3 Dicas de Estudos para você ser aprovado em CONCURSOS MILITARES

Os principais concursos militares, como o da EsSA e da EsPCEX, estão chegando e existem algumas dicas muito importantes que você deve seguir para potencializar as suas chances de sucesso. Essas dicas foram utilizadas por mim quando, lá em 2009, estudava para as provas da EsPCEX e também pela minha esposa, que hoje é formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e que, durante os seus 3 anos de estudos em busca por sua aprovação, também foi aprovada em concursos como o da EEAR, AFA, EFOMM e UnB (leia um pouco mais sobre nós AQUI).


Se você está estudando de maneira séria para um concurso militar das Forças Armadas, não deixe de seguir essas 3 dicas que, sem dúvidas, poderão ser o seu grande diferencial e fator determinante para a sua aprovação!
Ser aprovado em um concurso militar da Forças Armadas requer muito mais do que longas horas de estudo e dedicação.

1º DICA: Você PRECISA seguir uma planilha de estudos!


Com certeza, muita gente já te falou isso, não é mesmo? Pois é, você TEM QUE SEGUIR UMA PLANILHA DE ESTUDOS, guerreiro. Eu já fiz um VÍDEO lá no nosso Canal no YouTube falando sobre isso e, inclusive, criei uma planilha totalmente personalizável que está disponível lá no nosso site, na SALA DO PAPIRO, porém, gostaria de fazer aqui algumas recomendações adicionais.


Estudos científicos realizados pela NASA descobriram que 128% dos alunos APROVADOS em um concurso militar das Forças Armadas do Brasil UTILIZARAM UMA PLANILHA DE ESTUDOS DURANTE A SUA FORMAÇÃO! Isso mesmo, é verdade, eu mesmo coordenei o estudo (rsrsrsrsrs)... Espero que você tenha, com essa pequena brincadeira, entendido minha mensagem! Faça um bom planejamento de estudos e, mais do que isso, SIGA À RISCA esse planejamento. Não adianta nada você realizar um planejamento bem detalhado em uma planilha insana como a nossa e, no final das contas, não ter disciplina suficiente para seguir tudo aquilo que se propôs a fazer.


E qual a grande dica para conseguir seguir o seu planejamento?


Faça um planejamento realista para os seus estudos, algo que você consiga cumprir de acordo com as outras atividades que você tem que realizar no seu dia a dia. Não adianta planejar que irá realizar 100 exercícios de física e mais 100 de química em um único dia se, humanamente, isso é algo impossível. Faça um planejamento factível, lembrando de planejar também todos os outros aspectos de sua vida, como as suas obrigações, treinos físicos e também, obviamente, horários de lazer. Organização e disciplina são fundamentais na sua jornada pela aprovação!


2º Dicas: Realize MUITAS provas anteriores!


Isso mesmo, MUITASSSS! Você precisa entender a banca, ou seja, as pessoas que constroem a sua prova e, para isso, nada melhor do que realizar as provas anteriores. Lá na nossa SALA DO PAPIRO nós temos diversas provas de vários concursos militares para você baixar, GRATUITAMENTE, não perca!


Mas cuidado para não cometer o erro de só realizar as provas dos concursos que você for realizar! Você deve fazer, também, provas de outros concurso militares, pois assim, além de conhecer melhor o "estilo militar de provas", também praticará as matérias de seu interesse. Obviamente que se você só vai realizar o concurso da EsSA e EEAR, pois não tem mais idade para realizar as provas para as escolas de formação de oficias, deverá praticar somente as disciplinas que caem nos concursos de seu interesse. Química, por exemplo, não cai em nenhuma prova para escolas de formação de sargentos, sendo uma disciplina que só é necessária para quem irá realizar concursos para as escolas de oficias, como a EsPCEX.


Anote aí esse bizu e coloque, na sua planilha de estudos, datas e horários específicos para a realização de provas anteriores, além de outros exercícios que você encontrará em livros e, também, na internet! E te digo mais: SE EU FOSSE VOCÊ, faria as provas do concurso de meu interesse MAIS DE UMA VEZ! Lembro bem que, durante a minha preparação, realizei TODAS AS PROVAS QUE CONSEGUI NA INTERNET, no mínimo 2 vezes e que isso foi muito eficiente para mim. Durante a minha prova, recordo bem, algumas questões me eram muito familiar, devido à pratica exaustiva de exercícios que fiz durante a minha preparação! Faça isso e garanto que você irá aumentar muito as suas chances de sucesso na prova!


3º Mantenha-se motivado!


Aqui está o "pulo do gato": MANTER O FOCO E A MOTIVAÇÃO. E como se faz isso? Bem, não existe uma fórmula do bolo, mas gostaria de te dizer uma coisa que espero que sirva para esse propósito.


SE VOCÊ, VEZ OU OUTRA, PENSA EM DESISTIR DOS ESTUDOS, DO CONCURSO E SE SENTE INSEGURO COM RELAÇÃO AO SEU DESEMPENHO NAS PROVAS OU, ATÉ MESMO, À SUA FORMAÇÃO, CALMA, VOCÊ NÃO É O PRIMEIRO E MUITO MENOS SERÁ O ÚLTIMO!


Eu mesmo, enquanto me preparava para o concurso da EsPCEX, por várias vezes me senti desmotivado e tive vontade de desistir de tudo, fazer alguma coisa mais fácil. Isso é totalmente normal! E o que eu fazia para me motivar? Bem, eu usava o que estava ao meu alcance, como livros e filmes de guerra! Hoje você tem uma gama de informações muito grande ao seu alcance e pode e deve utilizar essas coisas para se manter motivado. Quando o cansaço bater e a moral ficar abalada, veja algum dos nossos vídeos no Youtube ou procure algo motivacional, leia alguma de nossas postagens, procure fotos que te motivam, etc. Só depende de você se manter motivado! Busque a sua motivação!


Outra coisa muito eficiente e que te recomendo é utilizar as suas dificuldades como um combustível para a sua motivação. Esse, inclusive, é um grande diferencial que vai te ajudar durante toda a sua carreira militar. Não seja aquele tipo de pessoa que, ao encarar alguma dificuldade se desanima e desiste, faça o contrário! Use essas coisas para se motivar ainda mais. Você está desempregado e sua família está passando por dificuldades? Estude para melhorar de vida! Você quer conhecer o país, sair de casa e ter mais liberdade? Estude pela sua independência! Assuma a responsabilidade sobre a sua vida e entenda que o seu futuro depende UNICAMENTE das atitudes que você toma hoje. Se você seguir essas 3 simples dicas que passei aqui, com certeza estará dando um passo a frente na busca pela sua aprovação.

Agora é a sua vez! Aplique essas 3 dicas em sua rotina de estudos e veja, cada vez mais, a sua aprovação se aproximando de você!

Se você gostou dessas dicas ou ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que ficarei muito feliz em interagir com você!


BRASIL ACIMA DE TUDO!

#ELITEMIL

#ONDETUDOCOMEÇA

3 comentários

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09