunos da Plataforma Elite Mil, por esse motivo, tem uma carga horária semanal maior nessas duas disciplinas tão importantes, para garantir que todos os assuntos previstos no edital sejam vistos com bastante antecedência e que exista tempo hábil suficiente para a realização de revisões e exercícios em nossas aulas ao vivo.



3 - Estude em um nível mais alto!


Este é, sem dúvidas, o maior bizú para que você seja aprovado no concurso da EsSA, porém, costuma ser um dos mais negligenciados. Se você quer ser aprovado no concurso da EsSA, deve se acostumar a estudar e resolver questões de concursos mais difíceis, como uma forma de elevar o seu papiro a um nível superior ao que será cobrado em sua prova. O concurso que eu mais indico, para isso, é o concurso da EsPCEX!


Isso não quer dizer que você deve, já no início dos seus estudos, sair por aí tentando resolver provas anteriores da EsPCEX, NÃO FAÇA ISSO, porém, é extremamente importante que você tenha em mente que se preparar para um concurso mais difícil irá, com certeza, aumentar as suas chances de sucesso no concurso da EsSA!


Espero que essas 3 dicas rápidas, porém muito importantes, ajudem você em sua preparação para enfrentar o concurso da EsSA. Dá uma olhada no vídeo abaixo e se liga nos bizús do Jean, aluno Elite Mil aprovado no ano de 2018 no concurso da EsSA!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

FÉ NA MISSÃO!