3 dicas para ir muito bem e ser aprovado em qualquer concurso militar das Forças Armadas

Ser aprovado em um concurso militar é, cada vez mais, o sonho de muitos jovens de todo o Brasil. O interesse pela carreira militar está em rápido crescimento no país, devido a alguns fatores como a atual situação política e a diminuição do número de concursos públicos em outras áreas. Além disso, a quantidade de informações sobre os concursos e a carreira militar é cada vez maior, impulsionada pelas diversas fontes existentes na Internet. No ano de 2019, por exemplo, as notas de corte nos concursos militares subiu significativamente (CLIQUE AQUI e veja este vídeo sobre a nota de corte do concurso da EsPCEX), o que é um indício claro de que a concorrência irá aumentar, ano após ano.

E para que você se saia bem nessa batalha, separei aqui três dicas MUITO IMPORTANTES para garantir o seu sucesso nessa dura caminhada. Lembre-se, apesar da dificuldade, ser aprovado em um concurso militar é completamente possível, afinal de contas, se milhares de outras pessoas já conseguiram, por que você não conseguiria?


1 - ESTUDE ATRAVÉS DO ÚLTIMO EDITAL!


Essa aqui, meu amigo, é a dica mais certeira! A primeira coisa que você deve fazer, logo após tomar a decisão de estudar para um concurso, é ler os últimos editais. No caso dos concursos militares, você pode se basear no edital do último concurso, pois as alterações que ocorrem de um ano para outro, em geral, não são muito significativas.


Portanto se você vai iniciar os estudos, ou se já está estudando, porém, ainda não fez isso, LEIA O EDITAL DO ÚLTIMO CONCURSO!


Lá que estão contidos, por exemplo, os requisitos do concurso, bem como as suas características gerais, além de todas as disciplinas e matérias que caem nas provas teóricas. Dessa forma, ao montar o seu cronograma de estudos, tenha por base os conteúdos que serão cobrados na sua prova e isso você encontrará no edital!


Nos nossos cursos, todo o cronograma de estudos é baseado no edital do concurso anterior e se ocorrerem alterações (como a inclusão da disciplina INGLÊS na prova da ESA), nós também realizamos alterações nos nossos cronogramas.


2- REFORCE SUAS BASES E TENHA PACIÊNCIA


Você teve uma péssima base no ensino fundamental e médio? Parabéns, bem vindo ao nosso time! Eu também não estudei o quanto deveria nessa fase, mas isso não me impediu de ser aprovado na EsPCEX (CLIQUE AQUI e veja como eu fui aprovado no concurso da EsPCEX)! O que você tem que fazer é reforçar isso, afinal, não é por que você tem uma base ruim que necessariamente ela deva continuar ruim, não é mesmo? Portanto, arregace as mangas e trabalhe duro para isso.


Agora, sabe o que acontece com a maioria dos jovens que tem uma base ruim e começam a estudar para concurso? Eles começam e acham que o conhecimento vai entrar na cabeça deles de uma hora pra outra! Só que não é assim que funciona, guerreiros e guerreiras! Logicamente, existem algumas pessoas que tem facilidade com algumas matérias, porém, a grande maioria de nós mortais, não somos assim tão iluminados e por isso temos que "suar a camisa" para realmente aprender.


Portanto, é totalmente natural e compreensível que você demore um tempo para criar um bom ritmo de estudos e tenha dificuldade em assimilar alguns conteúdos. Entender isso é muito importante, para você não se desesperar no momento em que encontrar algum obstáculos e acabar desistindo do seu sonho.


Quando sentir dificuldades, procure encontrar novas fontes.

Pode ser alguém que te explique o conteúdo ou outro material, por exemplo, o que importa é procurar um outro ponto de vista sobre o tema para verificar se dessa forma você consegue entender melhor. Às vezes também se faz necessário que você dê uma pequena pausa e volte a estudar, com mais calma, o assunto em que encontrou dificuldades, em um outro momento. Não vale a pena continuar atropelando os assuntos em determinada matéria, mesmo sem entender nada, lembre-se disso!


3 - FAÇA QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES!


Outra dica super importante! As provas militares, de forma geral, seguem um mesmo modelo e tem características que as torna semelhantes, ano após ano. Portanto, se você está estudando para as carreiras militares, é extremamente importante que faça muitas questões de provas anteriores.


Sobre esse assunto, quero te passar aqui duas dicas muito importantes: 1) não se limite às provas de um único concurso, faça provas de diversos concursos militares, principalmente se você estiver estudando para as carreiras de oficiais (Você pode CLICAR AQUI e baixar as últimas provas de diversos concursos militares); 2) escolha o momento certo para realizar essas provas, de acordo com o seu progresso nos estudos, pois um erro muito comum é o candidato começar a fazer essas provas logo no início dos estudos, quando ainda não tem uma boa base e isso faz com que ele, geralmente, não tenha um bom resultado e acabe se desestimulando.


E se você gostou dessas três dicas para conseguir a sua tão sonhada vaga em uma Instituição Militar das Forças Armadas, dá só uma olhada no vídeo abaixo, nas três coisas que tem o poder de fazer você JAMAIS SER APROVADO!!


FÉ NA MISSÃO!

1º Ten Thiago Henrique - CEO E INSTRUTOR-CHEFE DO ELITE MIL

© 2019 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09