FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

Escola Preparatória de Cadetes do Ar

A EPCAR, localizada em Barbacena (MG), é o primeiro passo na formação dos futuros oficiais da FAB. Lá, jovens oriundo de todo o país concluem o ensino médio em uma das principais instituições públicas de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB).

No concurso de admissão para a EPCAR, o candidato é submetido a provas de matemática, português, redação e inglês, passa por exames médicos e psicológicos, além da avaliação física.

Nessa escola, além da formação com disciplinas regulares, como matemática,história, geografia, português, inglês, os jovens têm os fundamentos da vida militar, inclusive de conceitos de vida, como valorização da ética e do profissionalismo. Ao final do curso, que tem duração de 3 anos, o aluno recebe o certificado de conclusão do ensino médio e, de acordo com a classificação e o número de vagas oferecidas, pode ser matriculado no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia  da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo.

Dentre os principais requisitos para ingresso na EPCAR, estão:

     - Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

   - Ter concluído o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino;

     - não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de
idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

Academia da Força Aérea

Localizada em Pirassununga, no interior de São Paulo, a Academia da Força Aérea (AFA) é o maior complexo de ensino da aviação militar no país. O “Ninho das Águias”
forma oficiais de Aviação, de Intendência e de Infantaria para a Força Aérea Brasileira.

No concurso de admissão à AFA são cobrados conhecimentos relativos às disciplinas de Português, Redação, Física, Matemática e Inglês, além de exames de saúde, avaliação psicológica e testes físicos. Os candidatos que disputarem uma vaga para o curso de oficiais aviadores também serão submetidos à um teste de aptidão à pilotagem militar!

Desse modo, o ingresso na AFA se dá tanto através da EPCAR, para os alunos que concluírem o curso de 3 anos nessa Escola, quanto através de concurso público para candidatos que concluíram o ensino médio em instituições civis.

Após 4 anos na AFA os cadetes são declarados Aspirantes-a-Oficial. Dentre os principais requisitos para ingresso na AFA, estão:

     - Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

     - Ter concluído o ensino médio;

     - não possuir menos de 17 anos e nem completar 23  anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Escola de Especialistas de Aeronáutica

Localizada no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, a 176 km de São Paulo, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) reúne o maior complexo de ensino técnico da América Latina.

A escola oferece dois tipos de oportunidade para quem busca uma profissão de nível técnico na carreira militar: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de quatro semestres letivos e que corresponde ao ensino técnico; e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), para quem já tem diploma de curso técnico, com duração de 24 semanas.

Dentre as especialidades oferecidas no CFS, estão: Cartografia, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Desenho, Meteorologia, Equipamento de Voo, dentre outros. Já para o EAGS, existem oportunidades nas áreas de Administração, Eletricidade, Eletrônica, Enfermagem, Laboratório e Radiologia, Música, Obras , Pavimentação e Topografia e Sistemas de Informação.

O concurso de admissão ao CFS exige do candidato conhecimentos em Línguas Portuguesa e Inglesa, Matemática e Física. Já as provas voltadas ao EAGS possuem questões de Língua Portugues, Conhecimentos Especializados (na área técnica que o candidato estiver concorrendo) e prova prática da especialidade.

Após a conclusão do curso (CFS ou EAGS) o militar é promovido ao posto de 3º Sargento, sendo incluído no plano de carreira e transferido, de acordo com as vagas disponíveis e a sua classificação no curso de formação, uma das diversas Organizações Militares da FAB espalhados pelo Brasil, onde poderá aplicar os conhecimentos adquiridos durante o seu período escolar.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Quem terminou a universidade e conquistou o tão sonhado diploma, a Força Aérea Brasileira (FAB) abre as portas da escola que mais forma oficiais para a instituição no Brasil: o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte (MG). Todos os anos, cerca de 600 profissionais de nível superior passam pela unidade e são preparados para ocupar diversos cargos especializados. Anualmente, são oferecidas vagas para médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, jornalistas, relações públicas, publicitários, advogados, assistentes sociais e enfermeiros, dentre outras profissões de uma lista com mais de 30 especialidades de interesse da FAB, em diferentes cursos de carreira e para o preenchimento de vagas temporárias (oito anos).

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária especializadan na área aeroespacial e referência em pesquisa tecnológica no país. Localizado em São José dos Campos (SP), oferece cursos de graduação em seis especialidades de engenharia: aeronáutica, civil (aeronáutica), computação, mecânica (aeronáutica), eletrônica e aeroespacial. Possui ainda cursos de mestrado e doutorado e de extensão universitária.Os cursos de graduação oferecidospela instituição duram cinco  anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, comum a todas as especialidades. Os três anos seguintes perfazem o curso profissional. A escolha dessas especializações é feita no momento da admissão, mas é permitida, sob certas condições, troca de especialidade ao término do primeiro ciclo. Considerado centro de excelência, o ITA reúne os melhores especialistas do mundo acadêmico brasileiro em tecnologia aeroespacial.

O concurso de admissão ao ITA é considerado uma das provas mais difíceis do Brasil, onde são cobrados conhecimentos não disciplinas de Línguas Portuguesa e Inglesa, Física, Matemática e Química.

Dentre os principais requisitos, estão:

     - Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

     - não completarem 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

     - possuir diploma de nível médio no momento da matrícula.