3 coisas que você deve fazer quando tudo tiver dado errado!


O ano está acabando, você é jovem, sonha em seguir carreira militar e realizou algumas provas de concursos de admissão às Escolas de Formação das Forças Armadas, porém, os resultados não foram aqueles que você esperava? Calma, você não está sozinho e, neste post, te darei algumas dicas muito valiosas para que você tome as decisões corretas e que permitirão que, em breve, você alcance a sua tão sonhada vaga.


Como lidar com uma derrota, quando tudo aquilo que você planejou e visualizou não acontece e você tem que lidar com o fato de que terá que recomeçar do zero, com a incerteza do sucesso e a certeza de que, mais uma vez, terá que enfrentar um longo e difícil caminho? Aqui vão 3 dicas muito valiosas especialmente para você!

1 - APRENDA A CONTROLAR A SUA ANSIEDADE!


A ansiedade é uma característica muito mais acentuada nos jovens que, em geral, tendem a ser muito mais imediatistas e esperam atingir os seus sonhos e objetivos como num passe de mágica. Mas deixa eu te contar uma coisa: normalmente, as coisas dão errado várias vezes antes de dar certo, aprenda isso!


Em geral, a grande maioria dos candidatos aprovados e que ingressam nas Escolas de Formação das Forças Armadas, enfrentou mais de um ano de preparação intensa, tendo realizado o concurso por mais de um ano. E você sabe o que diferencia esses candidatos aprovados daqueles que não alcançam os seus objetivos? Os aprovados são aqueles que não desistem, que persistem nos seus sonhos, melhorando os seus métodos de estudo, dedicando mais horas para aquelas disciplinas que mais tem dificuldade e que buscam, ativamente, melhorar as suas bases de conhecimentos, entendendo que, para atingirem o sucesso, deverão primeiro pagar o preço necessário. E isso leva tempo!


Se você teve um ensino fundamental e médio fraco, como foi o meu caso, é bem provável que irá enfrentar muito mais dificuldades em sua preparação e que as suas chances de sucesso, em sua primeira tentativa, são reduzidas. Isso não quer dizer que você tenha que aceitar que não irá passar de primeira, afinal de contas, eu mesmo consegui ser aprovado na minha primeira tentativa, porém, falo isso para que você entenda que não ser aprovado em seu primeiro concurso é algo totalmente normal e que você não deve ficar se martirizando por isso. Se você não for aprovado em sua primeira prova, aprenda com os seus erros, coloque no papel tudo o que você errou e trace um planejamento objetivo para não cometer novamente esses erros (veja esse vídeo e entenda melhor este tema).


Controlar a sua ansiedade pode parecer algo muito complicado, sobretudo quando somos mais jovens, porém, o simples fato de compreender que, na verdade, você não é obrigado a passar de primeira em um concurso militar concorrido, como o da EsSA e o da EsPCEX, pode te ajudar a se manter mais tranquilo e focado em sua preparação, aumentando exponencialmente as suas chances de obter sucesso.


2 - FAÇA PLANEJAMENTOS A MÉDIO E LONGO PRAZO!


Os mais jovens, por serem, como dito acima, caracteristicamente imediatistas, acabam não tendo muito sucesso na hora de realizar planejamentos a médio e longo prazo, o que diminui as suas chances de sucesso. Uma vez que você tenha entendido o tópico número um deste texto, quero te dizer agora que é extremamente necessário que você aprenda a se planejar pensando no longo prazo. Em se tratando de concursos militares, por exemplo, o ideal é que você comece a se planejar com no mínimo 6 meses de antecedência, tempo este que irá variar muito, dependendo do tempo que você tem disponível para estudar, das suas bases de estudo, dentre outros aspectos (SAIBA MAIS).


O fato é que se você não se planejar, se não colocar em uma planilha de estudos todos os seus objetivos diários, semanais e mensais, se não aprender a estabelecer horários e se disciplinar para se manter firme nessa jornada, muito provavelmente você se sentirá perdido, sem saber o que ou quando estudar, sendo levado, na maioria das vezes, para um abismo de negatividade, angústia e frustração. As melhores armas para se manter motivado são a disciplina e o foco, porém, ser alguém disciplinado não é fácil, sendo necessário que você ATIVAMENTE escolha ser uma pessoa que vai cumprir os seus objetivos e metas diariamente, sem inventar desculpas ou desanimar por pequenas coisas.


Ao longo dos últimos anos trabalhando com jovens, tenho percebido que uma de suas maiores dificuldades não diz respeito somente aos seus conhecimentos acadêmicos, mas sim, tem ligação com a total falta de mentalidade de sucesso, planejamento e baixa autoestima. Nesse sentido, treinamentos como o Coach Militar são imensamente importantes para desenvolver nos jovens características mentais que irão modificar a sua forma de pensar e agir, fazendo com que eles se tornem pessoas mais confiantes e centradas, o que irá otimizar drasticamente as suas chances de ser aprovado.


3 - VOCÊ NÃO É UMA FRACASSADO QUANDO É DERROTADO, VOCÊ É UM FRACASSADO QUANDO VOCÊ DESISTE!


E, mais uma vez, temos aqui uma relação direta com a natureza ansiosa dos nossos jovens. Ao serem derrotados no primeiro concurso, muitos jovens escolher desistir dos seus sonhos e preferem escolher um outro caminho, algo aparentemente mais fácil e que, apesar de não ser exatamente aquilo que eles sempre sonharam, é algo que trará resultados mais perceptíveis a curto prazo. Mesmo por que, qual o jovem que gosta de ver os seus amigos ingressando em faculdades e, aparentemente, sendo muito felizes, enquanto permanece trancado dentro de casa, no seu quarto, sozinho e se preparando para um concurso difícil e sendo, na maioria das vezes, desmotivado e desacreditado por todos aqueles que conhece?


Mas entenda uma coisa: se você quer ser alguém de muito sucesso na vida, terá que atravessar o

Se o seu sonho é seguir CARREIRA MILITAR, você deve começar a construir uma mentalidade de sucesso desde já, que mais do que te ajudar a enfrentar o concurso de admissão, fará com que você se destaque durante toda a sua carreira profissional.

"inferno" e passar alguns anos sendo um nada, pagando o preço necessário pelo sonho que escolheu. E quanto maior for o seu sonho, maior será o preço a se pagar! Passar em um vestibular qualquer e ir para a faculdade, cursar algo que não gosta, cedendo a pressão da sociedade, que diz que o jovem deve ingressar imediatamente após o colégio em um curso de nível superior, é algo que pode até te dar alguma satisfação no curto prazo, ao ver que você está se encaixando aos demais, entretanto, muito provavelmente, isso não te fará feliz por muito tempo.


Se tiver que fazer uma escolha, escolha lutar pelos seus sonhos, não desista daquilo que faz o seu coração vibrar!

BRASIL ACIMA DE TUDO!

DEUS ACIMA DE TODOS!

2 comentários

© 2020 por Elite Mil - Cursos Preparatórios. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.330.809/0001-09