EXÉRCITO BRASILEIRO (EB)

Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Se o seu SONHO é ser um OFICIAL/SARGENTO do glorioso EXÉRCITO DE CAXIAS, fica ligado em todas as oportunidades que existem para você!

A EsPCEX está localizada na cidade de Campinas - SP, sendo a ÚNICA porta de entrada para a ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN), berço de formação dos OFICIAIS COMBATENTES DE CARREIRA DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Na "Escola Rosa", como é carinhosamente conhecida, os alunos tem o primeiro contato com assuntos pertinentes à sua formação ética, moral e militar, que serão indispensáveis no prosseguimento de suas formações na AMAN. Lá é feito o período de instrução militar básico do futuro CADETE DA AMAN, sendo ministradas instruções de Técnicas Militares (Tec Mil), Treinamento Físico Militar (TFM), Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola, Cálculo, Cibernética, Física e Química Aplicadas às atividades militares, dentre outras.

Dentre os principais requisitos para ingressar na EsPCEX, estão:

     - Ser brasileiro nato;

     - Possuir NO MÍNIMO 17 anos e, NO MÁXIMO 22 anos, completos 31 de dezembro do ano de matrícula;

     - Possuir diploma de NÍVEL MÉDIO na data de sua matrícula.

Em geral, o concurso de admissão à EsPCEX oferece, anualmente, cerca de 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 40 vagas para candidatas do sexo feminino.

As inscrições para o concursos, em geral, acontecem entre os meses de maio ou junho, sendo as provas realizadas geralmente no final do mês de setembro.

O concurso é composto por EXAME INTELECTUAL, INSPEÇÃO DE SAÚDE, EXAME DE APTIDÃO FÍSICA, COMPROVAÇÃO DE REQUISITOS BIOGRÁFICOS E AVERIGUAÇÃO DE IDONEIDADE MORAL. 

Se aprovado em todas as etapas do concurso o candidato será convocado à se apresentar na EsPCEX no ano seguinte ao qual realizou as provas, podendo ser matriculado e dar início à sua formação militar.

Se você quer ficar por dentro de diversas dicas que vão te auxiliar na preparação para enfrentar o concurso da EsPCEX, não deixe de visitar regularmente o nosso BLOG com informações produzidas por militares da ativa e da reserva do EB!

Mas, e depois da EsPCEX, o que vem pela frente?

Academia Militar das Agulhas Negras

Após concluir com aproveitamento o curso de formação na EsPCEX, os alunos são matriculados na gloriosa ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN), sediada em Resende - RJ, onde realizarão, no primeiro ano, o famoso CURSO BÁSICO.No Básico, os agora CADETES DO EXÉRCITO darão prosseguimento na sua formação individual básica, tendo oportunidades de se aperfeiçoarem fisicamente e internarem características de liderança que serão fundamentais para a carreira do futuro Oficial. No curso básico, o cadete terá a oportunidade de conhecer as suas limitações e superar  as suas dificuldades, se tornando assim um militar apto à conhecer o seu próprio corpo e a sua mente, tornando-se assim um líder efetivo de pequenas frações de combate no futuro. O lema do curso Básico é "Aqui são forjados os líderes do futuro" e, desse modo, todos os exercícios e instruções visam evidenciar as capacidades de liderança do futuro Oficial que, comprovadamente, só são efetivamente desenvolvidos em situações de dificuldade (As lições aprendidas na dor, jamais serão esquecidas!).

No segundo ano da AMAN, após retornarem das férias escolares, chega a hora de escolher a ARMA/Quadro/SERVIÇO! Trata-se de um momento crucial na vida de todo militar pois, a partir desse momento, o militar irá "casar" com a escolha que fez e seguirá uma carreira toda direcionada de acordo com as características da Arma que escolheu.

Após a "escolha de arma", como é chamado o evento na AMAN, os cadetes são matriculados nos cursos que escolheram e irão, durante os próximos 3 anos, se especializar na área que escolheram até que, finalmente, após 5 anos de formação, muitos exercícios no terreno, provas, testes físicos e longos períodos fora de casa, os cadetes são declarados "Aspirantes-a-Oficial do Exército Brasileiro, sendo enviados para as diversas Organizações Militares espalhadas por todo o país.

Durante o curso de formação na AMAN, além de instruções militares e acadêmicas, são realizadas diversas atividades de cunho esportivo e cultural, como competições com as outras forças (a chamada NAVAMAER) e também em Academias de outros países, além de viagens de instrução realizadas em diversos países, como os EUA, CHILE e MÉXICO (o chamado PIVANA).

Tudo na AMAN gira em torno da formação do CADETE, peça fundamental na estrutura do Exército Brasileiro pois, ali, nos bancos acadêmicos da Gloriosa Academia Militar, são formados os futuros Generais, Coronéis e Oficiais Superiores da Arma Terrestre do Brasil.

Se você deseja ter a oportunidade estudar em uma instituição de ensino reconhecida internacionalmente como sendo uma das MELHORES ACADEMIAS MILITARES DO MUNDO e seguir uma carreira cheia de desafios e conquistas, prepare-se para prestar o concurso da EsPCEX da melhor forma possível e dentro de alguns anos, estará recebendo a sua espada de Oficial no SAGRADO PÁTIO TENENTE MOURA  e seguindo rumo aos mais longínquos rincões do país com a missão de DEFENDER E DESENVOLVER A SUA NAÇÃO!

Quer saber mais sobre a rotina, as atividades os cursos, remunerações e muito mais? Acompanhe as nossas postagens no Blog Elite Mil!

Escola de Sargentos das Armas

O concurso da EsSA acontece anualmente, sendo que, desde 2018, as provas passaram a ser realizadas no mês de JULHO (daí a importância de começar a se preparar desde cedo!). Após as provas teóricas, onde são cobrados conhecimentos nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Redação, História e Geografia do Brasil, são realizadas a Valoração de Títulos (nessa etapa do concurso, militares da reserva tem uma pontuação acrescentada à sua nota final, bem como aqueles que possuem diplomas de nível técnico e superior ou de conclusão de CFC e CFST, dentre outros certificados), Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física.

Se você é MÚSICO ou TÉCNICO EM ENFERMAGEM, saiba que você também pode realizar o concurso da EsSA! Para músicos são disponibilidades vagas anualmente, sendo que, para esses candidatos, também é realizado um EXAME DE HABILITAÇÃO MUSICAL, de caráter eliminatório, que visa comprovar a capacidade musical do candidato no instrumento pretendido. Já os Técnicos em Enfermagem, também realizam prova teórica em CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS na área e devem possuir diploma de conclusão de curso técnico em enfermagem reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN) até a data de sua apresentação para MATRÍCULA, bem como Registro no COREN.

O curso de formação da EsSA se divide em duas etapas: os períodos BÁSICO e de QUALIFICAÇÃO, cada uma com duração aproximada de 1 ano. No Básico, que pode ser realizado em 12 diferentes cidades espalhadas pelo País, dependendo da classificação do candidato no concurso, são realizadas as instruções de formação iniciais do futuro sargento combatente. Já a fase de Qualificação pode ser realizada em 3 instituições diferentes, dependendo da especialização que for escolhida pelo aluno após a conclusão do período básico. São elas:

     - EsSA: localizada em Três Corações, lá é realizado o período de qualificação daqueles que optaram pelas armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações (Se você deseja ter mais informações sobre as características particulares de cada arma, acesse o nosso BLOG!)

     - EsLog: a Escola de Sargentos de Logística fica localizada na cidade do Rio de Janeiro - RJ, sendo a instituição de ensino do Exército responsável pela qualificação dos futuros sargentos deIntendência, Manutenção de Comunicações, Saúde, Música,
Topografia e Material Bélico (Armamento e Material
Bélico (Mecânico de Viatura, Mecânico de Armamento
e Mecânico de Operador).

     - CIAVEX: o Centro de Instrução de Aviação do Exército, localizado em Taubaté - SP, é o estabelecimento de ensino responsável pela qualificação do sargento especialista em manutenção de aeronaves de asas rotativas (helicópteros).

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

O SARGENTO DO EXÉRCITO é peça crucial na estrutura organizacional do Exército, sendo considerado o elo FUNDAMENTAL entre o comando e a tropa!

Se você deseja se tornar SARGENTO COMBATENTE DE CARREIRA DO EXÉRCITO, saiba que a EsSA é o estabelecimento de ensino do Exército responsável por formar esses importantíssimos profissionais. Localizada em Três Corações - MG, a EsSA recebe anualmente jovens oriundos das mais diversas regiões do país, capacitando-os à comandar pequenas frações e especializando-os nas mais diversas funções militares.

Escola de Formação Complementar do Exército

A EsFCEX, sediada na cidade de Salvador - BA, é o estabelecimento de ensino responsável por preparar os profissionais que desempenham atividades complementares no Exército, sobretudo as de cunho administrativo. Lá ingressam profissionais JÁ POSSUIDORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR, sendo aperfeiçoados para desempenham funções, nas diversas organizações militares, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social e Capelães Militares.

Dentre os principais requisitos para ingressar na EsFCEX, estão:

     - Ser brasileiro nato;

    - Possuir diploma de nível superior na área que deseja concorrer, bem como registro em órgão fiscalizador da profissão, quando existir;

     - possuir, no máximo 36 ANOS DE IDADE, referenciados até 31 de dezembro do ano de sua matrícula.

     - ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo
masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino.

Durante o curso de formação, os alunos são considerados 1º Tenentes da Reserva de 2ª Classe, fazendo jus à remuneração e precedência hierárquica desse posto, ou seja, recebem salário relativo ao posto de 1º Tenente, além de ter direito à alimentação, alojamento e assistência médico-odontológica. Ainda na Escola, esses profissionais irão receber diversas instruções que visam adaptá-los às diversas características do serviço militar, bem como às peculiaridades de cada profissional ao desempenhar as suas funções na tropa.

Após cerca de 35 semanas, os alunos aprovados serão nomeados 1º Tenentes da Ativa do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), sendo incluído no plano de carreiras do Exército.

Escola de Saúde do Exército

A EsSEX fica localizada na cidade do Rio de Janeiro - RJ e é a Instituição responsável pela seleção e formação dos oficiais do Quadro de Médicos de Carreira do Serviço de Saúde, de ambos os sexos.

As vagas disponibilizadas para médicos no concurso poderão incluir as diversas especialidades médicas, dentro das necessidades do Exército, como Anestesiologia, Cancerologia, Neurologia, Neurocirurgia, Urologia, Patologia, Ortopedia/ Traumatologia, Endoscopia Digestiva, Cardiologia,Cirurgia Geral, Endocrinologia e Metabologia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Proctologia, Radiologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Gastroenterologia, Ginecologia-Obstetrícia, dentre outras.

Médicos não especializados também podem realizar o concurso em vagas destinadas para eles podendo, no futuro, se especializarem dentro da própria força ou em convênios com outras instituições de ensino do país ou do exterior.

O edital de admissão à EsSEX é publicado anualmente, tendo como principais requisitos:

Ser brasileiro nato;

     -Ter concluído com aproveitamento, em instituição de ensino superior, o curso de graduação em Medicina, Farmácia ou Odontologia, bem como possuir curso referente a uma das especialidades ou habilitações das áreas para as quais foram estabelecidas vagas destinadas à matrícula nos CFO/S Sau, e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre.

     - possuir, no máximo 36 ANOS DE IDADE, referenciados até 31 de dezembro do ano de sua matrícula.

     - ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo
masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino.

Durante cerca de 38 semanas (os alunos da EsSEX são considerados 1º Tenentes-aluno, recebendo a remuneração mensal relativa ao posto de 1º Tenente), os alunos tem  instruções que visam adaptá-los ao serviço militar, como instruções e tiro, sobrevivência e progressão no terreno, além de instruções relativas à sua área de especialização e, ao final do período e serem aprovados com aproveitamento são declarados 1º Tenentes e inseridos no plano de carreira correspondente.

Instituto Militar de Engenharia

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é o estabelecimento de ensino responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia. Ministra curso de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis, formando oficiais do Quadro de Engenheiros Militares da ativa, como também engenheiros militares da reserva. É destinado a quem possui o Ensino Médio ou já é formado em Engenharia.

Localizado na Praia Vermelha, na Cidade do Rio de Janeiro, está situado junto ao Bondinho do Pão de Açúcar, considerado um dos mais agradáveis pontos turísticos do Estado. Além da excepcional localização, o Instituto constitui-se em um tradicional centro de excelência, com um corpo docente altamente capacitado e salas de aula e laboratórios funcionais e modernos, que garantem um ambiente acadêmico à altura de seus alunos. Reconhecido internacionalmente pela qualidade de ensino que proporciona, a admissão de candidatos é realizada mediante concurso para homens e mulheres, que disputam as vagas disponíveis em absoluta igualdade de condições.

O IME admite engenheiros(as) formados(as) em instituições civis, mediante um concurso de admissão de âmbito nacional, considerado uma das provas mais difíceis do Brasil. O Curso de Formação de Oficiais Engenheiros Militares (CFRm), com duração de 1 ano, tem por objetivo apenas formar (e  não graduar) os oficiais do Quadro de Engenheiros Militares (QEM). A quantidade de vagas é definida anualmente pelo Estado-Maior do Exército (EME), em função das necessidades da Força Terrestre.

Os que ainda não possuem diploma de nível superior em engenharia devem realizar o concurso de admissão ao IME, onde deverão optar se desejam ser da ativa ou da reserva. Os que optarem pela ativa terão formação militar concomitante à sua formação em engenharia sendo, portanto, militares da ativa durante todo o curso de formação e após concluírem o curso darão início à sua carreira como Engenheiros Militares do Exército. Desse modo, esses alunos fazem jus à moradia, alimentação e assistência médico-odontológica durante todo curso de formação, bem como remuneração referente à sua graduação. Já aqueles que optarem pela reserva não terão a formação militar durante sua formação, ou seja, cursarão o IME como civis e não farão jus à moradia, alimentação ou remuneração nem serão militares de carreira após se formarem. 

 

O curso de graduação em engenharia de duração de 5 anos, sendo possível ao aluno se especializar em diversas áreas de engenharia, como Engenharia de Fortificação e Construção, Química e da Computação.